Uganga - Eurocaos Ao Vivo
13 faixas - Sapolio Radio / Metal Soldiers / Incêndio - 2013

     Para comemorar os 20 anos de carreira, o Uganga, banda mineira formada atualmente por Marco Henriques na bateria, Manu "Joker" Henriques nos vocais, Christian Franco e Thiago Soraggi nas guitarras, Raphael "Ras" Franco no baixo e vocais, lançaram no ano de 2013 o luxuoso Eurocaos Ao Vivo, que é um registro da primeira turnê europeia realizada em 2010 com muito sucesso em 18 datas em países como Alemanha, Bélgica, Portugal, Polônia, Espanha, Suíça e Republica Checa.

    Eurocaos Ao Vivo foi gravado no dia 18 de setembro de 2010 na cidade de Datteln na Alemanha durante o Razorblade Festival pelo engenheiro de som Oliver Okunneck, e detalhe, sem overdubs. Ao abrir o slipcase, pegarmos o cd para ouvirmos, ficamos diante de outra surpresa: um livreto escrito por Manu "Joker" Henriques relatando detalhadamente como foi a turnê, seus pontos bons, ruins, engraçados, enfim, um verdadeiro presente para os fãs. Existem outras surpresas que contarei ao longo do texto, mas uma posso adiantar, além do livreto, Eurocaos Ao Vivo conta com um encarte cheio de fotos.

     Os toques orientais de Kali-Yuga marcam a introdução do show do Uganga, que trouxe seu Thrashcore destruidor com a rápida Asas Negras, presente no álbum Vol 3: Caos, Carma e Conceito ( leia resenha ), de onde a maioria das faixas foi extraída e ao ouvir este princípio de show percebe-se como as gravações foram bem feitas. No palco, o Uganga é ainda mais furioso que no estúdio e a segunda que exibem é 3XC ( Caos, Carma e Conceito ) executada com muita cólera em um ritmo excelente para se entrar nas rodas. Manu "Joker" Henriques se comunica muito bem com a plateia e continua o set com Meus Velhos Olhos de Enxergar O Mal ( 2 Lobos ), que tem linhas pesadas e um tanto cadenciadas, que deixaram a versão ao vivo ter suas guitarras fluindo livres e precisas. Ouvindo o cd, você tem absoluta certeza de como que a banda conquistou e colocou os alemães para 'bangear' bastante.

    Sua Lei, Minha Lei ganha até uma 'dedicação especial' para alguns indivíduos, que em muitas vezes dizem que nos protegeriam, mas não o fazem. O Uganga toca com muita velocidade, mas, soube muito bem como aplicar os solos de baixo e guitarras com a devida categoria, causando assim, muito mais vibração tanto para quem ouve quanto para quem esteve no Razorblade ( aliás, ouvindo eu fico imaginando como estes alemães agitaram lá ).

    Em Zona Árida, os solos de Christian Franco e Thiago Soraggi até exibem linhas melodiosas, porém, são com os vocais irados de Manu "Joker" Henriques, que eles evoluem e nos agradam ainda mais. Sempre anunciando os títulos das músicas em português e depois em inglês, o vocalista canta raivosamente a matadora Fronteiras da Tolerância. As linhas instrumentais são tocadas com tamanha destreza pelo Uganga, que certamente levou o público presente a não parar quieto um instante sequer e retribuir em plena roda incansável, no final, Manu "Joker" Henriques agradece bastante a oportunidade pelo curto show, mas deveras matador.

    Em Van, a oitava faixa temos a banda conversando ( e zoando ) na estrada e Eurocaos Ao Vivo segue com alguns bônus, como o cover para Troops Of Doom do Sepultura, que foi gravada no Side B Lounge Live Club na cidade de Benavente em Portugal em uma versão bem "bate cabeça", que deixou os irmãos "além-mar" totalmente arrebentados, pressuponho. Para a cadenciada Nightmare, Manu "Joker" Henriques relembra seus tempos de bateria, quando atuava no Sarcófago, no final da música trocando de lugar com seu irmão Marco Henriques para terminar a canção literalmente quebrando tudo e sem dó.

    Eurocaos Ao Vivo conta com várias faixas de estúdio também inclusas como bônus e a primeira delas é: Não Desista, uma versão do lendário grupo de Heavy Metal paraense Stress, que foi gravada no Rock Lab Studio em Goiânia/GO por Gustavo Vazquez exibindo muito respeito a clássica banda brasileira e com muita qualidade.

    A outra é Desespero do Pastel de Miolos - banda de Punk Rock da Bahia - e esta é tocada com toda a crueza comum do estilo, mas que ao receber os vocais raivosos de Manu "Joker" Henriques e os solos rápidos e distorcidos de guitarras de Christian Franco e Thiago Soraggi ficou ainda mais agressiva.     

    Fechando a parte de faixas de áudio de Eurocaos Ao Vivo temos a experimental Antwerpendub, composição diferente de tudo que você ouviu no cd e curiosamente interessante pelas ambientações cravadas pelo baixista Raphael "Ras" Franco e pelo baterista Marco Henriques.

    O cd conta ainda com uma faixa multimídia com um documentário da turnê desde a saída de Minas Gerais, o embarque de São Paulo para a Europa e a chegada, dificuldades encontradas, trechos dos shows e das cidades visitadas, curiosidades, enfim, um excelente retrospecto do que foi esta tour europeia do Uganga em aproximadamente 30 minutos. Alem disso, o cd conta com os clipes de Fronteiras da Tolerância e Meus Velhos Olhos de Enxergar O Mal ( 2 Lobos ), ambos muito bem editados.  

    Com tantos presentes em apenas um único lançamento, Eurocaos Ao Vivo é um item imprescindível aos fãs do Thrashcore do Uganga, que já prepara para breve seu novo cd de estúdio com o título de Opressor. Não é para menos que Eurocaos Ao Vivo já rendeu a segunda tour europeia do Uganga chamada Cross Over Chaos - European Tour 2013 ao lado dos poloneses do Terrordome. É Metal brazuka vocalizado em português de grande qualidade e sem fronteiras.
Nota: 10,0.

Site: https://www.facebook.com/ugangaband; https://myspace.com/uganga;
http://ugangamg.blogspot.com.br/; http://www.uganga.com.br;
e http://www.twitter.com/uganga.

Por Fernando R. R. Júnior
Janeiro/2014

Voltar para Resenhas