Noturnall - First Night Live
16 Faixas - Voice Music - 2014

   O que seria o título do próximo álbum do Shaman tornou-se uma superbanda brasileira, assim nasceu o Noturnall em 2013, quinteto que atualmente é formado pelos experientes músicos Thiago Bianchi nos vocais, Fernando Quesada no baixo, Leo Mancini na guitarra, Júnior Carelli nos teclados e o renomado Aquiles Priester na bateria. Este line-up de professores e produtores do mais alto gabarito, não demorou praticamente nada para lançar o seu primeiro cd autointitulado no começo de 2014, que teve uma grande aceitação de público e crítica.

    E da mesma maneira, não demorou nada para que a ideia de se gravar um DVD ao vivo e disponibilizá-lo no mesmo ano. E First Night Live registra o show realizado no Carioca Club em São Paulo/SP no dia 29 de março de 2014 ( leia resenha ), show esse de casa cheia e beneficente conseguindo arrecadar várias toneladas de alimentos, brinquedos e fraldas que foram doados para a Casa Hope ( www.casahope.org.br ), uma instituição que apoia as crianças com câncer. Tudo isso por conta de uma promessa feita pelo vocalista Thiago Bianchi há treze anos, pois ele foi desacreditado pelos médicos e informado que teria apenas seis meses de vida devido a um câncer no mediastino em estado terminal, ainda bem que ele se recuperou e está cheio de vida e cantando muito.

    Bem, First Night Live foi gravado com quinze câmeras, três gruas e contou com um telão de 'led' de mais de dez metros de comprimento e é repleto de surpresas, além da presença de Russel Allen nos vocais em uma participação especial e também Luís Fernando Venturelli. A produção é de Thiago Bianchi, Fernando Quesada, Júnior Carelli e do diretor Alex Batista da FX Render, as filmagens são de responsabilidade da Foggy Films e o lançamento oficial foi na Expomusic no dia 22 de setembro de 2014. A capa e os encartes são assinados por Carlos Fides do Artside Studio.

    Logo após a introdução com os logos dos produtores, o Noturnall entra no palco para começar o show Not Turn At All, e aí nota-se a excelente iluminação e a qualidade das imagens diante de um Carioca Club lotado e deveras empolgado, que recebe um Prog Metal envolvente. Depois é a vez de St. Trigger, uma complexa composição que ficou muito bem ao vivo e que neste dia impressionou ainda mais, pois podemos observar as reações da plateia e seus excelentes prolongamentos instrumentais. Inferno Veil continua o show e Thiago Bianchi comanda os fãs nos trechos instrumentais, que aliás estão exuberantes. Outro ponto importante de se comentar é a atuação de Júnior Carelli com seu 'Keytar' nesta música.

    Pouco depois, o vocalista comenta porque o show é gratuito, da importância de sua recuperação e o porque faria um show gratuito com quem estivesse tocando no futuro se sobrevisse ao que passou e é exibido um trecho do vídeo de Zombies, uma agressiva canção com ares de Prog Metal que resultam em rodas na plateia pelo seu ritmo intenso visto neste DVD. Seguindo temos Master Of Deception, que entra pesadaça nos vocais e solos de guitarra, porém, com as câmeras mostrando cada detalhe do show, inclusive a locomotiva sonora chamada Aquiles Priester e os vários teclados de Júnior Carelli ( montados de forma bastante diferente do que estamos acostumados a ver ). Com os fãs cantando os primeiros versos, a forte Hate faz a galera pular e posteriormente, aplaudir o trecho mais lento. Muito curioso são as projeções de seus versos no meio do Carioca Club como se fossem hologramas ante a uma vigorosa sequencia instrumental e vocal.

