SupreMa - Traumatic Scenes
11 Faixas - Furia Music Records/Power Prog -
2013

    A experiente banda de Power/Progressive Metal SupreMa foi criada em São Paulo/SP no já distante ano de 2004. Em apenas um ano disponibilizou o EP Spyeyes ( confira resenha ) e foi considerada como revelação dos anos 2005 e 2006. Entretanto, para manter a boa fase, eles excursionaram pelo Norte e Nordeste brasileiro por seis vezes entre 2008 e 2013, além de dividirem o palco com Primal Fear em São Caetano do Sul/SP, Blaze Bayley em Maceió/AL e Evergrey nas cidades de Curitiba/PR e Rio de Janeiro/RJ.

    Também foram uma das atrações de festivais como o Palco do Rock de 2010 e 2012 em Salvador/BA, River Rock de Indaial/SC, Lagoa Metal Fest em São Luis/MA, Guará Motorfest em Garanhuns/PE, Aniversário de Santa Cruz de Capibaribe, Araraquara Rock de 2009 em Araraquara/SP, Ceará In Rock em 2012, Carnametal em São Paulo/SP e o EMI Rock em Extrema/MG.

    Este primeiro full lenght intitulado Traumatic Scenes do SupreMa foi lançado em 2013 e contou com Pedro Nascimento nos vocais, Douglas Jen na guitarra, Gabriel Conti no baixo e Helmut Quacken ( ex-Glory Opera ) na bateria. A produção foi de Heitor Rangel e os membros do SupreMa e os seus processos de mixagem e masterização foram capitaneados por Heitor Rangel no Barulho Studio. A bela capa que mostra uma mulher angustiada com o relógio de frente à uma porta é de Douglas Jen.

    Traumatic Scenes é baseado no filme O Invisível em uma visão poética e dramática feita pelo SupreMa observando os estágios da mente humana e temas como Fúria, Raiva, Visões, Pesadelos, Ódio, Amor, Solidão, Memórias, Suicídio, Esperança e a personagem, ao término do cd consegue vencer. Os temas são abordados em ordem cronológica seguindo o padrão do filme.

     Com uma aura sombria com as narrações do convidado Tarsis Marim a faixa Marks Of Time faz a introdução para o Heavy Metal veloz e melodioso do SupreMa com Dark Journey, que conta com os ótimos vocais de Pedro Nascimento e os consistentes solos de Douglas Jen em sua guitarra, além das pontuais intervenções do convidado Guto Viegas nos teclados em várias mudanças de andamento, que conquistam o ouvinte imediatamente.

    Em Rising From The Ashes, as bases rápidas do quarteto são notadas nos solos de guitarra, no acompanhamento de Gabriel Conti no baixo e também de Helmut Quacken na bateria, que liberam o vocalista para cantar com força e muito 'feeling' a cada verso.

    De começo pesado e cadenciado, que vai recebendo mais melodias em seu decorrer, Fury And Rage marca a quarta de Traumatic Scenes e nesta o SupreMa segue com garra, entretanto, sem tanta velocidade e impressiona pela habilidade de seus músicos na parte instrumental, que produzem evoluções fabulosoas, com destaque aos solos de guitarra feitos pelo competente Douglas Jen. Os teclados de Gusto Viegas ganham evidência durante o diversificado e técnico início de Vision From The Other Side, onde o quarteto recebe mais uma participação, agora da convidada Gisele Garof, que atua mais discreta ao lado de Pedro Nascimento, porém, garante garante um empolgante refrão à canção, além de solos de teclados e guitarra combinados, que logo após um fervoroso solo de baixo de Gabriel Conti repete a sua ótima melodia de seu refrão.

    Burning My Soul entra com um ritmo cadenciado na guitarra, que se modifica assim com as viradas alucinantes feitas pelo baterista Helmut Quacken, que exibem alguns vocais guturais de mais um convidado, agora Victor Próspero ( do Seventh Seal e Necromesis ), que divide os refletores com Pedro Nascimento em uma pegada Power Metal, porém, atual e que novamente enaltece a técnica de Douglas Jen em suas seis cordas. Depois da faixa mais pesada e agressiva do cd, o SupreMa nos envia dedilhados mais tranquilos de Memories e nos propõem uma bela suavização em seu ritmo e mostram Pedro Nascimento depositando todo o seu sentimento ao cantar seus versos. No decorrer desta balada Heavy sentimos seu peso crescer e nos deliciamos com o seu exuberante solo de guitarra do virtuoso Douglas Jen.

    Para Before The End, o quarteto retoma com uma considerável velocidade o seu Power Metal em uma faixa robusta, que é vocalizada com muita categoria e conta também com um ritmo cativante na sua parte instrumental, porém, este é repleto de variações se aproximando à um Prog Metal por conta de sua qualidade, que posso considerar como a melhor de Traumatic Scenes.

    Os riffs de guitarra mais constantes trazem a eletricidade de Nightmare, composição notadamente mais Power Metal e bastante contagiante, seja em suas vocalizações ou em sua condução instrumental excelente, cujos pontos fortes acredito que estejam nos toques do baterista Helmut Quacken e do guitarrista Douglas Jen, que capricharam nas linhas melódicas.

    A décima é Iced Heart, que começa encorpada, mas recebe trechos melodiosos, onde o vocalista Pedro Nascimento canta passando emoção e causa um desejo no ouvinte de participar de sua letra nos backing vocals. Porém, você deverá se atentar aos solos de guitarra e nas viradas realizadas no seu andamento, que lhe conferem um estilo mais Prog Metal. Coube à faixa título encerrar com suas linhas rápidas o cd e Traumatic Scenes se mostra um Power Metal acelerado e envolvente, que é vocalizado com muita naturalidade por Pedro Nascimento, mas o que chama a atenção mesmo são os solos de guitarra feitos por Douglas Jen - que esbanja técnica - e também os incansáveis toques do baterista Helmut Quacken, que só param ao término da música.

    Traumatic Scenes prova a evolução do SupreMa ao lançar um álbum aliando seu Heavy/Power Metal com passagens de Prog Metal a ótimas canções e muita capacidade de seus integrantes. Para amantes de nomes como Stratovarius, Symphony X, e Kamelot este disco é muito recomendado. Está previsto um retorno da banda, que encontra-se em um hiato com uma nova formação e um novo álbum... vamos aguardar. Ahh... e muito importante, ouça este disco com o encarte nas mãos para se aprofundar na história que é contada.
Nota: 9,5.

Sites: http://www.suprema-online.com, https://www.facebook.com/supremabr,
http://www.myspace.com/supremametal e http://www.reverbnation.com/suprema.

Por Fernando R. R. Júnior
Fevereiro/2017

Voltar para Resenhas