Wintter - Wings
11 Faixas - MS Metal Records - 2013

    Criada durante os anos noventa, mais precisamente em 1998, na cidade de Itatiba/SP, o Writter é um Power Trio totalmente família, pois é composto pelo pai Elliot Wintter nos vocais, baixo, teclados e sintetizadores junto aos filhos Gabriel Wintter na guitarra e Thiago Wintter na bateria. Inicialmente, o trio era um projeto de covers do Rush, que serviram para que os músicos conseguissem mais experiência e pudessem se dedicar às composições próprias, que com o passar do tempo e com as sabidas dificuldades superadas resultou em seu primeiro cd, que recebeu o título de Wings e foi lançado pela MS Metal Records.

    Wings foi gravado e mixado na Cia do Som Studios em Jundiaí/SP por Ricardo Cecchi, Fernando Gambini e Luiz Junião. Para a masterização o trio escolheu Gavin Lurssen, que realizou o processo no Lurssen Mastering em Hollywood Califórnia/EUA. O renomado produtor tem em seu currículo masterizações de álbuns de nomes como Foo Fighters, Ben Harper, Queens Of The Stone Age, Robert Plant & Alison Krauss, Eric Clapton e muitos outros. E vai uma curiosidade... embora não seja um álbum conceitual, todas as letras estão centradas em aviões e afins, assim como a capa de Jhaine Minutti.

    Crazy Flying Guys traz o rápido Hard Rock do Wintter em bons riffs de guitarra, que mostram o vocalista Elliot Wintter cantando com muito carisma e o ritmo da música de belas melodias, faz uma ótima abertura, que conquista assim o ouvinte logo de cara. De linhas mais pesadas, cadenciadas e com solos distorcidos de guitarra, See You In Hell traz um Hard Rock cativante, que nos surpreende em trechos mais calmos com os vocais cheios de 'feeling' em uma letra que é de fácil assimilação, coros e solos de guitarra bastante oitentistas. Em Dreamer, o Wintter nos mostra uma música de letra bastante animadora e que cuja bela harmonia é mais calma e dotada de ótimos e longos solos de guitarra, onde Gabriel Wintter esbanja técnica. Com uma pegada de baixo e bateria mais envolvente, The Letter traz uma balada Hard Rock que é muito gostosa de se ouvir, que é vocalizado com muito comprometimento por Elliot Wintter e que é apoiado pelos backing vocals de Gabriel Wintter, e lógico, repleta daquelas pegadas que instantaneamente gostamos em um som assim.

    Take Your Wings começa com dedilhados e aquele fundo de teclados juntos aos vocais de Elliot Wintter, que passam muita emoção a cada verso, e vale dizer, com o andamento que o Wintter realiza você sente a vontade de cantar mais uma vez com a banda. E como é uma marca do estilo, Gabriel Wintter realiza um longo e ótimo solo de guitarra antes do refrão ser repetido mais uma vez, ponto que ao vivo será um momento de muita interação com os fãs. Com um riff cadenciado, bem elaborado e com uma baste de bateria e baixo feitas com primor pelos membros do Wintter, The Sky Warriors marca um Heavy Rock ganchudo que se gosta na primeira audição e se deseja também cantar com a banda. Destaque para os solos melodiosos de guitarra, que nos mostram até um andamento próximo a um Power Metal.

   Com um ótimo 'lick' de bateria feito por Thiago Wintter no início, a faixa título Wings entra belos solos de guitarra, de uma certa velocidade e um ritmo Hard´n´Heavy que é vocalizado com muita habilidade em um crescente gostoso de se ouvir e que abre espaço para os solos primorosos dos músicos, onde eles sabiamente deixaram a canção fluir livremente e isso ao vivo - se eles quiserem - pode ser estendido com improvisos que farão a alegria de fãs de nomes como o Deep Purple.

     Com linhas um tanto viajantes pelo uso de teclados e solos cheios de melodia na guitarra de Gabriel Wintter, Aces Never Die já entra com emoção pela forma que Elliot Wintter canta e quando o Wintter coloca o ritmo mais melodioso, a canção acerta em cheio em nossos corações pelo sua alternação de momentos calmos com trechos de hino - que são ideais para suas versões ao vivo, tanto que o refrão fica na cabeça - e outros que a guitarra 'voa solta' destacando a exuberância técnica de Gabriel Wintter.

     God Of War marca a nona de Wings, com uma linha festiva bem no estilo do Mötley Crüe, com vocais bem postados e solos de guitarra puramente Hard Rock, além de um andamento de baixo e bateria que vão te conquistando mais rápido que você imagina, que quando perceber já estará cantarolando os versos desta música, que vale pegar o encarte e acompanhar sua letra. Entre toques de bateria e de guitarra que representam um avião de caça no ar, a cadenciada The Airplane Riders é cantada com competência por Elliot Wintter, mas a composição recebe ótimas evoluções mais melodiosas, que conectam mais o ouvinte ao som e isso, além de um solo virtuoso de guitarra.

    Encerrando este excelente cd do Wintter temos Wings Of Hope, que mergulha em linhas calmas, viajantes e emocionantes, graças aos dedilhados de Gabriel Wintter, onde nota-se o grande carisma de Elliot Wintter ao cantar seus versos, que despertam uma grande vontade de acompanhá-lo ( e aí já sabe né? pegue o encarte e ... ). Wings marca a estreia de uma banda que promete literalmente voar cada vez mais alto, mesmo não tendo tanto espaço atualmente, Hard Rock neste nível é maravilhoso e altamente recomendado você conhecer. Wintter Rules!!!
Nota: 9,5.

Sites: http://www.recordswm.com/wintter/, http://www.facebook.com/WintterRocks
e http://www.youtube.com/channel/UCQA0zISqL7LfiuYsdqh3fIQ

Por Fernando R. R. Júnior
Fevereiro/2015

Voltar para Resenhas