Terrorstorm - Euthanasia
9 Faixas -
Independente - 2006

    Os cariocas da cidade do Rio de Janeiro/RJ começaram suas atividades com o Terrorstorm em 1996 e batalhando no underground com vontade em 2004 é lançado o cd Neurotic World. Com a boa repercussão do primeiro cd, eis que Chakal nos vocais, Carlos Brutal na guitarra ( que já não faz mais parte da banda, dando lugar a Ângelo “Black” ) e vocais, Glauco Ricardo no baixo e Evanildo Gouveia na bateria, gravam em novembro de 2006 o álbum Euthanasia no Stone Tech Studio com a produção de Marcus Cannibal e Carlos Brutal. Dito isto, vamos às nove faixas do cd que é aberto com o peso cadenciado de Africa Agonizes que em instantes explode em um furioso e rápido Thrash Metal, onde percebe-se a violenta forma de cantar de Chakal nesta letra que chama a atenção para a situação da Aids no continente africano.

    A faixa título Euthanasia é a segunda e pelos efeitos iniciais imagina-se que foi 'puxada a tomada' e então Chakal vocifera com toda agressividade que lhe é possível, isso com o apoio intenso da guitarra de Carlos Brutal e a bateria de Evanildo. Em Infected By Evil temos um urro inicial bem forte, depois, o guitarrista Carlos entra solando com brutalidade e divide os vocais com Chakal. Juntos eles criam um ritmo muito extremo que é ideal para bater a cabeça. Para Vivisection, o Terrorstorm preparou um duelo entre guitarra e bateria que eleva-se a uma pedrada totalmente furiosa. Aliás, os riffs de guitarra de Carlos Brutal são o grande destaque desta quarta música de Euthanasia.

    Hidden Enemy temos um Thrash Metal violento que tem seu poderio de ataque ampliado pelos urros de Chakal em um andamento pesado e um refrão que são contagiantes. Em As If Absolved Of Your Cruelties, o Terrorstorm conseguiu algo muito interessante: unir as linhas cadenciadas, solos pesados, os vocais agressivos de Chakal e uma vibrante atuação do baterista Evanildo Gouveia ( com seus incansáveis repiques ) que resultam em uma das melhores e mais destruidoras músicas do cd.

    Na sinistra Welcome To Mordor, o quarteto propõe uma visita à terra do mitológico Sauron, e para isso, investe em muito peso e cadencia que evoluem para momentos bem rápidos que são ideais para quebrar tudo nas rodas de empolgação. Destaco também mais dois pontos: a atuação do baixista Glauco e os vocais de Chakal que 'dão vida' ao sinistro personagem neste grande momento do álbum Euthanasia. Para Terror Land temos um vigoroso set instrumental que monta a base para os raivosos vocais de Chakal pulverizarem as expectativas, mas, esta música guarda ainda uma considerável surpresa: os riffs metralhantes e cheios de variações da guitarra de Carlos Brutal.

    Para finalizar o álbum, temos a ótima instrumental The Illusion e seus dedilhados na guitarra com muita distorção que vão caminhando para solos realizados com muita competência acompanhados da competente base instrumental do Terrorstorm - são em momentos assim, que sente-se o grau de afiação da banda e a coesão dos músicos no cd. Em resumo, a banda soube como criar um Thrash Metal com vocais que oscilam na forma de cantar mais para o Death Metal e com algumas leves pitadas de Black. Essa combinação que percebi neste álbum Euthanasia renderá certamente novos adeptos e tornará o Terrorstorm mais conhecido tanto na cena brasileira e quanto na internacional. Parabéns à todos que apoiaram a banda para que pudessem efetuar um lançamento de grande qualidade.
Nota: 8,0

Site: www.terrorstormthrash.org e www.myspace.com/terrorstormbrazil

Por Fernando R. R. Júnior
Janeiro/2010

Voltar para Resenhas