Warshipper - Past Essentials
20 Faixas - Heavy Metal Rock/Som do Darma - 2022
    

    Para quem não conhecia o trabalho da banda Death Metal paulista Warshipper, que até 2021 era formada por Renan Roveran ( ex-Bywar ) nos vocais e guitarra, Rodolfo Nekator ( ex-Zoltar ) no baixo e vocal, Rafael Oliveira na guitarra e Roger Costa na bateria; saiba que a banda iniciou as suas atividades em Sorocaba/SP no ano de 2011 e em 2020 disponibilizou o seu terceiro álbum de estúdio intitulado como Barren... ( leia a resenha ).

    E sabia também que a Som do Darma em parceria com a gravadora de Americana/SP Heavy Metal Rock lançou em 2022 o álbum duplo Past Essentials, que traz em seus quase 100 minutos de duração os discos Worshippers Of Doom de 2015 e o Black Sun de 2018, ambos na íntegra, justamente e respectivamente os dois primeiros álbuns do quarteto paulista.

    Past Essentials, além da ótima capa e das 20 músicas traz um grande encarte cheio de fotos e também um pôster de 36 por 36 cm com a capa da coletânea, dos outros dois cd's, além de estar embalado em digipack ( que se abre em três partes ) valorizando sua aquisição física. Vamos aos seus detalhes das músicas deste luxuoso trabalho do Heavy Metal Brasileiro.

    Past Essentials começa o álbum Worshippers Of Doom, que foi gravado em 2014 no Ponto Sonoro Studio por Jr Jacques, Davi Dias e Ricardo Rodrigues, já a mixagem e a edição ficaram à cargo de Jr Jacques e a masterização foi realizada no Norcal Studio pelo renomado Brendan Duffey, sendo que a sua capa, que também integra o encarte é assinada por Marcelo Vasco ( Slayer, Krisiun, entre tantas outras ).

    O caos e a devastação do Warshipper inicia-se com Into The Dystopia, com sonoridades mórbidas, vozes incompreensíveis, as sirenes de ataques aéreos e uma explosão se conectando a Warshipper, onde o quarteto dispara o poderio devastador de seu Death Metal em uma música rápida, repleta de vocais agressivos e com toda brutalidade que o estilo solicita, porém, sempre com uma apurada técnica.

    A destruição prossegue em ...And The Darkness Calls, que é menos acelerada, mas é tão raivosa quanto a anterior deixando toda a sua violência desabar com firmeza nossos ouvidos, ou seja, mais vocais urrados com uma ira extrema. Atenção para os amplamente técnicos solos de guitarras em meio ao massacre sonoro promovido pelo Warshipper. Em Theatrical Dissection ouvimos vidros se quebrando e o baixista Rodolfo Nekator com os fortes toques feitos em seu baixo chamar as guitarras e os vocais, aliás, cantados por ele e assim temos os mais furiosos até este ponto do cd, pois, estão totalmente urrados deixando esta quarta faixa severamente sombria e aniquiladora beirando o Black Metal.

    A breve instrumental Autumn Mist com seus toques de teclados discretos, antecede a cadenciada e matadora Paranormal Connection, que além de Renan Roveran nos vocais tivemos a participação de Adriano Perfetto ( ex-Bywar e Deathgeist ) também nos vocais elevando ainda mais a cólera e a tensão para esta violenta composição.

    Supostamente acalmando um pouco chegamos na última da tracklist original deste primeiro álbum do Warshipper com o terremoto contido em Absence Of Colors - The Obsolete, pois, a ordem dada pela banda foi de exibir uma canção arrastada, enraivecida e que convoca o ouvinte socar o ar com força nesta que também caminha para o Black Metal.

    Por fim e como bônus deste primeiro cd, eles nos expuseram a Absence Of Colors - The Obsolete ( Blackened Version ), que ficou consideravelmente mais esmagadora, surpreendente e que te faz abrir um sorriso de satisfação pela pedrada brilhante e muito bem executada pela banda transbordando toda a sua impetuosidade e todo o seu incansável fel, que teve seus vocais cantados por André Evaristo, ex-Torture Squad.

    No segundo cd temos o álbum Black Sun, que foi gravado, mixado e masterizado durante o outono e o inverno de 2017 no Casa Negra Studio por Rafael Augusto Lopes ( ex-Torture Squad, Eternal Malediction e atual Fanttasma ) e que sua capa criada por Alcides Burn da Burn Artworks presente também no encarte e que mostra uma característica espacial e futurista vamos ao cd.

    Black Sun é aberto com a sinistra Nemesis ( Intro ) através de melodias calmas, mas, viajantes e maléficas com aquela aura de que algo de ruim está acontecendo para que pouco depois o Death Metal do Warshipper desmorone com toda força em Glowworm Dragon, faixa que é detentora de vocais urrados, ritmo solidificado e muito ódio cada instante flertando um tanto com o Thrash Metal, especialmente, nos solos de guitarras feitos por Renan Roveran e Rafael Oliveira nos convidando para que seja realizada uma abertura de roda, o que imagino que acontece, obviamente, em suas execuções ao vivo.

