Totem - Vale Quanto Pesa
12 Faixas - Independente - 2011

    Os veteranos músicos do Totem formaram a banda em Brasília/DF no ano de 1999, mas, Vale Quanto Pesa, o primeiro álbum só veio a ser lançado em 2011, sucedendo os demos Os Quatro Elementos de 2000, Outra Palavra de 2002 e Demo 3 de 2006. Desde então, a proposta da banda formada por Regivéi nos vocais, Alexandre Siqueira no baixo, Fábio Marreco na guitarra e Thiago Totem na bateria, que continuam juntos desde quando surgiram foi de tocar um Rock Pauleira cantado em português com letras de conteúdo simbólico que remetem a vida cotidiana em uma poesia concretista. Neste bom tempo de banda, o Totem se apresentou nos principais festivais do Distrito Federal tais como Porão do Rock, Marreco`s Fest, Ferrock e Brasília Fest Rock, que trouxeram uma visibilidade maior à banda.

    A produção de Vale Quanto Pesa foi realizada com os membros do Totem juntos a Guilherme Negrão com o apoio do FAC - Fundo de Apoio a Cultura resultando em um trabalho com 12 faixas e com ótima capa de Fábio Marreco, acomodando o cd em um caprichado digipack.

    Lei de Tabuleiro abre o cd com bons riffs de guitarra e um ritmo encorpado de baixo e bateria  junto aos vocais em tons mais graves de Regivéi fundem-se muito bem com o som Heavy Metal da banda em uma letra bem feita e cativante. No Janta mantém o clima despojado e pesado do quarteto em uma letra bem forte, que é vocalizada de forma muito agressiva. Resistência inicia com um andamento intrínseco, muito envolvente, pesado e cadenciado que o Totem conduz a música em uma base puramente de Thrash Metal e Regisvéi a canta muito bem enquanto Fábio Marreco realiza solos revigorantes em sua guitarra.

    A seguinte é Balada Perdida e logo em seus primeiros acordes, o Totem mostra que sabe modificar positivamente seu som sem estragar a qualidade, pois esta quarta música está mais para uma balada pesada com solos melodiosos e alguns mais acústicos devidamente acomodados na voz rouca de seu vocalista, enfim, ponto para a banda. Começando cheia de efeitos no baixo Imagem e Semelhança exibe um fortificado andamento mais cadenciado com uma letra, que provavelmente, não deve ser muito fácil de ser cantada, mas é muito interessante e ácida quando se ouve, ainda mais da forma agressiva que Regisvéi a canta com solos de guitarras cada vez mais nervosos e prazerosos para os fãs que os curtem.

    A rápida Maracutaia é a próxima e nesta o Totem mostra mais uma face de sua versatilidade musical, pois o ritmo de guitarra recebe evoluções que ficam melhores no decorrer de seus minutos e a letra tece mais uma crítica à sociedade. Depois recebemos os toques mais viajantes nos dedilhados de Fábio Marreco, que trazem Esse Morcego com ares de balada, mas só até a guitarra dar mais vida à proposta cheia de energia do quarteto, sejam nos riffs pesados ou nos vocais roucos e fortes, que mais uma vez estão bem feitos e classificam esta sétima música de Vale Quanto Pesa como uma das melhores do cd, para confirmar sinta sua melodia e os solos de guitarras mais ao final.

     Futilibol é outra com um ritmo pesadão e acelerado, que é muito bem enfatizado pelos toques da guitarra, que destacam a atuação do baterista Thiago Totem e do baixista Alexandre Siqueira, que deixam uma linha muito boa para os vocais de Regivéi nos mostrarem a interessante e raivosa letra desta oitava música de Vale Quanto Pesa, que além de ser um ótimo Heavy Metal, possui um refrão que será gravado facilmente na memória.

    Mais uma vez voltada para os momentos mais calmos temos Mulher Ônix com o Totem realizando uma linha viajante em uma letra sarcástica e com muita categoria, confirme prestando atenção em seus solos de guitarra. Aumentando a velocidade chega a vez de Amor de Monstro, que é um mais pesada e cantada com garra em uma letra com rimas que parecem simples, mas que quase travam a língua e aí reside um dos pontos fortes do vocalista, pois ele efetua sua parte com muita competência em meio aos excelentes solos de Fábio Marreco em um Heavy Metal tradicional dos bons.

    Com a guitarra de Fábio Marreco produzindo solos que vão “te pegando cada vez mais”, o Totem nos envia Ela Pintada, que é dona de uma ligação muito forte em seus versos com o ritmo instrumental que exibe a guitarra se tornando mais pesada a cada nota, graças ao andamento vigoroso de bateria e baixo trazidos por Tiago Totem e Alexandre Siqueira, respectivamente. Nesta o Totem mostrou que é capaz de elevar fortemente seu Heavy Metal sem esquecer de exibir belas melodias ao fundo. Para terminar Vale Quanto Pesa, os brasilienses exibem Toda Estação, que possui linhas calmas e uma letra que parece ter um duplo sentido destacando mais uma vez, os solos de Fábio Marreco na guitarra que exibem um crescente instrumental que sobe bem para o alto e depois é conduzido de forma destemida pela banda.

    Heavy Metal de vocais roucos e graves que são cheios de ótimos solos de guitarras em letras cantadas em português e com versos que aproveitam muito bem de detalhes de nossa língua, tais como por exemplo nos versos de “Ao Me Demonstrar ...Mostro o Meu Monstro” ou “pepita que palpita”, enfim, rimas bem feitas e muito bem pensadas. Atualmente o Totem encontra-se concentrado na finalização de seu primeiro DVD e a pré-produção do segundo cd, então se gostou da ideia e aprecia alguma das características citadas acima trate de ouvir Vale Quanto Pesa sabendo que logo teremos mais novidades do quarteto brasiliense.
Nota: 9,0.

Sites: www.myspace.com/totempauleira.

Por Fernando R. R. Júnior
Novembro/2012

Voltar para Resenhas