Obituary - Live Xecution - PartySan 2008
15 Faixas - Shinigami Records - 2011

    Durante a tour de divulgação do álbum Xecutioner's Return ( leia resenha ), a banda de Death Metal norte americana Obituary gravou um DVD ao vivo no festival Party San Metal Open Air no dia 09 de agosto de 2008 na cidade de BadBerka na Alemanha. Na época a formação do Obituary era a seguinte: Ralph Santolla e Trevor Peres nas guitarras, Donald Tardy na bateria, John Tardy nos vocais e Frank Watkins no baixo. A mixagem de áudio foi realizada por Mark Prator no Red Room Records no QG da banda em Tampa, Flórida/EUA.

    A destruição começa com Find The Arise um Death Metal rápido e cheio de quebradeiras, que diminuem sua velocidade e sem que perceba-se entramos na segunda, On The Floor, vocalizada de forma impiedosa por John Tardy e acompanhada com um vigoroso peso instrumental. Peso este, que é mantido com Chopped In Half, só que mais cadenciado, para que os urros de John Tardy assumam o controle, aliás, o vocalista anda de um lado para outro do palco e sacode sua vasta cabeleira durante os riffs matadores de Ralph Santolla e Trevor Peres

   Turned Inside Out mostra que a ótima captação de imagens com várias câmeras não deixaram nenhum detalhe escapar e exibe a agressividade em alta definição que prossegue com Forces Realign, um petardo pesado e violento, que é conduzido com linhas cadenciadas em solos prazerosos da dupla de guitarristas da banda, tanto que, na hora que aceleram o ritmo, a vontade que vem na cabeça é sair para as rodas de mosh. Insane, surge após uma pequena pausa com solos cavalares e também raivosas mudanças de andamento. Depois é a vez da veloz Face Your God, que expõe a fúria dos vocais de John Tardy amparado pelo irmão Donald Tardy, que pega firme na sua bateria. O cover do Celtic Frost para Dethroned Emperor é bem mais cadenciada, cheia de pancadas nos pratos de Donald Tardy e, conta ainda com uma furiosa atuação de John Tardy nos vocais e com os vibrantes solos desferidos por Ralph Santolla e Trevor Peres, que conclamam o movimento frenético da cabeça dos fãs.

    Evil Ways é forte, tem seu andamento enfatizado pelo baixo de Frank Watkins ( que comentou que este show foi o melhor que fizeram em 30 apresentações no ano de 2008 ), recebe também os poderosos solos de guitarras e toda a garra dos vocais de John Tardy. Drop The Dead exibe os americanos com todo peso do seu potencial agressivo em uma performance devastadora, e em especial, os guitarristas, que ao solarem suas guitarras traçaram os caminhos da música. Após uma nova e rápida pausa para os músicos tomarem uma água, a distorcida Constrast The Dead aparece com sua brutal e assustadora combinação de vocais agressivos com linhas cadenciadas de guitarras. Falando nisso, preste atenção na hora dos vibrantes solos proferidos pela dupla Ralph Santolla e Trevor Peres que ligam a Second Chance, música dotada de muito peso, raiva e urros, que juntos garantem a empolgação da galera presente no Party San. Essa empolgação aumentou consideravelmente com a rápida e arrebentadora Stand Alone, e uma coisa me chamou bastante a atenção em particular: John Tardy não larga do pedestal de seu microfone por um segundo sequer, inclusive agita e o usa de apoio na sua forma única de cantar.

    Após quase uma hora de show, o Obituary sai do palco para retornar no bis aos berros de "Obituary..Obituary", e o primeiro a voltar é o baterista Donald Tardy, que realiza um solo em seu instrumento cheio de técnica e velocidade. A evolução deste momento leva Ralph Santolla, com uma guitarra do tipo 'Fly' e branca nas mãos, a solos que introduzem Slow Death, o primeiro e fortificado bis da noite, que teve como fator diferente o vocalista John Tardy dando umas pancadas na bateria de Donald Tardy antes de gritar os versos da música. Finalizando a apresentação no Party San Metal Open Air, o Obituary incendeia o show com a sombria Slowly We Rot, que fez a alegria dos bangers presentes, especialmente após a adição de velocidade e agressividade que o quinteto aplicou neste show.

    Nos extras encontramos um trecho do show filmado por trás do palco, imagens de camarins com as brincadeiras que os músicos fazem antes dos shows, além de imagens de ensaios no estúdio e o mais interessante, como a banda vai dando forma à música que está criando ( e com muito bom humor, só é pena que não temos a legendas neste DVD ). Live Xecution é um documento ao vivo de uma das mais tradicionais bandas de Death Metal em uma poderosa, embora curta, apresentação no Festival Party San Metal Open Air. E como disse, a captação de áudio e imagens, aliadas a excelente iluminação e energia da banda no palco, são motivos mais que suficientes para conhecer e curtir este lançamento da Shinigami Records.
Nota: 9,0.

Site: http://www.myspace.com/obituary e http://www.obituary.cc.

Por Fernando R. R. Júnior
Dezembro/2011

Voltar para Resenhas