    A próxima é Cry Of Nowhere e o quarteto associou corretamente sua obscuridade, sua raiva, seu peso e seus urros com uma imponente precisão em uma canção categoricamente crua com o singelo propósito de arrasar tudo sistematicamente, sendo que novamente seus solos de guitarra assumem o protagonismo. Em seguida, somos submetidos aos dez minutos de Black Sun ( Part I, II e III ), que começa distante, sombria e aumenta a sua força em seu decorrer com a presença dos vocais nos levando a um andamento arrastado se aproximando de um Doom Metal, que posteriormente recebe belos solos de guitarras e vocais ríspidos, além de um ritmo cadenciado e com variações que mostraram as vertentes foram exploradas mais a fundo em Barren...

    Em Rebirth, Warshipper apresenta um Death Metal cadenciado e que você sente que foi criado devidamente em um estilo visceral convocando o ouvinte para 'banguear' com a banda e isso prossegue também na acelerada canção seguinte, a Abandonment, tanto que posso cravar que eles se superaram nesta quinta canção de Black Sun, pois, o Warshipper retoma o seu lado mais cruel executando um Death Metal que alterna o seu andamento com habilidade deixando cada um de nós intrigado por onde eles vão seguir e provando assim como evoluíram do primeiro para o segundo disco, o que é muito importante para qualquer banda.

    Teoricamente exalando uma viagem Descending - Genesis & Ontogenesis mergulha nos solos melodiosos de guitarras e mostra também vocais guturais que produzem um ritmo novamente arrastado, onde reparamos o flerte com o Doom Metal, entretanto, com direito a modificações que trazem a faixa para o Death Metal rápido e avassalador como gostamos de curtir em bandas assim.

    Na trinca final de Black Sun, o Warshipper exibe a faixa Deathblast Overhead ( Intro ), que é instrumental, cheia de efeitos que parecem que um avião à jato está decolando em plena guerra e assim traz o dizimador e brutal Death Metal incrustado em M.E. 262, que proporciona outra verdadeira dilaceração sonora. 

     Fechando a citada trinca final, Delusions Of Grandeur, que é robusta também, muito poderosa e vocalizada com muita cólera a cada um de seus versos, que são apresentados ante a linhas instrumentais variadas e estão prontas para continuar a demolição que temos com o Warshipper. E nesta décima e última faixa de Black Sun vale uma curiosidade: a música foi inspirada no livro Communion: A True Story escrito pelo ufologista norte-americano Whitley Strieber, que é autor de livros de horror e nesta história ele versa sobre supostos contatos alienígenas. Antes de comentar os dois bônus deste segundo cd de Past Essentials tenho de enfatizar o que disse anteriormente... é possível perceber aqui as características que ficaram marcadas em Barren....

    O primeiro bônus é o single Atheist, que foi gravado, mixado e masterizado por Rafael Augusto Lopes entre outubro e dezembro de 2018 no Casa Negra Studio e teve sua capa feita por Rodrigo Helfenstein em uma arte em preto e branco com o cérebro envolto a uma espécie de árvore ( esta caro leitor(a) do Rock On Stage, você só saberá com o encarte nas mãos ). Já a faixa Atheist traça uma melodia relativamente clássica para depois afundar em seu Death Metal desolador e voraz, que é possuidor de uma virada serena e inesperada em que prevalecem as criativas linhas instrumentais da banda até que o formato implacável seja reativado pelos músicos. Finalizando Past Essentials temos Respect! ( Raw Version ), bem mais rude e feroz que a versão conhecida no álbum Barren... e sem a ex-Nervosa e atual Crypta Fernanda Lira nos vocais.

    Depois de ouvir este Past Essentials atentamente e conhecer os dois álbuns o Worshippers Of Doom e o Black Sun vejo como os poucos mais de dez de existência da banda foram focados na essência do melhor do Metal Extremo Brasileiro e temos aqui um verdadeiro exemplar de colecionador. Com este Past Essentials e o Barren... temos o passado e o presente do Warshipper em nossas mãos e dentro de mais algum tempo o futuro também, pois, a banda já está preparando o seu novo álbum cujo título será Essential Morphine, que já tem alguns singles lançados, provavelmente sairá agora em 2023 e terá Theo Queiroz na guitarra no lugar de Rafael Oliveira.
Nota: 10,0.
 

Por Fernando R. R. Júnior
Janeiro/2023

Facebook: https://www.facebook.com/Warshipper/.  
Youtube: http://www.youtube.com/Warshipperband.  
Instagram: https://www.instagram.com/WarshipperMetal.

 

Voltar para Resenhas