Torture Squad - Hellbound
2008 - Hellion Records - 11 músicas

    Bandas como o Torture Squad dispensam maiores apresentações, pois eles já tem um bom tempo de estrada, atualmente, são um dos maiores representantes da cena metal brasileira lá fora e estavam já alguns anos na tour do seu último trabalho, o excelente álbum Pandemonium que rendeu o cd/dvd ao vivo  Death, Caos, Torture...Alive lançado em 2004. De lá para cá muitos shows foram realizados entre eles a participação no Brasil Metal Union de 2006 ( leia matéria ) e a presença no aclamado festival Wacken Open Air. Voltando ao Mr. Som Studio ( São Paulo ), sobre a supervisão de Marcelo Pompeu e Tielo Martins entre agosto de 2007 a fevereiro de 2008, o Torture Squad preparou mais um grande trabalho com Hellbound, título do quinto cd da banda.

    Embora durante o período de gravações tenham sido feitas com o guitarrista Maurício Nogueira, agora para os shows de divulgação do cd, uma mudança no line-up acontece: Augusto Lopes ( ex-Eternal Maleditiction ) foi recrutado para o posto das seis cordas da banda aliando-se a Vitor Rodrigues nos vocais, Almicar Cristofaro na bateria e Castor no baixo. E desta vez, todo o peso teve um interessante adicional: Fábio Laguna comandou os teclados.

    A instrumental MMXII abre o disco e já mostra o que esse lançamento da Hellion Records está nos preparando com um clima soturno e sombrio, relativamente mais melódico lembrando uma sonoridade de um filme no momento que antecede uma batalha sangrenta,  nesta que provavelmente será com certeza a faixa de abertura dos shows. Porém, quando a guitarra rompe, aí o som fica animal com Leaving For The Kill onde toda a raiva do Torture Squad começa ser aplicada. O instrumental de bateria e guitarra já estão fabulosos, mas quando Vitor Rodrigues destila sua fúria com sede de sangue nos vocais vemos o quanto o Torture Squad melhorou ainda mais nestes últimos anos. A letra mais uma vez crítica as religiões neste thrash/death marcante, com velocidade impressionante. Sem se perceber a mudança de faixa devido a intensidade sonora que o Torture Squad nos proporciona chegamos para ouvir a veloz The Beast Within, que começa com aquela porradaria indestrutível e insana que eles fazem em seu som com uma precisão instrumental que está cada vez melhor. E Vitor canta de forma fantasmagórica e não tem como curtir um som desses quieto, tem que agitar em casa mesmo, e registro aqui também um destaque para o baixo imensamente pesado de Castor.

    Depois temos The Fall Of Man onde a densidade criada pelo conjunto de baixo, bateria e guitarra não param nunca, sendo preenchido todos os espaços possíveis, o que resulta em um death metal muito agressivo com urros insanos de Vitor  (  que está cantando demais ), aliás sua voz é para perfurar os ouvidos, e ele sabe alternar sua voz muito bem dos momentos mais agressivos para os mais calmos. The Fall Of Man é um espancamento sonoro que a eleva como a mais pesada deste início de Hellbound.

    Título de um single que antecedeu o cd, Chaos Corporation é a seguinte e o Torture Squad já a executava em shows, mas a pancada que temos aqui é quase que impossível de descrever, você tem de ouvir mesmo, pois tudo está em um nível excelente, pois eles estão funcionando com uma engrenagem cirurgicamente bem preparada e pronta para destruir com tudo, em suma, é uma das mais rápidas e violentas do cd. Vitor canta em estado de fúria total, e no refrão deste música é a hora para ' se matar´ nas rodas de empolgação. Hellbound traz uma surpresa atrás da outra, fato este que provavelmente colocará este álbum como o melhor do Torture Squad, e a próxima Man Behind The Mask é uma prova fiel disso, pois começa com diálogos que fornecem um clima de filme com uma insanidade virtuosa, com Vitor Rodrigues berrando em altíssimos decibéis e sendo acompanhado pelos solos de guitarra. Tenho de destacar as mudanças de andamento, que em meio ao inferno sonoro que ouvimos, percebe-se que eles deram um tratamento especial a música.

    In The Cyberwar é a sétima música que começa com repiques nos pratos e é um tanto quanto cadenciada mas pesadíssima, e para isso é só verificar a forma que a guitarra de Maurício é tocada e pela velocidade que vai sendo adquirida até Vitor arregaçar com tudo ao cantar de forma que dita o tamanho do peso que é imposto nesta que é mais um thrash com letra sobre a guerra cibernética e um tema que tem acontecido no mundo atual, com destaque para o trampo no baixo e na bateria. Com a uma excelente participação do violão de MaurÍcio temos Twilight For All Making e o mesmo verso do violão é traduzido na guitarra, o que deixa uma imensa responsabilidade para o ex-Eternal Malediction Augusto para tocar sons como este ao vivo, e aí meus amigos chegamos ao ponto forte: a impecável agressividade proporcionada pelo Torture Squad em mais uma memorável canção de Hellbound que demoram para os vocais terem sua entrada e para que então possamos sentir a porrada que arrebenta com todo o seu corpo. E o som retorna aos trechos acústicos com uma variação instrumental incrível que antecedem a nova sessão mais extrema capitaneada pela voz de Vitor novamente neste death metal fabuloso animal destruidor.


    The Four Winds é uma maravilhosa faixa instrumental com grande melodia no violão que eleva este álbum a um dos melhores lançamentos do ano. O álbum é justamente fechado com a cadenciada faixa título Hellbound e dá quase uma pena em pensar que ele já está acabando, e conta com as participações de Fábio Golfetti na harpa e Heros Trench na guitarra - digna para encerrar este discão como é o caso deste lançamento da Hellion Records.

    É muito legal quando uma banda encontra-se em estado de franca evolução como é o caso do Torture Squad e melhor ainda quando nos presentea com um novo cd e forte candidato a melhor trabalho da banda.  Motivos como estes facilitam nossa compreensão do porque o velho continente se rendeu ao som do Torture Squad. Já desejo um baita sucesso ao Augusto para que o esquadrão faça a tortura da sua legião de fãs pelo mundo. Torture Squad Rules.

Site: http://www.myspace.com/torturesquadband
Gravadora: www.hellion.com.br

Por Fernando R. R. Júnior

Voltar para Resenhas