    Em Psychoctopus Drum Solo é a hora de conferir porque Aquiles Priester é disparado um dos melhores bateristas do mundo com seu impecável solo, que passa com brilhantismo por ritmos brasileiros. E ao ver o vídeo só podemos chegar à uma óbvia conclusão: o cara é um monstro. No retorno da banda, Thiago Bianchi anuncia a participação do garoto Luís Fernando Venturelli no cello para que seja tocada a balada Last Wish, que nota-se carisma da canção a cada nota. Durante o solo Leo Mancini usa um violão de doze cordas.

    E com o garoto de treze anos ainda no palco, hora de um cover detonador do Megadeth com Symphony Of Destruction, que ficou muito bem tocado pelo Noturnall, com destaque para o duelo no solo envolvendo Luís Fernando Venturelli e Leo Mancini, que aproveita para executar seu soberbo solo de guitarra em seguida com o título de Brazilian Act. E ele sabiamente conduziu a participação dos fãs com uma surpresa que deixarei para vocês conferirem assistindo ao DVD. Só direi que é patriótico, atual, totalmente adequado ao momento que vivemos e muito emocionante pela reação da plateia. Com todos os integrantes de volta, temos a Fake Heaters, mais uma agressiva criação da banda destacando o solo de baixo, mesmo que breve, de Fernando Quesada.

    Sugar Pill continua o set em uma grande massa de fãs aos pulos e vendo o DVD entende-se porque isso acontece. Entretanto, o momento mais aguardado por todos acontece aos gritos de "Noturnall... Noturnall", pois, com o clipe exibido no telão é iniciada a Nocturnal Human Side, um Prog Metal significativamente pesado, que traz o vocalista Russel Allen do Symphony X e do Adrenaline Mob junto à Thiago Bianchi levando a plateia ao delírio e obviamente, quem está assistindo o DVD.

    Depois, Russel Allen e os demais membros do Noturnall tocam um dos clássicos máximos do Heavy Metal com Stand Up And Shout do Dio com uma grande perfeição, que certamente, seria aprovada pela "Voz do Metal". Com Thiago Bianchi de volta ao palco e ainda com Russel Allen são exibidos os sensacionais versos do hino War Pigs do Black Sabbath para finalizar com chave de ouro o show, que tenho certeza que ao assistir virá em sua mente uma certeza: "eu tinha que ter estado lá".

    Nos extras temos Band & Friends, o making-off For The First Night Live com depoimentos dos fãs e dos membros da banda, além dos trabalhos que foram realizados para a montagem do palco, a empolgação da banda para o show e muito mais. Também como extra temos o vídeo Behind Yamaha´s Console onde é explicado de forma didática um pouco da parafernália utilizada para se gravar o áudio de um show de Heavy Metal.

    

    No outro extra, o The Big Adventure temos um excelente solo do tecladista Júnior Carelli e algumas animações engraçadas ao fundo. Depois no On The Road, assistimos como foi a banda visitando Nova Iorque ( E.U.A. ) durante o processo de masterização do cd e das gravações do primeiro clipe.   

    E a parte de extras está bem recheada, pois ainda temos os três videoclipes oficiais do Noturnall: primeiro o Nocturnal Human Side, que contou com a participação de Russel Allen e que ficou muito bem gravado e direcionado, além do clipe Not Turn It All, que assim como o anterior teve uma produção excelente e por fim, a belíssima versão de Woman In Chains do Tears For Fears, uma linda homenagem do Noturnall às mães de todos, e em especial, a mãe de Thiago Bianchi.   

    Este DVD First Night Live consolida todo o primor de uma banda brasileira que nasceu grande, possui uma capacidade técnica intensa, sabe como empolgar uma plateia ao vivo, sabe passar emoção a quem assiste o vídeo e é daqueles itens imprescindíveis na coleção dos fãs de Heavy Metal, afinal, estamos diante de um lançamento que não deve nada aos lançados lá fora.
Nota: 10,0.

Sites: www.noturnall.com
e https://www.facebook.com/noturnall.

Por Fernando R. R. Júnior
Fotos: Marcos César de Almeida
Abril/2015

Voltar para Resenhas