Vowe
11 Faixas - Hearts Bleed Blue - 2014

    No passado, o vocalista e guitarrista Yuri Nishida fundou o NX Zero, esteve também no Gloria e no Granada, e graças ao disco Nossa Verdade ( de 2012 ) - lançado já pelo Vowe - foi indicado ao Grammy Latino na categoria de Melhor Álbum de Rock Brasileiro. Isso certamente aconteceu pela experiência acumulada, a notoriedade no cenário Pop e também pelos demais integrantes da banda formada em 2010 - a saber - Fabrizio Martinelli ( guitarra / backing vocals ), Tuti Ac ( baixo / backing vocals ) e Denis Mendes ( bateria ), que já atuaram em bandas como Hateen, Street Bulldogs, FISTT, entre outras.

    Outro ponto que colaborou para essa indicação foi o fato que, logo após o lançamento do primeiro EP, o Cosmopolista de 2010, eles despertaram o interesse do produtor Rick Bonadio em apenas seis meses de atividades, que fizeram a banda assinar um contrato no selo Midas Music ( um braço da Universal Music ) e assim o primeiro álbum, o citado Nossa Verdade foi lançado dois anos depois. O segundo cd do quarteto paulista foi gravado, mixado e produzido por Guto Gonsalez no outono de 2014 no Estúdio Lamparina em São Paulo/SP. A masterização é de J. J. Golden ( que já produziu discos do Soundgarden, Sunny Day Real State e OFF! ) no Golden Mastering em Ventura na Califórnia ( E.U.A. ).

   Com uma bela sequencia na bateria feita por Denis Mendes, que vai ficando mais forte a faixa Intro se liga à Ouça Mais Você, que apresenta melodias e linhas vocais bastante intrincadas com destaque para o refrão que é cantado em coro e mesmo nesta linha mais Pop, o som vai cativando o ouvinte pelo seu ótimo trabalho instrumental e sua produção cristalina. Depois com a guitarra de Fabrizio Martinelli aparecendo mais junto a um ótimo trabalho de percussão, que é bastante envolvente, Contramão traz o Rock do Vowe com o vocalista Yuri Nishida cantando seus versos de forma que apreciamos rapidamente e sua atuação acontece em meio à ótimos solos de guitarra. Começando mais lenta um pouco, mas denotando ótimas harmonias, a Pop/Rock Você Sou Eu captura o ouvinte tanto pela forma que seus versos são cantados quanto por sua vigorosa parte instrumental.

   Em Livre, o Vowe ataca com uma canção mais rápida e com a guitarra de Fabrizio Martinelli mais distorcida, além de linhas no baixo de Tuti Ac que se evidenciam bastante e o quarteto conduziu com muito cuidado cada trecho da música, que traz um estilo que cairá muito bem para os fãs de Charlie Brown pelo jeito que é vocalizada em algumas partes e também com o peso colocado em seu final.

    Apresentando um estilo de balada, Anestesia é guiada por um riff mais alternativo de guitarra, que além de produzir uma bela viagem, vai posteriormente ganhando mais força à maneira que seus versos vão sendo cantados, porém, o melhor é na hora que o Vowe deixa a música fluir livremente em seus riffs de guitarras e faz uma 'paradinha' para então retornar com o refrão e o enorme carisma de seu ritmo. Para No Seu Instante ( O Tempo de Nossas Vidas ), eles exibiram uma linha Rock´n´Roll a la U2, que é enaltecida pelos toques mais pesados no baixo, de guitarras com riffs mais sujos, com os belos repiques na bateria, e isso tudo em uma linha alternativa bem acentuada ante a uma ótima letra.

   Possuindo um andamento mais pesado, Vendaval alterna linhas calmas com distorcidas em um Rock´n´Roll bastante cativante por sua pegada alternativa feita pelo guitarrista Frabrizio Martinelli, que destaca também a atuação do baixista Tuti Ac em uma letra simples e de fácil assimilação, que leva a esta oitava canção ser curtida logo de cara. Com uma aura mais rápida, Nada é Como Agora passa muita eletricidade a cada nota que caminha para um Rock´n´Roll mais sujo ( quase Punk ) e que termina como se fosse um show, onde tenho que destacar o baterista Denis Mendes.

    Com a bateria e o baixo trazendo juntos com as guitarras um estilo mais distorcido, Uma Só Voz marca a décima faixa do cd, que te conquista justamente pelo ritmo e pelos vocais de mais raivosos Yuri Nishida, que novamente possuem um estilo mais Punk Rock, sem esquecer das linhas Pop, que dominam o disco. Terminando o cd temos Insônia, que exibe batidas eletrônicas e prossegue mais calma e um tanto que viajante, pois, é aplicado um estilo mais alternativo, mas que também conta com seus solos distorcidos e fortes nas guitarras, de forma que os fãs de um Grunge sintam-se afagados imediatamente. Vale complementar que nas onze músicas deste cd temos ótimas letras, que foram muito bem vocalizadas por Yuri Nishida.

    Para quem aprecia a mistura de Pop/Rock com pitadas de Grunge, Punk Rock e Rock Alternativo, que já foram exploradas por nomes como U2, Queens Of The Stone Age, Arctic Monkeys, entre outros, verá que este quarteto brasileiro sabe onde quer chegar e potencial para isso, eles tem de sobra. Mais um grande lançamento Hearts Bleed Blue em digipack, que valoriza ainda mais o formato físico.
Nota: 9,0.

Sites: http://www.VOWE.com.br/, https://heartsbleedblue.bandcamp.com/album/s-t-4
e https://www.facebook.com/bandaVOWE.

Por Fernando R. R. Júnior
Abril/2015

Voltar para Resenhas