Vento Motivo - O Voo do Marimbondo
11 Faixas - Curumim Records - 2014

    A origem do Vento Motivo aconteceu na capital paulista em 2003 e pouco tempo depois, o quarteto atualmente formado por Fernando Ceah nos vocais e guitarra, Kim Kehl na guitarra e vocais, Marcião Gonçalves no baixo e vocais e Binho na bateria lançou o primeiro cd intitulado Luciana Vai Pra Guerra. O segundo disco, o Há Há saiu em 2007 e o terceiro O Bem, O Mal e a Dúvida foi editado em 2011, confirmando a boa aceitação da banda pelo público e crítica.

    O quarto trabalho não demorou muito a aparecer e recebeu o título de O Voo do Marimbondo e na sua capa temos uma imagem vista de cima com um avião sobrevoando um porta-aviões com a insígnia de um marimbondo. A produção é de Carlos Perren e o disco foi gravado por ele nos Estúdios Curumim junto ao vocalista Fernando Ceah, enquanto que a mixagem foi assinada por Luizinho Mazzei e masterização foi realizada no Lampadinha.

    A primeira faixa de O Voo do Marimbondo é a Primeiro de Abril, que mostra um Rock´n´Roll despojado com uma boa e contagiante letra em um ritmo bem interessante, especialmente pela forma que o baixo de Marcião Gonçalves é conduzido, com direito à um ótimo solo de saxofone feito por André Knobl e também tenho que enfatizar a criação de sua melodia, que fica enriquecida com a participação do trompetista Paulo Roberto Pizzulim. É interessante também notar como a banda caracterizou esta música em um som de atmosfera sessentista.

    Com um andamento mais rápido, Segunda Feira Será exibe uma letra animada que é verdadeira para todos os mortais. O ritmo de sua parte instrumental te liga na música e faz apreciá-la em um sua primeira audição. Agora, o Vento Motivo te surpreende mesmo, quando exibe solos de viola caipira feitos pelo convidado Noel Andrade e também quando o relógio despertador começa a tocar no final, lembrando aquela máxima, que segunda é dia de acordar cedo, não é por acaso que Segunda Feira Será se tornou o primeiro videoclipe do cd. Com o 'barulho do mar' e um estilo mais introspectivo, que vai ganhando muita energia, além de uma atuação brilhante dos integrantes da banda, Mary Jane marca a terceira faixa do cd, onde tanto a letra quanto as evoluções instrumentais ficam mais pesadas tornando esta música uma das melhores de O Voo do Marimbondo.

   A romântica O Barco e o Porto nos mostra um Pop/Rock com linhas de Blues extraídas na pelo guitarrista Kim Kehl, que são notadamente gostosas de se ouvir e percebe-se também a dedicação de Fernando Ceah ao cantar seus versos se assemelhando muito ao Engenheiros do Hawaii. Depois com um andamento muito bem conduzido pela banda, que traz a participação do violinista Cássio Paletó chega a vez de A História Atual dos Talentos, canção que exibe um Rock´n´Roll descompromissado nos vocais, que se destacam e fazem esta música tornar-se muito envolvente com o solo de violino e as melodias que o Vento Motivo nos proprõe.

    Prosseguindo este harmonioso cd, Clareia é mais calma em seu andamento, porém, conta com ótimos solos de guitarra e muitos bons repiques feitos nos pratos do baterista Binho. Os instrumentos e os vocais passam uma energia positiva muito bacana e te conectam facilmente à canção, que está repleta de discretas linhas - mas bastante encorpadas - de Blues.

    Em Porta-Aviões e Barcos de Papel, temos uma composição com alma setentista, que é vocalizada com um carisma muito grande por Fernando Ceah ante a um ritmo instrumental que fica ainda melhor com atuação de Rodrigo Hid do Pedra no órgão Hammond, que a ajuda ao Vento Motivo exibir uma verdadeira sonzeira. Deixando o Rock´n´Roll descontraído caminhar livremente em um clima de 'ao vivo', Karate-do ( A Liga da Justiça ) empolga pelas evoluções nos vocais e também pelos solos de guitarra de Kim Kehl, que conta também com os vocais da convidada Tatá Martlevelli, aliás, te convido a se ligar na letra desta ótima música e sentir como ela te conquista imediatamente. A emocionante balada A Despedida do Poeta conta com uma nova participação de Rodrigo Hid no piano em uma canção introspectiva e belíssima, que vai ganhando mais vibração à maneira que seus minutos vão passando e demonstram o alto nível do Vento Motivo em outra exuberante letra.

    Com o tradicional "1...2...3...4"  vindo dos pratos da bateria de Binho temos o Rock´n´Roll de A Lei Que Vale, canção que é dotada de uma letra ácida, porém, verdadeira e que é muito bem cantada por Fernando Ceah. Não posso deixar de destacar também o solo de guitarra de Kim Kehl junto à caprichosa base feita pelo baixista Marcião Gonçalves.

    Para terminar este ótimo O Voo do Marimbondo temos o Rock rápido de Vem Sol, Vai Lua, que eletriza o facilmente o ouvinte seja pela sua letra crítica, seja pelo ritmo criativo, pela participação de Ricardo Boeira no Wah-wah ou ainda, pela evolução que sentimos no decorrer de seus minutos, que chegam à um clímax sensacional e terminam de forma quase infantil.

    Este álbum, O Voo do Marimbondo não só é um disco que devemos ouvir com muita atenção, como serve de base para conhecer mais da discografia do Vento Motivo, pois, o quarteto, mostrou muito profissionalismo em cada composição no estilo de nomes como Engenheiros do Hawaii e Nenhum de Nós, só que com um adendo... também fazendo Rock´n´Roll vigoroso em português de letras que ter fazem querer sair cantando ( não que Engenheiros do Hawaii e Nenhum de Nós não façam, mas em tempos que o Rock parece estar em crise, é bom ver uma banda assim ). Então pegue o cd, coloque-o para rodar com o encarte nas mãos e confirme o que eu senti ao preparar esta resenha e exclame: este disco é uma baita sonzeira!!!
Nota: 10,0.

Sites: http://www.facebook.com/ventomotivo
e http://www.ventomotivo.com.br/.

Por Fernando R. R. Júnior
Julho/2015

Voltar para Resenhas