The Giant Void - Thought Insertion
9 Faixas - Independente - 2021

        Reunidos em 2021, porém, já contando com vasta experiência, o The Giant Void foi criado pelo produtor musical Felipe Colenci ( Black Dome e Fire Diamond ), que é proprietário da Fuzzr Audio ( produtora de áudio das mais respeitadas do país, que é especializada em jingles, spots e efeitos sonoros ). Graças à Fuzzr, Felipe Colenci encontrou o vocalista Hugo Rafael, que é seu amigo e sobre ele, o produtor comentou: "Eu estava gravando as primeiras músicas do que viria a ser o The Giant Void aqui na Fuzzr quando fui até a sala do Hugo - ele trabalha aqui na produtora também - e o convidei para gravar algumas vozes. Quando ele terminou a primeira música, eu sabia que tínhamos algo muito sério ali."

    E Hugo Rafael - que é vocalista do Sambô desde 2015 ( grupo que mistura Rock e Samba com inclusive versões de canções de Rock famosas ) - também relatou sua opinião sobre o The Giant Void: "O Colenci já sabia que eu sempre fui um grande fã de Rock e Metal e quando ele me comentou sobre o novo projeto eu já comecei a me preparar." Vale dizer também que Hugo Rafael foi vencedor do concurso de jovens talentos do Programa Raul Gil do SBT, e com isso, conseguiu gravar um álbum solo pela Sony Music.

    Assim, Felipe Colenci ( guitarra e baixo ) e Hugo Rafael ( vocais ) convidaram Michael Ehré ( Primal Fear, The Unity, Uli John Roth e Gamma Ray ) para a bateria e este afirmou o seguinte: "As músicas do The Giant Void são bem desafiadoras, embora divertidas para se tocar. Elas tem compassos diferentes e mudanças de tempo bem específicas. Ainda assim bem marcantes e melódicas e tenho certeza que vocês irão gostar. Há músicos incríveis envolvidos nesse projeto."

    Desta forma, eles apresentaram os singles Bite The Bullet ( com participação de Adrian Barilari do Rata Blanca ) e Dead End Job em 2021, que foram precursores de seu debut intitulado como Thought Insertion, que foi produzido, mixado e masterizado por Felipe Colenci no seu Fuzzr Audio em Sorocaba/SP entre janeiro e abril de 2021, enquanto que Michael Ehré gravou suas partes em seu próprio estúdio caseiro em Nordenham na Alemanha no mesmo período de tempo.

    Thought Insertion teve sua arte feita por Carlos Fides da Artsign Design e possui uma capa de um planeta deserto e quente com um triângulo apontando para um lugar que provavelmente deve ser a Terra ou que é habitável. O lançamento oficial do álbum ocorreu no dia 18 de dezembro de 2021 com um show no Teatro Municipal Teotônio Vilela de Sorocaba/SP e além de Felipe Colenci e Hugo Rafael fizeram parte do The Giant Void os músicos Guilherme Durão no baixo, Francisco Rangel nos teclados e Marcus Castellani na bateria ( que já tocou com o Manowar ) marcando também o lançamento da versão física em digipack pela Voice Music, aliás, esta resenha é centrada neste esbelto formato físico do álbum, que possui um encarte de doze páginas e mais interessantes desenhos.

    Thought Insertion é aberto com uma sequencia reforçada e eletrizante de solos de guitarra, que trazem o Heavy intenso e pulsante de Voidwalker em que notamos os vocais poderosos de Hugo Rafael exibidos em uma composição que captura o ouvinte imediatamente e que sem perceber você também berrará seu título com ele.

    Depois deste excelente e atordoante começo, eles prosseguem com o clima pesado e um pouco cadenciado no single Bite The Bullet, que traz os convidados Adrian Barilari e Geraldo Côrtez  nos vocais ( em espanhol garantindo uma diferenciada contraposição na música ) junto a Hugo Rafael. Entretanto, tenho que enaltecer também os solos de guitarra feitos por Felipe Colenci que dão a devida robustez à canção que tanto gostamos.

