Wagner Gracciano - Across The Universe - The Beginning And The End
10 Faixas - Independente - 2013

    O mineiro Wagner Gracciano da cidade de Uberlândia, que é fã de Beatles, Dire Straits, Tom Jobim e compositores clássicos começou aprender a tocar violão aos oito anos de idade, para em poucos anos, trilhar os caminhos da guitarra. Sempre estudando muito, ele participou de Workshops de nomes como Edu Ardanuy e Frank Solari e das bandas Cadma, Vento Azul e Oliva Sativa até que partiu para a faculdade de Licenciatura em Violão da UFG ( Universidade Federal de Goiás ), onde participou de grupos de Jazz e chegou a lecionar.

    Depois fundou as bandas de Jazz/Fusion Jazz Nervoso e Metamorfose Jam, além de atuar ao lado de cantores sertanejos, de Pop e de Rock da região de Goiás, inclusive gravando vários DVD´s destes artistas. Outro ponto importante da carreira de Wagner Gracciano foi quando integrou a banda do cantor de Blues J. J. Jackson ( que já se apresentou no passado junto a Jimi Hendrix ) e criou com Fabiano Chagas o Gyn III ( projeto que reúne músicos de destaque no cenário instrumental goiano como Giovane Fernandes, Olemir Cândido e Luis Maldonalle ).

    Literalmente, Wagner Gracciano é um artista incansável, pois, atualmente realiza workshops, masterclasses, é produtor musical, sideman, freelance e disponibilizou em 2013 no mercado o seu primeiro disco solo, que teve apoio da Lei de Incentivo à Cultura do estado de Goiás, cujo título é Across The Universe - The Beginning And The End e o assunto desta resenha. As gravações foram realizadas no Moving Studio por Marcelo Rodriguez em Goiânia/GO e os processos de mixagem e masterização tiveram os cuidados de Adair Daufembach em São Paulo, no estúdio que leva o seu nome. Além de Wagner Gracciano na guitarra tivemos a presença de Marcelo Rodriguez nos teclados, Roberto Milazzo e Guilherme Santana no baixo nas dez faixas do cd.

    Journey Into The Unknow abre o cd com vozes tais como em um aeroporto para que rapidamente, a guitarra de Wagner Gracciano comece a ser sentida trazendo melodias deliciosas de se ouvir e sempre com muita técnica, que são "banhadas" ao Hammond tocado pelo produtor Marcelo Rodriguez conferindo ainda mais beleza à esta primeira canção, que exibe linhas que serão do agrado dos fãs de John Petrucci. Depois temos Broken System, que é mais calma e enfatiza os solos longos de guitarras em uma harmonia crescente, que possui ares mais progressivos e serão do agrado dos fãs de Steve Vai, especialmente se prestar atenção nas evoluções feitas pelo guitarrista em sua PRS Custom 22 de 1994. Com linhas calmas, que deixam a clara intenção de se fechar os olhos e viajar em seus exuberantes solos de guitarra, Across The Universe Part I., marca a terceira faixa do cd em melodias visivelmente positivas e que propiciam momentos de harmonia e muita paz.

    Em Chaotic World, Wagner Gracciano nos apresenta uma canção dotada de influências de Jazz e Blues com a presença de Foka no saxofone, Manasess no trompete e Luiz Fagner no trombone, que são brindadas ainda com virtuosos solos feitos pelo baixista convidado Bruno Rejan. Caindo de vez no Blues, temos a As A Prayer, que traz aquelas emocionantes linhas acondicionadas no piano de Marcelo Rodriguez e nos riffs de Wagner Gracciano. Só quem conhece um Blues de verdade saberá apreciar um Blues lento como este, que está cheio de linhas que cravam na alma, que contém a participação de Adhemar Rocha e Roberta Gleyce nos vocais, mas não cantando alguma letra, apenas aqueles "ôôôôôô" levando à um caminho mais espiritual ao som.

    Para My Own World, o guitarrista preparou uma balada 'Jazzistica' e introspectiva, que está ambientada com a presença de Manasess no trompete, Bruno Rejan no baixo acústico e Henrique Reis no piano. Aliás, o solo do trompetista coloca a guitarra em um segundo plano mais calmo e visualmente belo para audições transcendentais.

    Com Act I. - Breath Of Life, o guitarrista Wagner Gracciano nos coloca de frente à uma canção cinematográfica de filmes épicos ao exibir seus dedilhados e um sensibilizante violino tocado por William Issac, que criam melodias belíssimas e ficam mais pesadas ao decorrer da música trazendo assim, ares de batalha, que são sentidos de vez quando recebemos os samplers e sintetizadores de Alex Parr. E as linhas ouvidas na anterior criaram um ambiente Progressivo imenso e são ligadas na seguinte, mas agora com Wagner Gracciano extraindo solos mais melodiosos de sua guitarra levando esta Act II. - When The Eyes Open se tornar uma música onde ele aplica consideráveis doses de habilidade nas seis cordas.

     Na passagem para a Act III. - The Evil Government And The Birth Of Goed temos alguns efeitos que nos mostram um andamento mais Prog Metal cheio de transformações com o guitarrista nos levando para ótimas viagens ( inclusive te convido a fechar os olhos novamente e sentir cada uma delas ), onde ele deixa claro o seu potencial, que após alguns trechos mais pesados... vão calmamente preparando a continuação desta suíte com riffs longos à la David Gilmour, que se tornam novamente mais Heavy se conectando na última deste Across The Universe - The Beginning And The End com a Act IV. - The Resurrection: The Victory And Eternity, com marcações emocionantes, que ficam ainda mais belas com os brilhantes toques de Alex Parr ao piano e recebem depois solos animadores, que trazem uma garra cheia de positividade, além é claro, de um ótimo e cativante peso. Neste final, Wagner Gracciano colocou várias técnicas ao tocar sua guitarra conforme um ouvido mais apurado poderá perceber terminando com muito primor este cd. Repare nos momentos finais a linha totalmente progressiva que te leva diretamente aos anos 70.

    Across The Universe - The Beginning And The End não é apenas um magnífico álbum de um excelente guitarrista brasileiro, mas é uma obra que se elevou muito e na minha opinião... se destacou muito entre os vários cd´s instrumentais que ouvi. Recomendo não só aos fãs de Rock, Rock Progressivo e Heavy Metal, mas aos que gostam de uma música grandiosa e quem gosta de sons que atinjam outros níveis sensoriais. 
Nota: 10,0.

Sites: http://wagnergracciano.com/, https://www.facebook.com/WagnerGraccianoAcrossTheUniverse, https://soundcloud.com/wagner-gracciano e contato@wagnergracciano.

Por Fernando R. R. Júnior
Junho/2015

Voltar para Resenhas