Thalion - Another Sun - 2004
Hellion Records

 Bem amigos e amigas do Rock On Stage desta vez vou lhes contar um pouco da história do Thalion e de seu primeiro lançamento em disco: Another Sun. Conheci essa banda no final de 2003 no V Monsters of Poços/MG naquele show vi que a banda teria futuro, tanto que combinei uma entrevista com a banda na ocasião ( leia aqui ). 

 
    O guitarrista Rodrigo Vinhas ( aluno de Hugo Mariutti, Kiko Loureiro e Rafael Bittencourt ) começa a planejar sua banda em 2001 e escolhe David Shalom no baixo, Fábio Russo na outra guitarra e algo inusitado no cenário nacional: a bela, simpática e dona de uma maravilhosa voz lírica e erudita Alexandra Liambos; completando o time o baterista o bom Giancarlo Scairato. Com a formação estabilizada é hora de gravar, para isso conseguem um contrato com a Hellion Records em 2003 e em 20 de maio de 2004 somos brindados com o excelente álbum Another Sun que é o objetivo desta resenha. Desde então a banda está em forte esquema de divulgação do álbum fazendo vários shows que incluem algumas aberturas para: Shaman, Primal Fear e Angra. ( Confira o show que me surpreendeu em Limeira clicando aqui ).    

    E uma curiosidade sobre o nome Thalion: na mitologia do mestre J.R.R. Tolkien quer dizer Força. Daí entende-se o belo trabalho da capa criada pela artista portuguesa Isabel de Amorim ( conhecida aqui pelas últimas capas do Angra e Shaman, além de Sweet Silence, Adagio e Vanden Plas ).     

    Voltando a breve história da banda, após a formação estabilizada, a banda parte para o trabalho que resulta em Another Sun, lançando antes mesmo de ter um cd-demo. E de cara um álbum conceitual que conta a vida da pequena Liv que perde sua mãe aos 6 anos. 

    As letras vão contando em capítulos as reações da menina com essa grande mudança na sua vida. Desde o momento que ela perde a esperança que é Life is Poetry ( diga-se de passagem uma das melhores músicas do disco - senão a melhor ) e o longo caminho a ser percorrido para que ela recupere seus sonhos. E durante esse caminho Liv encontra uma nova força, um novo sol.

    Em dezembro de 2003, após essa formação ganhar consistência a banda parte para a gravação do álbum no Creative Sound Studios com a produção do mago Philip Colodetti ( que já trabalhara com Shaman, Kamelot, Rhapsody entre outros ). E Another Sun conta ainda com algumas participações muito especiais: Fábio Laguna ( Angra e Hangar ) nos teclados e Fábio Ribeiro que também comanda os teclados em alguns shows, Michael Kiske (ex - Helloween e Supared ) na música The Encounter, as partes orquestradas com Miro ( do Kamelot e Aina ).  Cada música deste disco é um capítulo na vida de Liv e no cd você encontra a ordem para ouvir as músicas na forma conceitual. No normal você ouve de outra forma.

          Destacando um pouco as faixas: Atmospheres - com a narração de Alexandra e teclados de Fábio Ribeiro é a música que abre o disco. Seguida depois de Follow The Way onde ouvimos a voz angelical de Alexandra contrastando com riffs pesados de Fábio Russo e Rodrigo Vinhas, além de belas variações de teclado. Na terceira faixa temos Show Me The Answers - com um começo quase acústico e se transforma num belo heavy melódico. Wait For Tomorrow - outro heavy melódico, atente para as altas notas que Alexandra busca em sua voz. Another Sun - um heavy consistente com belos solos que intitula o cd.   

     Vale ressaltar a marcante pegada da " cozinha " do Thalion com David Shalom ( baixo )  e Giancarlo Scairato ( batera ) durante o cd. Solitary World - alternando perfeitamente peso e melodia, enfim um heavy melódico. Life is Poetry - como já disse acima uma das melhores, afinal temos toda perfeição do vocal aliada a versatilidade da banda nesta canção. The Journey - note os toques no baixo e as guitarras, além do mini solo de bateria que marcam este outro grande momento do disco. Long Farewell - com destaque para a voz de Alexandra e fechando a bolachinha com The Encounter balada que tem a voz de Michael Kiske ( uma das melhores vozes do metal ) fazendo um belo dueto com Alexandra.


    Algo que chama a atenção para o Thalion é que a banda é bem jovem ( média de 20 anos ) e já conta com um profissionalismo muito grande e com certeza este álbum Another Sun será bem aceito pelo público. 

    Com influências de prog metal, alguns trechos em power metal, o heavy metal melódico praticado pelo Thalion é algo que ocupa uma lacuna até então sem representantes no Brasil. E este posto é devidamente ocupado pela bela frontwoman Alexandra, que canta muito bem com sua linda voz. Ela ainda não possui todo know-how para o cargo, mas os shows com certeza lhe ensinarão tudo que é necessário para que o Thalion seja uma das grandes bandas nacionais.

Site: www.thalion.com.br
Gravadora: www.hellion.com.br

Por Fernando R. R. Júnior

Voltar para Resenhas