VersOver -  House of Bones
 Die Hard – 11 faixas - 2003

    Os paulistanos do  VersOver conseguiram bastante sucesso com seu primeiro álbum Love, Hate & Everthing In Between e ficaram mais conhecidos após sua participação no projeto Willian Shakespeare´s Hamlet. Para este segundo e conceitual trabalho o quarteto responsável pela gravação era formado por Rodrigo Carmo no vocal, Gustavo Carmo na guitarra, Fernando Hagihara no baixo e Daniel Roviriego na bateria, além do convidado Charles Dalla ( do Wizards ) nos teclados. Assim eles criaram uma história baseada no conto A Casa de Ossos de Adriano Vila. As gravações aconteceram em 2003 pelos competentes Phillip Colodetti e Ricardo Nagata no Creative Studios em São Paulo, já a capa e o encarte são uma excelente obra de Rodrigo Cruz.

 Prologue abre House Of Bones com algumas vozes e um solo de guitarra forte e tradicional que acompanha a música até o seu final. E já logo no início destaco os ótimos e envolventes vocais de Rodrigo Carmo, além do trabalho realizado pelo baterista Daniel Roviriego. Depois é a vez de Throughts Of A Stranger e suas linhas instrumentais pesadíssimas, especialmente no bateria e baixo, já os vocais mais melódicos no refrão e um excelente trabalho de guitarras. A terceira é Wind Up The Clock - uma suíte dividida em três partes - e a primeira é 12:12 com linhas leves que ganham peso ao decorrer da música, peso esse que é controlado pela intensidade da bateria enquanto os vocais mostram força e muita melodia aliados os bons solos de guitarra. The End Of Street House exibe andamento forte de guitarra seguido a um excelente peso de bateria abrindo espaço para os virtuosos solos de Gustavo Carmo e também para os vocais mais agressivos, e de certa forma, um pouco apagados. Para encerrar a suíte temos 14:14 e sua ótima melodia nos violões.

    Em DaemAngel, o ponto forte inicial vai para o trabalho do baixista Fernando Hagihara, que realiza um ótimo solo ( influenciado claramente pelo estilo de Steve Harris ) e é acompanhado pelos competentes repiques do baterista Daniel Roviriego. Já o guitarrista Gustavo emenda solos cadenciados e enquanto Rodrigo Carmo canta com ótima presença especialmente no refrão ( que é bem marcante por sinal e de fácil memorização ). Com um instrumental mais cadenciado temos Touch The Walls que evolui para um heavy metal bem envolvente e cheio de repiques nos pratos da bateria e riffs pesados na guitarra. Touch The Walls marcou também a primeira participação de Leandro Caçoilo ( Eterna ) cantando junto com Rodrigo Carmo, fato que trouxe ainda mais personalidade à composição. Depois temos Desperate Mist e seu ótimo solo inicial bateria, responsável por novamente ditar o peso tem ainda a adição de solos de guitarras mais tradicionais, que lembram o Judas Priest, especialmente pelo duos realizados na guitarra e na bateria. Nesta sexta faixa, os vocais agressivos de Rodrigo Carmo recebem a 'ajuda' de Leandro nos backing vocals.

    Para a pesadíssima e cadenciada Scream Of Pleasure, o VersOver preparou vocais em coro com solos viajantes de guitarras. Se isso não fosse suficiente, eles realizam um peso constante na bateria e no baixo que cravam rapidamente na cabeça. Outra importante participação deste disco está em Signs Of The Past com Edu Falaschi ( do Angra ) duelando nos vocais com Rodrigo Carmo, isso aliado à um valoroso trabalho instrumental, destacando os teclados ao fundo em solos viajantes entre as pesadas intervenções de guitarra que trazem ares mais progressivos ao som do VersOver.  

    Ruins Of Memory é uma vibrante incursão da banda na linha mais prog-metal, com guitarras cavalgantes e vocais agressivos ao fundo criando um clima pesado, mas de certa forma introspectivo que lembra passagens do Dream Theater. Talvez a melhor música do disco seja a canção título, House Of Bones, um 'heavão' de primeira que começa nos dedilhados, conta com uma vigorosa interpretação de Rodrigo Carmo nos vocais, andamento excelente nos solos de guitarra  e um refrão de fácil memorização. Quem encerra o disco é a contagiante Dead Hour And Twelve Minutes More - um heavy mais melódico com rápidos solos de baixo e bateria aliados à uma presença marcante do vocalista Rodrigo e grandes evoluções nos solos do guitarrista Gustavo Carmo. House Of Bones merece ser conferido sim, pois mesmo sendo um álbum lançado em 2003 pela Die Hard Records, a qualidade alcançada pela banda na época é superior a muitas novidades de hoje no mercado do heavy metal. A única pena é que a banda não encontra-se mais em atividade.
Nota: 9,0.

Site : www.versover.com.br 
E-mail: adrianovilla@yahoo.com.br 
Gravadora: www.diehard.com.br 

Por Fernando R. R. Júnior
Janeiro/2010

Voltar para Resenhas