Vera Loca - Acústico
 15 Faixas - Imã Records / Radar Records - 2014

       Pelas características regionais e culturais, as bandas de Rock gaúchas como o Engenheiros do Hawaii e Nenhum de Nós, quando decidem gravar um álbum acústico... o fazem com uma primazia que ao ouvir e comparar com álbuns no mesmo formato de bandas de origem em outros estados brasileiros, muitas vezes, não alcançam o resultado obtido pelos rio-grandenses.

    E quem se junta aos grandes nomes do Sul do país a investir neste formato é o Vera Loca, banda formada por Fabricio Beck ( vocal, flauta, gaita, ukulele e violão ), Hernán González ( violões ), Filipe "Mumu" Bortholuzzi ( contrabaixo, violão e vocais ), Luigi Vieira ( bateria ) e Diego Dias ( acordeom, piano e vocais ), que estão lançando em pouco mais de um ano do registro Ao Vivo ( leia resenha ), o seu primeiro disco neste formato com o título sugestivo de Acústico.

    Sua gravação aconteceu no Theatro São Pedro em Porto Alegre/RS, no dia 24 de maio de 2014 junto à Matheus Borger e Sasandro, além é claro de uma quantidade de fanáticos seguidores da banda. A mixagem e masterização teve os cuidados de Matheus Borges e foi realizada no Estúdio Audio Farm. Inclusive a capa do cd mostra a banda para aquela típica foto de final de show no Theatro São Pedro, onde os músicos aparecem com os fãs atrás em um momento de pura alegria mutua.

    Neste álbum Acústico, o Vera Loca optou por escolher várias músicas que são consideradas "lados B" de sua carreira com mais de catorze anos, mas a que abre o trabalho é a inédita Sol a Sol, que é cantada de uma forma mais tranquila em sua letra animada e seu ritmo Rock´n´Roll bastante cativante com solos discretos de gaita. Com o amigo Duca Leindecker ouvimos a beça letra de Palácio dos Enfeites e sente-se o feeling dos vocais de Fabrício Beck junto à parte instrumental, que está muito bem conduzida pelos demais músicos do Vera Loca. Com o baterista Luigi Vieira fazendo alguns um pouco mais fortes, Velocidade mostra uma letra biográfica e atual, que é gostosa de se ouvir, além de possuir uma fácil assimilação em um ritmo muito bacana.

    Com a junção de gaita e piano, cortesia de Fabrício Beck e Diego Dias, respectivamente, A Despedida traz uma aura de Folk Rock ao som do quinteto - graças ao uso de  gaita - em uma letra mais romântica, que se aprecia em sua primeira audição. Em Parece Que Foi Ontem, você percebe ao se comparar com sua contraparte elétrica, como que a roupagem acústica ficou deveras bem executada pela banda e sem perder suas empolgadas linhas instrumentais e vocais, que nos levam à um ótimo Rock´n´Roll.

    A seguinte é Cara de Louco e nesta, os gaúchos aplicaram linhas mais Blues logo no começo, que assim que o vocalista Fabrício Beck canta seus versos, a canção se torna mais suave e envolvente seguindo assim, até o final o seu final, onde se destacam os solos de Diego Dias no piano e a afiação que Hérnan Gonzáles, Fabrício Beck e Luigi Vieira exibem nos violões e bateria.

    O hit Graffiti não poderia deixar de estar presente neste Acústico e seu Rock´n´Roll é contagiante, independente do jeito que é exibido, que fez naturalmente que os presentes no Theatro São Pedro cantarem com muita alegria com Fabrício Beck. Depois temos Pense Bem, que mostra linhas mais romântica e um tanto mais ornamentadas no ritmo do piano e nos vocais, mas sempre com muita emoção. Creio que o Vera Loca não poderia ter escolhido cover melhor que Parabólica dos Engenheiros do Hawaii para incluir no cd e a versão que gravaram ficou totalmente pessoal, o que é muito agradável, pois foram originais e souberam trazer as boas vibrações da música.

    Lembra dos "pout-porri"? Então neste Acústico o Vera Loca realizou um mesclando as músicas Anos 60 / Princesinha do Sol / Bailarina / Sem Sair do Lugar e aí tome atuação competente e muito empolgada dos integrantes, que utilizam do ukulele, violão, bateria, baixo e vocais para realizarem um Rock´n´Roll descompromissado que é gostoso de se ouvir.

    Para encerrar este vigoroso trabalho temos um grande sucesso da banda com a Aos Meus Amigos, que parece uma reflexão da vida de muitos do que nós fazemos e sonhamos nos nossos dias, e isso, com o uso do acordeom de Diego Dias e uma atuação muito carismática de Fabrício Beck nos vocais, que convoca os fãs para participarem deste momento final do show, e estes respondem de uma forma que até você ouvindo o cd vai querer fazer igual.

    Este cd Acústico do Vera Loca é indicado aos fãs de trabalhos neste formato, obviamente aos fãs da banda e aos que são fãs do Rock Gaúcho, além é claro, de quem aprecia um Rock´n´Roll onde percebe-se a sinceridade, dedicação e entrega dos músicos que desde sua origem tem lançado discos de grande qualidade. Vale conferir o quanto antes este formidável disco.
Nota: 9,5.

Site: www.veraloca.com.
Fotos: Cristine Rochol

Por Fernando R. R. Júnior
Fevereiro/2015

  Voltar para Resenhas