Tony Babalu - No Quarto de Som...
5
Faixas - EP- Amelis Records - 2021

    O genial guitarrista brasileiro Tony Babalu esteve por muito tempo no conceituado e lendário Made In Brazil e registrou alguns dos mais fabulosos álbuns da banda paulistana como Jack, O Estripador ( 1976 ), Massacre ( 1977 ), Pauliceia Desvairada ( 1978 ), Minha Vida é Rock and Roll ( 1981 ) e Deus Salva... o Rock Alivia ( 1986 ). Como artista em carreira solo gravou os álbuns Live Sessions At Mosh ( leia resenha ) e Live Sessions II ( leia resenha ).

    E mesmo com este gravíssimo momento que vivemos desde a decretação da pandemia mundial deste maldito vírus há mais de um ano e todos os erros cometidos pelos governos, Tony Babalu não ficou parado e desta maneira nos brindou com este EP nomeado como No Quarto de Som..., o qual saiu no dia 30 de julho pela Amelis Records e em todas as plataformas digitais pela Tratore. O disco é composto por cinco canções instrumentais que dizem muito e passam ótimas emoções e sensações para quem o escuta sendo deveras importante neste complicado momento de nossas vidas.

    Tony Babalu do alto de seus quase 50 anos de carreira não só compôs as músicas sozinho, como também foi o responsável pelas guitarras, violões e programações dos demais instrumentos, cujos processos de mixagem e masterização são assinados por Marcelo Carezzato e Beto Carezzato do Carbono Studio em São Paulo/SP. Na capa do cd temos justamente o local de sua gravação com todos os instrumentos, guitarras, violões, cabos, caixas de som, amplificadores e microfones enviando a mensagem que é do quarto de som de Tony Babalu para o nosso, sendo que meu conselho inicial é ... coloque o disco para rodar ( ou conecte-se em sua plataforma favorita ) imediatamente enquanto conto sobre seus detalhes. 

    Logo na abertura temos a faixa Recomeço, que traz linhas animadas e dedilhados que traçam um ritmo remetendo à Música Popular Brasileira, além de toques no teclado que elevam seu alto astral para se encher o peito, respirar fundo e procurar enfrentar os desafios impostos para nós. Em tempo... quando a guitarra entra em cena e é solada com primor podemos sentir toda a habilidade de Tony Babalu acumulada nestes tantos anos de grandes solos que é detentor. Dedicada à todos que perderam um animal de estimação ( e todos nós que já perdemos um de nossos importantes e verdadeiros amigos e amigas de quatro patas e que não falam.... conhecemos muito bem como é esta dor ), Lara é uma composição calma, deliciosa de se ouvir e possuidora de solos belíssimos que ao ouvi-los sabemos que é e Tony Babalu nas seis cordas por conta de sua musicalidade e serenidade consideravelmente formosa lembrando inclusive de Eric Clapton na sua forma de tocar sua guitarra.

    Para Tropical Mood, o guitarrista nos apresenta uma canção de estilo dançante onde a percussão assume a condução do ritmo até que a guitarra levemente assuma o controle de sua melodia através de toques que emanam muita afinidade positiva em cada nota e em todo instante, que serão melhores absorvidos de olhos fechados em uma imersão musical completa. A quarta e penúltima chama-se Reflexo e nesta Tony Babalu optou por referendar os outros instrumentos levando sua guitarra a ser uma coadjuvante em seu decorrer, entretanto, ao ser chamada aos holofotes, o instrumento em suas mãos expressa muito sentimento com solos que são extraídos diretos de sua alma em que devemos apreciar cada nota desta canção cheia de Groove em um nível de meditação. No final ( mas já??? ) a homenagem para a saudosa mãe de Tony Babalu com a lindíssima música Francisca em que ele dedilha sua guitarra diante de linhas executadas no teclado com um padrão de órgão de igreja que quebram o formato da música nos deixando em paz e ao mesmo tempo intrigados com sua exuberante criação.

    Antes de encerrar esta resenha, quero acrescentar que no término do fatídico 2020, precisamente no dia 25 de dezembro, Tony Babalu lançou o clipe para a música Lockdown ( gravada por ele tocando as guitarras e criando as programações de baixo, bateria e percussão; além disso a mixagem e masterização é de Marcello Carezzato e o clipe conta com uma admirável edição de imagens feita por Karen Holtz, que foi destaque no Jornal da Cultura - confira mais abaixo ).

    Lockdown nos convida para fazermos uma reflexão de nosso dia a dia e idealiza uma retrospectiva de tudo que temos de belo nas coisas mais simples, muitas que ainda estamos impossibilitados de fazer e outras que não nos damos importância devido a correria do cotidiano através de uma música bastante comovente em que o baixo se destaca bastante no seu ritmo envolvente e onde a guitarra concede um ar de gala gigante para a canção.

    E assim, Tony Babalu nos entrega brilhantes composições para ouvirmos e autorizarmos nossa mente para encaminhar-se para lugares melhores que nossa atual realidade e de forma protegida com este No Quarto de Som... ( local que todo fã de boa música tem como o seu templo sagrado ). Valeu Tony Babalu, que mandou este EP direto da sua casa para a nossa e com toda a segurança.
Nota: 10,0.

Por Fernando R. R. Júnior
Agosto/2021

Foto: Lucas Altieri

Site: https://www.tonybabalu.com/.  
Facebook: https://www.facebook.com/tonybabalu1
Instagram: http://www.instagram.com/tonybabalu.  
Youtube: https://www.youtube.com/tonybabalu.  
Linktree: https://tonybabalu.fanlink.to/noquartodesom

 

Voltar para Resenhas