Quilombo - Itankale
6
Faixas - EP- Poluição Sonora Records - 2019

    O Quilombo é um duo de Death Metal, Grindcore e Hardcore formado em 2018 pelos experientes músicos Allan Kallid na guitarra e contrabaixo e Panda Reis ( Oligarquia ) na bateria e vocais, que tem como objetivo retratar o período vergonhoso da escravidão no Brasil observando o lado dos africanos, que foram trazidos à força para o Brasil ( e demais países da América Espanhola ). O nome do EP é Itankale e em suas seis composições extremas são desmascaradas vários pontos da história que conhecemos, que foi escrita sob o ponto de vista dos conquistadores europeus, que tantas atrocidades cometeram com os africanos. Além de mergulharem na adaptação da realidade que reis, príncipes e rainhas sofreram ao chegarem no Brasil, a ideia de Itankale é de expor também a situação atual do Séc. XXI deste povo em seu ponto de vista.

    As gravações de Itankale aconteceram entre dezembro de 2018 a janeiro de 2019 aos cuidados de Guilherme Sorbello no Estúdio O Beco em São Paulo/SP e o baixo foi comandando pelo Bruno e os atabaques e agogôs foram tocados por Binho Gerônimo. Na capa de Itankale temos importantes nomes de nossos tempos que são negros e que sem eles muita coisa no mundo não teria acontecido ( de positivo é claro ), ou como você acha que seria o planeta sem Jimi Hendrix e suas inovações na guitarra, James Brown e sua inconfundível voz, Bob Marley e sua atitude e sua música, Nelson Mandella e sua perseverança nas piores situações, Ray Charles e seu carisma único, Martin Luther King e seu emocionante discurso de igualdade, entre notáveis outros?

    Melanina é a canção de abertura de Itankale e o Quilombo a exibe através de cânticos africanos antes de 'sentar a porrada' sem dó e nem piedade de ninguém em seu Grindcore definitivamente extremo, que mesmo sendo vociferado em português não consegue-se entender o que é urrado à toda velocidade por Panda Reis, isso somente é possível acompanhando atentamente o seu encarte, porém, é isso que os fãs do estilo desejam ouvir em uma música assim. Destaque também para a percussão que está no fundo do caos imperante que a banda promove nesta primeira canção do cd.

    Depois em Ancestralidade, o Quilombo parte para toques mais calmos voltados ao puro Blues, que para mim particularmente é a maior herança e criação dos africanos negros que se estabeleceram nos Estados Unidos da América concederam ao mundo. Entretanto, esta linhagem Blues dura muito pouco, porque nos instantes seguintes, o duo explode tudo com seu ritmo dilacerador repletos de urros quase que 'vomitados' em um Death/Grind simplesmente matador, que é interrompido pelos toques nos atabaques feitos pelo convidado Binho Gerônimo durante até o retorno de sua cólera implacável. A esmagadora e deveras rápida Treze Nações é um violento Grincore de quase dois minutos criticando ferozmente o colonialismo europeu que dizimou as pessoas e a cultura africana ao longo dos Séc. XV até o Séc XX.

     Na quarta, que é a Descendentes de Reis, o Quilombo está ainda mais 'assassino' e extremo e em Semi Deusas ( Colorum Sem ) ouvimos cânticos que lembram do Soul na voz de mulheres até que sua incontrolável violência sonora nos atinja em cheio com suas linhas cruas e devidamente caóticas, onde em sua letra temos apenas nomes de mulheres sendo pronunciados aos urros de Panda Reis e um riff mais fortíssimo tocado pelo guitarrista Allan Kallid. Fechando Itankale, o duo exala sua imensa raiva com Diáspora D.C,, que termina com cânticos e uma percussão marcante que provavelmente é original das tribos africanas.

    Animados, Allan Kallid e Panda Reis já estão preparando um novo material, pois, este tema escolhido por eles é vasto e merece ser exposto, porém, enquanto este novo disco não chega, ouça a 'brabeza' contida nos poucos minutos de Itankale, que coloca o dedo na ferida, o dedo não... a mão inteira... com o seu Death/Grincore voraz e aniquilador.
Nota: 7,5.

Por Fernando R. R. Júnior
Março/2020

Facebook:  https://www.facebook.com/quilombometal
Youtube: https://youtu.be/q0zv1mGUS7M  
Soundcloud: https://soundcloud.com/user-359701071-623657729 
 
Twitter: https://www.twitter.com/quilombodeath

 
 

Voltar para Resenhas