Trieb - Deserto
 
6
Faixas - MS Metal Records - 2017

    Fundada em 2012 pelo vocalista Guilherme Alfradique Klausner na cidade de Niterói/RJ, o Trieb inicialmente tocava covers de Gothic Metal, e no decorrer destes primeiros anos de trabalho expandiram os seus horizontes sendo influenciados por nomes que vão de Korn a My Dying Bride, de Candlemass a Iron Maiden.

    O primeiro registro foi o EP de 2014 nomeado como May Dead Dreamers Become Living Nightmares e foi lançado com a presença de Tadeu Oliviera e Henrique Oliveira nas guitarras junto a Guilherme Alfradique Klausner. Com este line up, eles lançaram a música In Stahlgewittern, que foi inspirada no livro homônimo de Ernst Jünger, que é uma homenagem à trégua de Natal da Frente Ocidental da Primeira Guerra Mundial, que ocorreu no dia 24 de dezembro de 2014 e alcançou bastante repercussão tanto no país quanto lá fora. Porém, o single trouxe alguns problemas para a banda por questões de posicionamento político, que preferiu não aceitar uma proposta de uma distribuidora europeia que tinha em seu catálogo atos de extrema-direita para o seu lançamento.

    Em janeiro de 2015 foram iniciadas as gravações de Deserto, o primeiro álbum da banda, então com a seguinte formação: Guilherme Alfradique Klausner nos vocais, Henrique Cordeiro na guitarra e vocais guturais, Tadeu Oliveira na guitarra e Fernando Gameleira no baixo, que apresentou seis composições, cujos temas estão relacionados com fatos históricos e literários com o objetivo de ser um veículo para a cultura e superar os preconceitos circundantes do Heavy metal deixando claro que são parte de uma tradição do pensamento ocidental, conforme está retratada na capa e encartes de Deserto, pois são baseados em batalhas épicas gregas, cujo desenho é de Gustave Doré com edição de Tadeu Oliveira e Natália V. Leal.

    Trieb tem sua produção assinada por Guilherme Alfradique Klausner junto de Yuichu Inumaru e suas gravações aconteceram no Elenion Studios. Já os arranjos orquestrados ouvidos no cd tiveram o mentor do Trieb e também Henrique Cordeiro, Tadeu Oliveira e Yuichu Inumaru, além da Valhalla Room Symphony Orchestra. Já a mixagem e a edição de bateria ficaram a cargo de Eduardo Belchior e foi realizada no Intense Music Productions em Orebro na Suécia, o que já garantiu uma sonoridade muito melhor ao trabalho. A masterização aconteceu no Studios Seven aos cuidados de Ronny Milianowicz ( Amon Amarth, Kreator, Dragonforce, Angra, entre outros ).

    A instrumental The Return Of The King com seus coros épicos junto aos teclados, que se assemelham àqueles grandes órgãos de tubo de igrejas abre o cd Deserto preparando para o clima beligerante que teremos a seguir, que fica mais evidente nas batidas de tambores com as falas inicias de The Ballad Of The White Horse, que trazem o Heavy Power Metal cadenciado do Trieb nesta canção, que é ambientada por muitos riffs de guitarras devidamente melódicos e muita percussão, sendo que estas ditam o ritmo da música de forma correta.

    Em Queen In Yellow, o Trieb exibe uma canção aos dedilhados, onde suas narrações conferem um toque um tanto sinistro até que seu Heavy ecloda por linhas cadenciadas na condução do baixista Fernando Gameleira e prossiga com os vocais mais sombrios conforme o estilo apresentado em início, porém, no seu decorrer de sua letra, são aplicadas alterações de andamento que a tornam bastante interessante de se ouvir, como por exemplo seus flertes Progressivos.

    Com toques entristecidos no piano e no violino, além de vocais emocionados que lhe trazem um ar dramático, Sodom já é a quarta de Deserto e aqui o Trieb nos mostra uma canção obscura, que apresenta um crescimento grande até se transformar em um Heavy Metal Melódico envolvente, que intercala trechos viajantes e de longos solos de guitarras tocados por Tadeu Oliveria e Guilherme Cordeiro com outros mais acelerados, onde a voz de Guilherme Alfradique Klausner traz para a canção um aroma que lembra o timbre de Rafael Bittencourt do Angra e te desafio não gritar seu título com o vocalista.

  Para She, o quarteto começa com raiva e angústia declaradas em seus vocais em meio a um riff forte de guitarra, que concede a esta música um ar realmente feroz, que até lembra um pouco da pegada do Pantera na mais pesada das canções do cd com direito ainda à algumas vocalizações urradas feitas por Henrique Cordeiro. Entretanto, eles nos surpreendem e aplicam variações que fazem de She uma composição que necessita de mais audições para uma melhor compreensão de seu estilo, que conta com vocais guturais e agressivos em várias partes.

    A última é a suíte de mais de 26 minutos ( uau!!! ) chamada Devil Blows Desert Winds, que começa lenta e nos dedilhados de violão com vocais épicos no seu princípio, porque depois a música recebe um encorpado ritmo cadenciado de vocais raivosos garantidos na atuação de Henrique Cordeiro contracenando com os limpos de Guilherme Alfradique Klausner com letras que variam por partes em latim, inglês e português.

     As transformações que vamos percebendo ao longo decorrer de Devil Blows Desert Winds fazem esta composição ser bastante intrigante, pois, atravessa momentos animados, solos robustos incidentais e outro melódicos, solo de baixo e de teclados, partes viajantes e outros... muitos outros, que deixo para você perceber quando ouvir a composição. Para se ter uma ideia do quão surpreendente é esta viagem musical temos até partes com trechos do Hino Nacional Brasileiro e de um poema de Fernando Pessoa, que fazem de Devil Blows Desert Winds ser uma enorme concha de retalhos com todas as influências do Trieb fundidas em uma mesma música. Isso pode ser bom, mas, torna sua compreensão mais difícil para o ouvinte.

      Embora Deserto não seja um disco ruim, muito pelo contrário, pois é bem cativante ao longo de seus quase 60 minutos, aliás, vale dizer que foi muito bem gravado pelos músicos envolvidos, percebe-se que faltou um direcionamento para o Trieb, sendo necessário que eles escolham aquele que mais agrada a banda e seu líder Guilherme Alfradique Klausner para investir diretamente nele, pois, com tantas variedades e estilos nestas seis composições, seja qual for o escolhido, o Trieb vai ser dar bem, pois, capacidade e habilidade para isso ficaram claramente demonstradas que possuem. E vale acrescentar que o líder Guilherme Alfradique Klausner está atualmente trabalhando como músico solo para o segundo cd do Trieb.
Nota: 8,0.

Por Fernando R. R. Júnior
Janeiro/2020

Site Oficial: https://triebalism.com/site/  
Facebook: https://www.facebook.com/triebband  
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCUEWkOaPU7VH8aSX_-R24Ww  
Instagram: https://www.instagram.com/triebalist
Bandcamp: http://trieb.bandcamp.com/

 

Voltar para Resenhas