Thram - Lost Mind
11 Faixas - HFM Records

    E mais uma banda que figurou aqui no Rock On Stage, nas resenhas de demos, chega ao seu primeiro full lenght e é com grande orgulho que começo esta resenha. Digo isso porque em pouco tempo a banda mostrou uma grande evolução.

    A banda em questão é o Thram, criada em São José dos Campos/SP no final de 2001, quando o vocalista Adriano Bonfim e o guitarrista Lucas Godoy começaram a pensar em criar esse trabalho que estou contando em detalhes nas linhas abaixo. A liberdade criativa resultou no cd demo Indignation ( leia a resenha ). Mostrando influências que passam de thrash metal até toques mais de prog-metal, o Thram conseguiu muitos resultados positivos com o demo em revistas e sites especializados, o que serviu para que a banda crescesse e aumentasse os fãs durante o ano de 2003. Este primeiro álbum Lost Mind, lançado em setembro de 2004, tem em sua temática sobre o homem com seus atos, idéias e insanidades.  

    O mais interessante neste novo trabalho, é que temos novas músicas e versões de músicas do demo Indignation com uma cara totalmente nova. A capa e o encarte ficaram a cargo de Marcos Schmidt ( que é desenhista de Comic Novels ), que fez um excelente trabalho. E falando em excelentes trabalhos, os parabéns para Lucas Godoy que produziu, mixou, enfim, fez tudo no Oversonic Studios para a conclusão do disco. Completando o line up que gravou Lost Mind temos: Adriano Moreira na bateria e Gabriel Godoy no baixo. Vale lembrar que Adriano Moreira saiu no final de 2004 e foi substituído por Marcos Dotta.

    E agora comentando as músicas de Lost Mind temos: Volcano - um heavy metal pesado com influência de Dream Theater e a voz distorcida Adriano Bonfim com riffs que merecem os parabéns: pesados e rápidos. Segunda do disco Into The Dark mostra um um belo peso nas guitarras com repiques na bateria e vocais distorcidos. As duas faixas seguintes possuem riffs mais cadenciados, sendo elas: A Murderer´s Diary que conta com vocais em coro e solos bem pesados posteriormente; e Indignation onde ouvimos o vocal com uma grande agressividade. Scream, que é uma das novas composições, é uma canção que tem belas inversões na bateria e os riffs de baixo de Gabriel Godoy e guitarra de Lucas Godoy são ótimos.

    Social Distorcion que é originária do demo Indignation, está mais pesada, com novos arranjos que a deixaram mais rápida e com partes mais rock´n´roll. É na minha opinião uma das melhores do cd - quer conhecer o Thram com uma só música? Então ouça Social Distorcion. A canção seguinte é To Kill que conta com solos rápidos ( pelo menos no início ) e letra sobre pessoas que deveriam morrer. Então um momento um tanto mais calmo, com The Day After mostra a versatilidade da banda e toda a capacidade vocal de Adriano Bonfim; o refrão é de fácil memorização e tece uma crítica a raça humana. Metal Words ( a seguinte ) foi outra que sofreu algumas modificações e ficou cadenciada, mas continua pesada e claro, com uma letra criticando muitas coisas que merecem a " carcada " contida nela ( exemplo: corrupção, terrorismo, etc ); além do peso já citado, note os riffs de Lucas Godoy

    Fear My Acts começa com um dedilhado e passa depois a uma agressividade e tem um refrão gostoso de se ouvir, com uma letra sobre a insanidade humana. Psycho Train começa com um pequeno, mas belo solo de bateria de Adriano Moreira, belos riffs e um vocal incansável e agressivo. A canção bônus que fecha Lost Mind é Still Waiting For - uma balada de hard rock que serve para sentir  a banda  ao vivo, sem dúvida outro grande momento da bolachinha.

    Para você que gosta de um heavy metal com grandes variações conheça Lost Mind e se surpreenda com o que o Thram mesmo define como heavy fuckin´metal - tenho certeza que vai gostar. Vale lembrar que para divulgar o disco em 2005, a banda está na turnê Heavy Fuckin´Metal, P*##@!  ao lado do Tiger Cult.

Site: www.thram.com

Por Fernando R. R. Júnior

Voltar para Resenhas