Thriven - Bag Of Scumbags
13 Faixas - Independente - 2012

    O Thriven é uma banda formada em Campinas/SP no ano de 2008 e para o lançamento do seu debut cd os músicos Pedro De Conti nos vocais, Sidnei Siqueira e Luiz Moura nas guitarras, Gustavo Boni no baixo e Luis André Gigante na bateria, decidiram impressionar seus fãs antes mesmo de se ouvir Bag Of Scumbags, pois o álbum está em um luxuoso digipack possuidor de um encarte detalhado muito bem feito e que transforma-se em um miniposter cheio de ilustrações com os desenhos feitos por João Lavieri e Gregorio Marangoni se interligando de um lado e com as letras do outro, tudo para aumentar a conexão do trabalho à música presente nele, enfim, um presente para os fãs.

    O quinteto realizou as gravações deste cd durante o ano de 2011 nos estúdios DaTribo Studio ( bateria ), LCM Studios ( guitarras ) e no Lamparina Studio ( vocais, baixo e guitarras adicionais ), sempre com Thiago Hóspede, que comandou as gravações, mixagem e masterização ( ao lado dos membros do Thriven ) que soube extrair o máximo da banda para que a sonoridade ficasse o mais forte possível.

    Baeg abre o cd com uma linha de guitarras cadenciada e cheia de uma melodia bem sinistra, que é muito bem vocalizada por Pedro De Conti começando com vocais mais limpos e depois aplicando sua agressividade em pequenas dosagens em uma roupagem mais obscura do seu Metalcore. Quando o ritmo da anterior recebe mais peso e fúria, já estamos  - mesmo que sem perceber - em A Lacalabresi e a técnica do Thriven aparece com várias modificações em seu andamento, mas que não diminuem o peso e encerram ao som de sirenes, e estas por sua vez se ligam muito bem à cadenciada Groan. Esta terceira música de Bag Of Scumbags possui vocais limpos, um eficiente trabalho da parte instrumental ( baixo, bateria e guitarras ) e um final que o quinteto ferve em peso e agressividade. Depois, sem mudar o andamento, Over And Done exibe algumas paradas muito bem supridas pelos solos de guitarras e pelos vocais bastante raivosos de Pedro De Conti em conjunto à uma significativa percussão feita por Luis André Gigante, que mergulham em um caos sonoro muito incomum, cativante e que sofre modificações de ritmo muito intrigantes.

    Em uma linha que mergulha profundamente no mais violento Metalcore, Fudge traz a participação de Andreas Karl Dehn nos vocais guturais e o Thriven realiza inversões totalmente inesperadas em seu andamento, que de alguma forma envolvem quem ouve o cd, ainda mais quando percebe-se a combinação dos triggers da bateria de Luis André Gigante com os solos de guitarras de Sidnei Siqueira e Luiz Moura. Após alguns repiques de bateria e um longo grito ao fundo, Pedro De Conti mostra sua versatilidade ao cantar novamente com vocais limpos na sexta canção de Bag Of Scumbags, que é intitulada Seduction e exibe versos em castelhano, além de uma complicada ( de se fazer é claro ) parte instrumental, que contribui para deixar a música ainda melhor, aliás ponto para a banda por variar em praticamente todas as músicas de momentos que são dignos de um Dream Theater para outros que são dignos do Sepultura.

    Choosen One traz um pouco mais de velocidade à agressiva e variada técnica presente no som do Thriven, e esta intensidade é aumentada e diminuída de acordo com o caminho que a música pede, pois nesta eles aplicam esse conceito em um peso considerável da parte instrumental e com os vocais nos fazendo gravar o título da música, seja os limpos ou os extremamente agressivos, porém, muito curioso é o  seu o final nos dedilhados mais calmos e vocais limpos. Uselles aparece com uma feroz e crua pegada na bateria que recebe os bons riffs de guitarras mais cadenciados, que traçam assim, o caminho para o vocalista alternar momentos ora mais guturais ora mais calmos em um ritmo de fundo onde o que impera é o caos.

    A próxima é a sombria Myers, uma canção instrumental cheia de efeitos e urros esquisitos, que está coladinha com Bully, esta última é possuidora de uma sequencia de riffs de guitarras pesados que ganham velocidade tanto da bateria quanto do baixo e que são vocalizados com a devida fúria por Pedro De Conti nos passando ao ouvir, uma vontade sair abrindo uma roda de mosh. O que não posso esquecer de mencionar são as inúmeras alternações ritmos que o Thriven realiza nesta música e sempre esbanjando competência.

    Annanimal começa com um inicio introspectivo e entre repiques de bateria e dedilhados, o Thriven convidou Estela Cassilatti para dividir os vocais com Pedro De Conti em uma música muito sombria, que é cantada de forma viajante, suave e que fica extremamente caótica em seu final, com vocais guturais e um intenso ritmo pesadíssimo. Os efeitos e o peso instrumental de Greedy ficam ainda maiores quando os agressivos vocais de Pedro De Conti exalam toda a sua imensa fúria. O interessante é que o Thriven modifica por várias vezes o andamento da música e assim, não só surpreende quem ouve como também deixa o fã curioso em saber o que vai acontecer. A longa faixa instrumental Spinal encerra Bag Of Scumbags com seu ritmo cadenciado e cheio de virtuosas variações presentes nas guitarras, na bateria e no baixo, que são muito bem conduzidas pelos músicos da banda.

    Nota-se que com um lançamento deste naipe o Thriven não está aí para brincadeiras, quer mostrar sua cara e solidificar-se na cena, tanto é verdade que seu logotipo foi criado pelo renomado artista belga Christophe Szpajdel e mesmo não sendo um álbum de fácil assimilação, Bag Of Scumbags merece várias audições pela capacidade de intrigar que o cd possui. Detalhe, apesar de poder-se comprar pelo iTunes, recomendo mesmo a versão física com toda a sua já mencionada arte gráfica.
Nota: 9,0.

Sites: http://www.thriven.com.br/, http://www.bagofscumbags.com e http://www.myspace.com/thriven1.

Por Fernando R. R. Júnior
Junho/2012

Voltar para Resenhas