    Em Dead End Job, o outro single e que também é possuidor de um refrão marcante, temos um Heavy Metal excelente e de um estilo atual bastante envolvente, que está enclausurado em seus solos de guitarra e na pegada poderosa de Michael Ehré na sua bateria.

    A quarta faixa é a Ordinary Man e após um começo elaborado, o The Giant Void apresenta vocais com muita melodia em um andamento que cresce à maneira que seus minutos passam resultando em uma canção deveras contagiante com direito à surpresas nos repiques dos pratos de Michael Ehré e também nos vocais de Hugo Rafael, antes que eles elevem o peso e modifiquem positivamente e inesperadamente toda a fisiologia da música culminando assim na minha favorita até aqui.

     Para Beltalowda, eles nos mostraram uma criação de ares animados e até dotada de uma linhagem cavalgante destacando os toques do baixo comandados por Tomas Andugar, que também provoca a vontade de gritar seu título com Hugo Rafael e admirar a magia de seus garbosos solos de guitarra. Logo em seguida chegamos à Pale Blue Dot ( Mean To Last ), onde Hugo Rafael canta de uma forma mais leve se conectando totalmente ao estilo Heavy Metal mais tradicional da música e nos levando com ele à curtir cada uma de suas elaboradas linhas instrumentais, que assim como a anterior apresenta flertes Progressivos e no caso desta sexta canção, a participação de Renan Roveran do Warshipper nos vocais mais agressivos em alguns trechos.

    Depois de uma grande canção, o que temos? Graças ao The Giant Void outra grande canção como está explícito em Rotten Souls, que alia com precisão seus momentos melódicos com os encorpados e devidamente conduzidos com muita vibração nos vocais de Hugo Rafael, nos solos de Felipe Colenci na guitarra e nos toques de Michael Ehré na bateria. Porém, como disse anteriormente, a banda gosta de surpreender e faz isso novamente nesta música com as admiráveis evoluções que a tornam uma das melhores de todo Thought Insertion. A oitava e penúltima é justamente a faixa título, a Thought Insertion e somos expostos à um Heavy empolgante e até que bem viajante, onde sente-se a entrega dos músicos para a canção, sendo que saliento por exemplo os hábeis e pesados solos de Felipe Colenci em sua guitarra.

    Encerrando este vigoroso álbum, o The Giant Void disparou a veloz e repleta de adrenalina Chernobyl a cada instante, que é sobre a explosão do reator nuclear na Ucrânia em 1986 e que traz Hugo Rafael cantando novamente com Renan Roveran na mais fortificada composição do cd com os pés fincados no Power Metal.

    Não é demais comentar também dos efeitos de um contador Geiger, sirenes e o clima caótico que fazem parte desta canção conferindo uma enorme tensão ao som, bem com sua variação de andamento, que aos toques de mais um convidado, agora, Francisco Rangel nos teclados e podemos perceber uma aproximação ao Prog Metal que foi realizada com brilhantismo pelo The Giant Void, que retoma finalmente seu imponente estilo Power Metal inicial para terminá-la. Enfim, uma sonzeira.

    Incrível como no Brasil surgem bandas altamente talentosas e que fazem um Heavy Metal que conquistam o fã com facilidade como é o caso do The Giant Void, que deixou evidente nestas nove faixas de Thought Insertion a receita para se fazer um discão centrado no que de melhor o estilo oferece com certeiras pitadas de Power Metal, Progressivo e sem esquecer de adicionar seus ares modernos. Assim sendo... olhos e - principalmente - ouvidos atentos ao The Giant Void meu caro leitor(a) do Rock On Stage.
Nota: 10,0.

Por Fernando R. R. Júnior
Julho/2022

Facebook: https://www.facebook.com/thegiantvoid/.    
Youtube: https://www.youtube.com/c/TheGiantVoid.     
Instagram: https://www.instagram.com/thegiantvoid/
AppleMusic: https://music.apple.com/us/album/thought-insertion/1590180387.

 

Voltar para Resenhas