The Black Bullets
8 Faixas - Independente - 2012

    Formada em fevereiro de 2007 na cidade de Valença ( interior do Rio de Janeiro ), o quinteto The Black Bullets foi influenciado por grandes nomes do Rock como Led Zeppelin, Black Sabbath, ZZ Top, Pink Floyd, Deep Purple, Lynyrd Skynyrd, Neil Young e muitos outros da grande maioria que fazem a cabeça da maioria dos meus amigos, inclusive a minha.

    Após uma ótima experiência acumulada por João Jr. nos vocais, Felipe Martins e Rominho Alvarez nas guitarras e backing vocals, Daniel Iunes no baixo e Léozinho na bateria em covers das bandas citadas acima e muitas outras, que renderam à banda prêmios como Agrado Popular com a música Pedras e Rancores no Festival Canta Rio Sul  ( da TV Rio Sul, uma afiliada da Rede Globo ) e de melhor arranjo, melhor interprete e melhor música no Festival do Rio das Flores ( em Rio das Flores/RJ ), o The Black Bullets decidiu em 2012 gravar seu debut cd com músicas próprias no Studio 430 com o produtor Luís Paulo, que realizou também a mixagem e masterização do cd, composto por oito músicas, que são todas cantadas em português e obviamente com o foco no Heavy Rock setentista. 

    O  Ouro e a Prata inicia o cd com toda essa pegada calcificada em bons solos de guitarras e nos bons vocais de João Jr. em um bom Rock´n´Roll de melodia e letras que são gostosas de se ouvir de fácil memorização, que dão aquela vontade de cantar junto e detalhe, a letra é bem critica. How Long é um Bluesão mais lento e dos bons... sinceramente, é daqueles que te empolga logo na primeira audição do cd, seja por suas levadas, ou pela ótima interpretação de João Jr. com seu vozeirão ou ainda talvez pelos caprichados solos de guitarras que grudam na alma. Com o baixo de Daniel Iunes fazendo os primeiros acordes do Rock´N´Roll rápido e sujo temos Inviolável, que é dotada de um andamento muito bom tanto que senti uma pitada do nosso Baranga em seu ritmo. A letra que é muito bem cantada por João Jr. é sobre as tentativas de se tentar mudar a cabeça das pessoas e no final, o The Black Bullets aplica uma linha Bluesada de muita qualidade com vocalizações que lembram o mestre Raul Seixas pelo jeito direto que é cantada, enfim, uma forte candidata ao posto de ápice do cd.  

    Depois, com vários dedilhados mais calmos e um tanto acústicos temos a positiva Fortaleza, que é muito bem conduzida pelos quinteto e seja no seu ritmo ou em sua letra encontramos uma música que deve ( note bem... deve ) figurar até nas rádios AM´s de sua cidade, pois temos que mostrar toda a imensa cultura que um Rock possui, mesmo que com tonalidades mais Pop.

    Sem Piedade começa com acordes mais introspectivos e ligados em uma boa melodia, que recebem toda a energia de um Heavy Rock e assim possa alternar momentos mais calmos com os puramente Zeppelinianos, ou seja vocais cativantes com solos longos de guitarras em uma base fortificada de baixo e bateria. A sexta é o Rock´n´Roll bom de se ouvir de Pedras e Rancores, onde o The Black Bullets deixam as suas guitarras voarem livremente nos longos solos inspirados a la Lynyrd Skynyrd de boas evoluções ( ponto para Felipe Martins e Rominho Alvarez ) e isso tudo, com versos bastante animados cantados pelo vocalista João Jr. em mais uma letra que traz boas vibrações.

    De título bem cumprido e com uma emocionante atuação de Claúdio Morgado ao piano a sétima faixa do cd, O Espectro Em Sua Atemporal Reflexão recebe também ótimos solos de guitarras, que fazem desta música instrumental ter seu destaque no cd. Aliás, no solo detectamos claras influências do Deep Purple com muitas improvisações entre baixo, guitarras, teclados e bateria, fato que comprova que o The Black Bullets sabe alçar voos maiores sem problemas. Incrível como quando estamos diante de um grande cd como o tempo parece brincar e passar mais depressa... e a acústica Última Fé ( bem voz e violão no inicio ) com um jeitão de Eagles ficou com a honra de encerrar de forma um tanto melancólica o cd, porém, bastante espiritual e com uma inspiradora e bela letra.

    Com tantas boas influências ficaria difícil o The Black Bullets não produzir um cd com tamanha qualidade e o mais bacana... cantado em português e com letras muito positivas. Se tem seus pés fincados nos anos 70 trate de conhecer o som desta galera do Rio de Janeiro o quanto antes, pois é como eles afirmam no encarte do cd: "bom e velho? que nada o Rock é sublime e eterno!".
Nota: 9,5.

Sites: www.theblackbullets.com.br, www.theblackbullets.blogspot.com e www.myspace.com/blackbulletsband.

Por Fernando R. R. Júnior
Outubro/2012

Voltar para Resenhas