Vitória ( Ou: A Filha de Adão e Eva )
33 Faixas - Alpha III Produções - 2010

    Vez ou outra aparece aqui nos cd's que tenho para resenhar algumas obras que são bem mais complexas que os tradicionais álbuns de Heavy, Death, Black Metal e todas as outras vertentes. Um deles é o caso deste Vitória ( Ou: A Filha de Adão e Eva ) que é uma narrativa em verso e prosa com trechos cantados que conta a história desde a avó de Vitória de Tal, uma menina nascida no meio ao pecado que ao passar da história torna-se mulher. Seu pai era Adão, um ex-interno de reformatórios, que entre outros crimes, estrupou a bela e estudiosa Eva, filha de uma costureira, e acabou tornando-se um pastor evangélico.

    Com a desgraça fazendo parte de sua vida, Eva partiu para um bordel e lá deu a luz a Vitória, que fez do sexo seu meio de vida para buscar a felicidade a qualquer preço. Assim em 33 temas no melhor estilo de Ópera Rock é contada a história de Vitória de Tal e mais 18 personagens, que passam por paixões, tragédias, amores não concretizados, tudo em um fundo de hipocrisia.

    Em uma obra tão complexa não tem como destacar uma música ou um momento instrumental específico, pois para compreender a polêmica obra, é necessário ouvir o álbum inteiro e também acompanhar as letras no encarte que acompanha o cd ( na verdade um livro ). Vitória ( Ou: A Filha de Adão e Eva ) é uma história que se passa no inicio dos anos 1960 e segue, com referências à eventos da música Pop e da política até o ano de 2010, época que Luiz Carlos Cichetto, ou o Barata, criador da Ópera Rock terminou sua controversa obra. Vale lembrar que ele é criador do site A Barata ( www.abarata.com.br )  sobre música, livros, crônicas, poesia, etc. Além do site, Luiz Carlos é poeta, escritor, webdesingner e editor artesanal de livros e escreveu este trabalho em apenas 15 dias enquanto que o processo completo da composição, gravação e prensagem do cd levou de julho a novembro de 2010. 

   Mas, como eu disse, Luiz Carlos criou as letras presentes neste cd, a parte musical é um competente trabalho de Amyr Cantusio Jr., músico de Rock Progressivo formado pela Unicamp e  também filósofo e psicoterapeuta, além de ser  detentor de vários prêmios  pelo seu competente trabalho ao longo dos anos. Vitória ( Ou: A Filha de Adão e Eva ) conta ainda com as participações das bandas Travelplan ( em Mil Novecentos e Setenta e Sete ), Posthuman Tantra ( em O Homúnculos ), Sub Rosa ( em Canção Para Vitória ), Marcelo Diniz ( Réquiem Para Vitória )  e Ricardo Alpendre ( do Tomada ) que dá vida aos personagens O Delegado e Locutor de Rádio, sendo o primeiro mais engraçado pela voz bastante hilária do músico.

    O cd possui desenhos de Jacques Louis David ( pintor do século XVIII e XIX ) e o livreto é custeado por Amyr Cantusio Jr. e Luiz Carlos Cichetto, e detalhe, são apenas 250 exemplares da saga de Vitória. Marcelo Diniz também é o responsável pelo ótimo trabalho de gravações e mixagem e Amyr Cantusio Jr. fez a remasterização.

    Vitória ( Ou: A Filha de Adão e Eva ) não é um disco indicado para os amantes do Heavy Metal em geral, mas para aqueles que querem ouvir algo diferente, que ainda seja um Rock, com bastante orquestrações, enfim, para aqueles que já ouviram e gostam de Tommy do The Who, mas neste caso aqui, com muito sexo, violência, morte, e o nascimento de um ser hibrido - o filho de Vitória, que não era nem mulher e nem homem. E caso tenha ficado curioso(a) em saber mais sobre este trabalho, ouça-o de mente aberta, pois ele possui muitas referências à certos dogmas religiosos e sociais que normalmente as pessoas não aceitam contados em mais de 70 minutos. Aliás o nome da personagem principal desta história é uma referência ao dia em que o personagem criado por Pete Townshend nasceu: Tommy, nasceu no dia da Vitória da II Guerra Mundial.
Nota: 7,0.

Site: www.abarata.com.br e www.operarockvitoria.blogspot.com

Por Fernando R. R. Júnior
Setembro/2011

Tracklist:

1 - Intro – Instrumental
1.1 - Prólogo
2 - Mil Novecentos e Setenta e Sete
3 - Adão
4 - Eva
5 - A Infância de Adão e Eva
6 - A Fuga de Adão
7 - Adão o Perverso
8 - A Sedução da Serpente
9 - O Fruto do Pecado
10 - Fandango de Aulétrides
10.1 - Canto das Putas
11 - A Visita das Rainhas Magas
12 - O Batismo de Vitória
13 - A Rebelião das Putas
14 - A Lei e a Ordem
15 - A Menina Vitória
15.1 - A Cantiga de Ninar ou de Roda de Vitória
16 - 1999

17 - A Volta do Perverso
17.1 - (Hino Pentecostal)
18 - A Rainha Vitória e Seu Império
18.1 - Cordel de Bordel
19 - Estrela das Águas, Régia Vitória
20 - Canção de Yaraci e Vitória
21 - O Palhaço do Coqueiro
22 - Bloody Mary
23 - A Banda de Betty Boop
24 - O Homúnculos
25 - A Prisão de Vitória
26 - Canção Para Vitória
27 - A Vitória e a Morte de Adão
28 - O Poeta das Perdidas
29 - Judas Crucificado
30 - A Santa Ceia ou A Ceia Mística
31 - A Morte de Vitória
32 - Canto Final
33 - Epílogo

Voltar para Resenhas