Unearthly - Revelations Of Holy Lies...Live
11 faixas - 2008 - Free Mind Records

    Na última resenha que fiz do Uneartlhy, do álbum Black Metal Commando ( leia aqui ),  já havia percebido que ao vivo eles também possuem muito poder de fogo, graças à música bônus inclusa no relançamento da Free Mind Records. Mantendo a marca dos anteriores, aqui também temos um luxuoso slipcase envolvendo a devastadora obra profana e de brinde, o artefato traz muitas fotos e um vídeo com mais de 40 minutos para que sejam executados no computador. Vamos à história: após o lançamento de Black Metal Commando, Lord Toth ( vocalista e co-fundador ) sai da banda e durante um tempo até que a formação se solidifique novamente é lançado em 2007 o EP Unmercyful Personalized Bestiality pelo selo At War Records

    Com isso o Unearthly parte para a sua primeira turnê internacional: a Unmercyful Domination South American Tour entre outubro e novembro de 2007. É justamente desta excursão que são concebidas as onze músicas presentes neste Revelations Of Holy Lies...Live, que contou com a seguinte formação: Eregion nos vocais, M. Mictian no baixo, Dennie Arawn na guitarra e M. Kult na bateria.

    Aberto com a instrumental Opus Enia - que mais parece um ritual macabro - e é rapidamente sucedido pela cadenciada Imminent Slaughter, faixa que podemos perceber notórias influências de Death Metal aos urros de Eregion. Ao vivo qualquer banda tende a soar mais pesada, mas, sem a presença dos teclados que existiam no Unearthly, nem é preciso dizer quão pesada ficou a banda, se ainda tem alguma dúvida ouça a terceira faixa Insurrection Of Chistianity. Days Of Storm For The Chistian Souls é a seguinte do álbum e alterna os triggers da bateria de M. Kult com os solos extremos na guitarra de Dennie e isso sem mencionar os vocais perfeitamente urrados de Eregion, aliás, reforço, ele entrou muito bem no posto. A matadora Catholocaust... soa ainda mais destruidora do que no seu álbum original Black Metal Commando, embora mesmo com ótima performance de Dennie Arawn  na guitarra e M. Mictian no baixo, me ressinto da falta dos teclados para que encorpem mais o peso do som.

       Eregion berra com ainda mais ira que seu predecessor nos vocais do Unearthly na inédita - até então - Revelations Of Holy Lies que contém um ótimo solo de guitarra. Living Under The Sign Of Blasphemy é a outra brutal dose de urros que são enfatizados no poderio conseguido pelo guitarrista Dennie e seus aliados no baixo e bateria, ou seja, M. Mictian e M. Kult  respectivamente. Outra inédita é Denial Your Batism, que além de ser totalmente blasfêmica é outra mostra que o Unearthly vai trilhar os caminhos do Death Metal, porém, sem esquecer de suas raízes no Black Metal.

    Com um vigoroso solo na guitarra temos The Eyes Of The Ripper e seu andamento tão forte que fico imaginando a insanidade das rodas durante a execução do petardo ao vivo nesta tour. Visions Of A Dying World marca a consagração do maléfico caos sonoro que é imposto pelo Unearthly. E fechando Revelations Of Holy Lies...Live temos a agressiva e veloz Nemesis...Humanity Infame Existencence que vem para arrebentar com tudo.

    Neste álbum gravado sem overdubs e edição, que foi mixado e masterizado por Flávio Pascarillo no HR Studio, marca de certa forma o início do caminho do Unearthly rumo a sonoridades mais Death Metal, porém com letras e vocais totalmente Black. Confesso que final da audição deste ótimo cd já foi desperta a curiosidade em como os cariocas estão preparando o seu próximo cd, previsto para sair ainda em 2009, cuja formação responsável está na foto acima.

Site: www.unearthly.com.br e www.myspace.com.br/nyearthlycommando
Gravadora: www.freemindrecords.com.br 

Por Fernando R. R. Júnior
Fevereiro/2009

Voltar para Resenhas