Trayce - Bittersweet
10 Faixas - MS Metal Records/Voice Music - 2012

    O Brasil está relevando um belo número de bandas que são novas, mas que estão exibindo seus debut´s providos de muita qualidade, o que é muito bom para o crescimento da cena Heavy Metal Nacional e mais um bom exemplo desta afirmação é o Trayce. Sua origem foi no ano de 2007 com o nome de Ace 4 Trays, que rendeu um EP autointitulado em 2008 e desta forma se apresentaram nos principais bares  de Rock da capital paulista. Neste tempo começaram as composições que estão neste primeiro cd, porém antes de lançarem Bittersweet, ainda com o nome de Ace 4 Trays disponibilizaram single Edge Of The World e o cd Roll The Dice, além de ganharam destaque tanto em shows quanto nas resenhas dos veículos especializados.

    Foi em 2011 que o nome foi mudado para Trayce e que Alex Gizzi na guitarra, Fabricio Modesto na guitarra e vocais, Diego Prado nos vocais, Rafa Palm Cianono baixo e Marcelo Campos na bateria mergulharam firmes para a gravação, mixagem e masterização do seu debut, o citado Bittersweet, com Adair Daufembach ( Hangar, Holiness, Project 46, entre outros ) no Daufembach Studios entre julho e agosto.

    A faixa de abertura de BitterSweet é Look At Yourself e o Trayce inicia com ótimos dedilhados que dão lugar a um ritmo pesado e muito bem feito guitarras, baixo e bateria, nos levando aos agressivos vocais de Diego Prado, que te cativam pela alternância com suas partes limpas cantadas com muito capricho. Made Of Stone possui um andamento forte de guitarras, que é cantado com bases mais Thrash e com linhas modernas se tornando muito interessantes exatamente por isso.     

    Com uma sequencia de bons solos de guitarras surgindo e cada vez mais se ampliando junto à bateria e o baixo temos Land Of Hatred, que é cantada de forma envolvente e que deixa ser mostrado vários momentos de pura raiva, e aí mais uma vez me rendo ao talento de Diego Prado comandando os vocais. Em Watching Over, o baterista Marcelo Campos realiza ótimas evoluções junto aos guitarristas Alex Gizzi e Fabricio Modesto em uma música influenciada por Faith No More com um ritmo bem diferenciado, mas que é pesado e agradável para que curte. O que é interessante é perceber a facilidade como o Trayce vai das partes melódicas para as mais extremas.

   Com as sirenes de ataque aéreo soando, o Trayce nos mostra Let It Burn, a quinta de Bittersweet com toda a sua riqueza de variações instrumentais e vocais, que além de um ótimo refrão de fácil memorização tenho que destacar a rifflerama de muita categoria nas guitarras. 

    Depois com See You Tonight encontramos uma das mais pesadas faixas do cd com um ritmo cadenciado de vocais mais raivosos que são para detonar com o ouvinte, mas o quinteto foi além e aplicou viradas que dão um 'grau a mais' na audição e sempre com melodias bem conduzidas com um refrão que certamente empolgará ao vivo. Price To Pay deixa as guitarras mostrarem sua força junto ao peso da bateria com vocais agressivos e uma linha que exibe também muita fúria que é ideal para os momentos de headbanging.

    Em F#ck My Hate temos a mais crua brutalidade sonora deste cd, pois nesta o vocalista Diego Prado a canta de forma gutural, exceção feita apenas ao refrão, que é mais limpo em uma atuação excelente da bateria e das guitarras, que são destacadas ainda mais pelo baixo sempre bem feito de Rafa Palm Cianono. B.O.Y.H. ( ou Back Of Your Head se preferir ) exibe uma linha melodiosa com um fundo pesado em uma construção bem feita, que culmina com a entrada de Diego Prado desferindo um urro muito forte para depois cantar com ímpeto seus raivosos versos, mas, o que chama a atenção mesmo é a inversão de trechos calmos com dedilhados para os que são urrados e pesadíssimos. Por falar em calmaria e dedilhados nas guitarras com vocais suaves, a seguinte é Falling, que segue assim até o Trayce nos surpreender com o peso que aplica na música encerrando de forma brilhante Bittersweet.

    Embora exista a versão do cd disponível para audição no site da banda, te recomendo a versão física, pois além da ótima capa do baterista Marcelo Campos, o encarte torna-se um pôster, um dos cuidados que sempre aumentam a ligação do fã com a obra.  Para quem gosta de um Heavy Metal com Metalcore, que é dotado de linhas melodiosas de qualidade, cheio de inversões no seu andamento e passa toda a fúria dos melhores Thrashs, Bittersweet do Trayce é um trabalho que deve ser conhecido.
Nota: 8,5.

Site: www.trayceband.com.

Por Fernando R. R. Júnior
Janeiro/2013

Voltar para Resenhas