Syren - Motordevil
11 Faixas - Independente - 2015

    Com origem nos primeiros anos da primeira década do século 21 na capital carioca, o Syren é uma banda que caminha com muita categoria pelo chamado Heavy Metal Tradicional, sendo que em 2006 lançaram seu primeiro demo autointitulado e cinco anos depois o primeiro cd, o álbum Heavy Metal.

    Além do debut, neste ano de 2011 eles realizaram uma turnê sul-americana pelo Peru, Bolívia e Equador em vinte datas e posteriormente, em 2014 realizarem uma segunda turnê sul-americana, além de participação em festivais cariocas e somando-se a isso, a abertura de shows para Tim "Ripper" Owens e Blaze Bayley.

    Agora, os autoproclamados "Brazilian Metal Bastards", a saber: Luiz Syren nos vocais, Guilherme De Siervi na guitarra, Mauricio Martins no baixo e Julio Martins na bateria tiveram seu cd Heavy Metal lançado nos E.U.A. pela gravadora Inzane, estão com sua segunda cerveja artesanal e o segundo cd, o álbum Motordevil, que foi gravado e editado por Bruno Coe, Guilherme de Siervi e Julio Martins. A mixagem e masterização do novo trabalho ficou por conta de Bruno Coe. A capa que exibe o trem sem freio da banda foi assinada por Antônio Cesar e Rodolpho Langhi do Not A Pipe Studio.

    Após a curta introdução de All Aboard, Rebellion abre Motordevil com ótimos solos de guitarras e com vocalizações em uma linha a la Grave Digger, que deixam claro o Heavy Metal mais tradicional do quarteto, que apresenta ótimas evoluções e cativam assim o ouvinte. A segunda, que é a Fighter, mantém o estilo mais rápido e direto com os vocais de Luiz Syren conduzindo à um ótimo refrão, que possui algumas intervenções mais melodiosas entre os solos de guitarra de Guilherme de Siervi, que destacam ainda mais os vocais. Em The Power Of Something, o Syren nos mostra uma faixa que começa com uma andamento mais cadenciado nos envolventes riffs de guitarra e que demonstra também muita emoção nas vocalizações de Luiz Syren, que ficam ainda melhores em seus trechos mais lentos, onde o Syren aumentou exponencialmente as dosagens de seu Heavy Metal.

    Em Eyes Of Anger, o quarteto carioca nos exibe um Heavy Metal que é vocalizado com muita garra por Luiz Syren, em um estilo que lembra Blaze Bayley ( na sua carreira solo ), que denota o poderio dos riffs de guitarra em seu decorrer, aliás, durante os solos, quero que repare na atuação do baixista Mauricio Martins, que acompanha com muita categoria cada fraseado de guitarra. Com Sttiched, o Syren traz uma música com linhas densas, melodiosas e cadenciadas, o chamado Heavy Metal Moderno, que são vocalizadas com muita dedicação por Luiz Syren e o cara mostra excelentes alterações na sua forma de cantar, além disso, esta quinta música do cd conta também com eficientes solos de guitarra do convidado Alexandre Macedo, que conquistam rapidamente.

   Para a faixa título, a Motordevil, o quarteto preparou um Heavy direto, pesado e com vocais em coro, que fizeram eles se superarem no ritmo adotado, pois, colocaram elementos ora mais melodiosos nos solos, ora mais agressivos, que são para cravar suas melodias na memória do fãs, aliás, o refrão provoca aquela vontade de cantar junto. Com a intenção de acalmar um pouco temos Long Road, onde vemos Luiz Syren cantar com muito feeling esta balada Heavy, que contém claras influências de Iron Maiden e que apresenta um ótimo crescente ritmo instrumental e uma atuação vibrante do baterista Julio Martins, que faz a diferença com seus toques.

     Nos trazendo ares mais pesados, graças ao baixista Mauricio Martins e melodiosos pelas intervenções do guitarrista Guilherme De Siervi My Shadow, My Dear Friend, marca a oitava sonzeira de Motordevil, onde mais uma vez os vocais de Luiz Syren exibem grandiosas variações que garantem a nossa satisfação ao curtir esta música. Exibindo uma pegada mais pesada e crua na parte instrumental em sua fase inicial, You´re Gonna Die traça uma linha de vocais mais diretos e agressivos, diferente das anteriores e que te empolga facilmente a cantar sua letra com a banda. No final deste ótimo Motordevil temos The Prophecy Of Marduk, que nos apresenta suas linhas cavalgantes de baixo, bateria e guitarras enquanto Luiz Syren vai cantando com empolgação seus versos, que prosseguem formidavelmente até que os solos de guitarra estourem e tragam um final eletrizante à esta última canção do cd.

    Mesmo enfrentando uma certa instabilidade no line up, pois, o guitarrista Guilherme Di Siervi saiu do Syren no início de 2015 ( substituído por Leandro Carvalho do Painside ), Motordevil marca o segundo cd de uma excelente banda de Heavy Metal brasileira, que os fãs de nomes com Grave Digger, Blaze Bayley, Judas Priest e até Iron Maiden irão se identificar facilmente. Inclusive, após ouvir várias vezes o álbum, não recomendo uma música específica, mas sim uma audição completa desta locomotiva metálica.
Nota: 9,5.

Sites: http://www.officialsyren.com/, https://www.facebook.com/Syrenmetalband
e http://www.reverbnation.com/syrenband.

Por Fernando R. R. Júnior
Julho/2015

Voltar para Resenhas