Tchandala - Fear Of Time
8 Faixas - MS Metal Records / Voice Music - 2012

    O quinteto atualmente formado por Dejair Benjamim nos vocais, Thamise Ducci na guitarra, Sandro Souza no baixo, Tony Souza nos teclados e Pablo Rubino na bateria teve sua origem na cidade da Aracaju/SE no ano de 1996 e em apenas dois anos lançaram a demo The Beginning e seguido por One Billion Lights ( 2001 ).

    O sonho do primeiro álbum aconteceu com Fantastic Darkness de 2002, que foi lançado de forma independente. Tiveram também dois singles: Mirror Of A Decade de 2007 e One Billion Lights de 2012, que foi também o ano de lançamento de Fear Of Time, cuja bela capa de Alê Alcântara. O segundo full lenght da banda teve suas gravações foram realizadas no Elite Estúdio com o engenheiro André Franton, com mixagem e masterização de Marcos Franco e Victor Matos no Studio Revolusom e produção do Tchandala

    Fear Of Time é aberto com envolventes riffs da guitarra de Thamise Ducci na ótima One Billion Lights, que transita entre o Heavy Metal e o Art Of Rock contando ainda com as boas vocalizações de Dejair Benjamim, especialmente no refrão que é de fácil memorização. Em Beyond The Power, o Tchandala recebe Enrico Groman do [Mauá] para os trechos narrados em uma música que possui uma linha mais viajante e um grande feeling, que está claríssimo a cada verso cantado por Dejair Benjamim em linhas instrumentais de muita técnica, que cativam o ouvinte em sua primeira audição, aliás note os agudos que o vocalista faz e me fale.

    O Tchandala convidou neste segundo cd vários amigos e para a viajante The Vision Of A Blind Man, que de inicio o tecladista Tony Souza e o guitarrista Thamise Ducci trazem sensacionais melodias, temos Ricardo Gomes e Daniel Souza do Aliquid e também Marcos Mausan do The Other Side enriquecendo ainda mais com suas linhas vocais o vibrante Prog Metal criado pelo quinteto sergipano. E tudo isso ainda com direito a passagens por momentos que que tornam-se mais pesados, seja nos longos solos de guitarras ou de teclados. Coroando esta segunda música percebemos uma atuação excelente do vocalista Dejair Benjamim que dá vontade de complementar o refrão junto ao resto da banda.

    Com a guitarra de Thamise Ducci apresentando notas mais distorcidas e o baixo de Sandro Souza aparecendo com muita destreza, Enemy Of Manking segue Fear Of Time em um ritmo mais rápido para que Daniel Pinho do Terra Prima complemente com sua ótima voz esta outra excelente composição de ares progressivos, com destaque também para o solo de guitarra.

    E o guitarrista mais uma vez entra em cena trazendo linhas próximas a um Thrash que seguem em um mergulho fundo junto aos teclados em notas mais fantasmagóricas para a viajante The End Of Life, que conta com a participação de Dan Loureiro do Confiteor nos vocais com Dejair Benjamim em um dueto, que passa a sensação de “bem e mal” de forma muito cativante que se ligam a uma sequencia de solos de guitarra cheios de carisma.

    Na faixa título, Fear Of Time, Pablo Rubino que em todas as músicas atua de forma excelente realiza repiques certeiros em sua bateria, que abrem o caminho para a guitarra de Thamise Ducci e o teclado de Tony Souza encantarem o ouvinte junto com os vocais de Dejair Benjamin, que ao vivo causará uma participação intensa dos fãs. Depois o quinteto inicia uma melodia linda e viajante nos teclados e na guitarra, que constroem a balada Angel e mais uma vez, encontramos todo o feeling vindo dos emocionantes e potentes vocais de Dejair Benjamim. Entretanto, não posso esquecer de comentar o longo solo de Thamise Ducci na guitarra que exibe um crescente muito positivo. A última é Revenge ( que pena!!! ) e começa com uma linha mais Heavy Metal mais vigorosa para depois exibir seu lado mais progressivo com as variações instrumentais e vocais realizadas no seu decorrer.

    Quando ouço um álbum tão bom quanto Fear Of Time é impossível destacar uma faixa apenas e faço questão de registrar os meus parabéns para o Tchandala. Claro que recomendo a audição deste disco caro leitor(a) muitas vezes, ainda mais se você for fã de nomes como Iron Maiden, Rhapsody Of Fire e Helloween deve conhecer essa galera de Sergipe o quanto antes, além de ficar atento para seus shows e futuros lançamentos.
Nota: 10,0.

Site: https://www.facebook.com/pages/Tchandala/278031678877346 e http://www.myspace.com/tchandala.

Por Fernando R. R. Júnior
Abril/2013

Voltar para Resenhas