Redquarter - Innersight
EP - 5 Faixas - 2014

    Formada em 2010 na cidade do Rio de Janeiro/RJ, o Redquarter sofreu várias mudanças em sua formação durante os dois anos seguintes. Em 2013 sagrou-se vice-campeã do Festival de Bandas Independentes em um evento onde participaram mais de 150 bandas, e eles foram a única de Heavy Metal entre as seis finalistas.

    Já trabalhando em composições autorais, Vitor Stone nos vocais, Mauricio de Carlo e Matheus Telles nas guitarras, Leonardo "Drum Machine" na bateria e Julio Chinemann no baixo assinaram com a Metal Media, que ficou responsável pela assessoria da banda, em julho de 2014 disponibilizaram o EP Innersight em formato digital e meses depois em formato físico. As gravações foram realizadas por Sílvio Mazzi ( que já trabalhou com Detonautas, Zombie Cookbook e outros ) no Vintage Studios em Teresópolis/RJ e a produção é de Lisciel Franco e Mauricio de Carlo no Estudio Lab. A capa que mescla um estilo mais moderno e atual com as antigas de álbuns de Metal é de Elton Fernandes.

    Chainless Prison apresenta um ritmo instrumental diversificado que exibe o Heavy Metal do Redquarter e vemos aqui cativantes solos de guitarras 'oitentistas', com aquela pegada envolvente e de vocais fortes, que marcam a participação de Sílvio Mazzei junto a Vitor Stone, e este último, lembra Pete Lovell do Picture. Além disso tudo, nesta primeira faixa temos um ritmo de baixo e bateria 'cadenciadão', que evolui de forma gratificante. Com um início mais melodioso dotado de ótimos dedilhados de guitarra, My Only Desire, traz uma atmosfera mais sombria, onde a melodia produzida pelo Redquarter junto ao feeling do vocalista tornam-se os maiores destaques desta segunda faixa de Innersight. É importante também ressaltar que o crescente cadenciado da composição estoura em uma significativa sucessão de solos de guitarras bem na marca consagrada pelo Iron Maiden ( dos primeiros discos ) e tocados aqui com todo habilidade da dupla de guitarristas, que são acompanhados de perto pelo baixista Julio Chinemann, que certamente se inspirou em Steve Harris.

    Para Shout Of Anger, o quinteto preparou uma música cadenciada com vocais mais agressivos, que recebem o convidado João Valentim nos vocais e em seu decorrer ela conecta o ouvinte pela sua evolução instrumental. Na hora dos solos de Mauricio de Carlo e Matheus Telles podemos claramente perceber muita técnica e distorção, que elevam a categoria da canção.

    Em Falling Star temos novamente dedilhados de guitarras e vocais com muita emoção a cada verso cantado pelo versátil Vitor Stone, e este ritmo mais próximo à uma balada caiu muito bem a este Innernsight e a sonoridade da banda, porém, no seu final, algo comum acontece ( e indispensável ): temos aqueles vibrantes solos de guitarras e o convite ( não direto, mas sabemos que está lá ) para cantar seu refrão com o vocalista.

    A última do EP é a sonzeira de Redquarter, Heavy Metal rápido bem na linha do Accept e do Picture, com competentes e reluzentes riffs de guitarras, bateria, vocais e baixo, que estão devidamente exibidos com a garra que a música pede e desejamos ouvir. Não se assuste se após algumas audições desta música você também não queira gritar seu título com o vocalista.

    É muito bom que nosso país revela ao mundo ótimas e boas bandas dos mais diferentes estilos, e melhor ainda quando algumas delas seguem a linha do Hard´n´Heavy 'oitetista' com músicas pesadas e melodiosas na fórmula que crescemos ouvindo. Faço votos para que o Redquarter possa trilhar os caminhos do sucesso, levar a qualidade Innersight por todos os lados com este recomendável disco e lançar o seu primeiro full-length. Se ficou curioso(a), a banda disponibilizou o cd para download em seu site oficial ( http://www.redquarter.com.br ) e te recomendo 'baixar' agora mesmo.
Nota: 9,0.

Sites: http://www.redquarter.com.br, http://www.facebook.com/redquarter,
http://www.youtube.com/redquartertv e http://www.metalmedia.com.br/redquarter.

 Por Fernando R. R. Júnior
Novembro/2014

Voltar para Resenhas