Superstitious
13 Faixas - Independente - 2011

    Superstitious é o nome da primeira música de um dos melhores álbuns dos suecos do Europe, o Out This World que foi lançado em 1988. Bem passadas mais de duas décadas do lançamento deste trabalho, os paulistas Luís Wasques nos vocais, Rodrigo Cordeiro na guitarra, Daniel Mattos no baixo, Flávio Gasperini na bateria e Lael Campos nos teclados montaram um tributo, que homenageou o famoso quinteto de Hard Rock sueco por vários anos nos principais bares de Rock de São Paulo/SP, até que um sentimento cresceu dentro deles: a percepção que poderiam compor suas próprias canções e deixaram de tocarem apenas os covers de sempre.

    Assim, o Superstitious preparou seu debut com treze faixas de Hard Rock com uma capa que exibe vários elementos que são sempre atribuídos a boa ou má sorte, tais como gato preto, escada, espelho quebrado, etc. A gravação e a mixagem foram realizadas no Sandstorm Studios entre maio de 2010 a fevereiro de 2011.

    Inside Our Heart abre o disco com o clima festivo de um bom Hard Rock destacando os solos de guitarra de Rodrigo Cordeiro e os bons vocais de Luís Wasques em uma bela melodia que chega até aquele solo oitentista, que quem aprecia, adora ouvir em uma música. Depois da boa pegada na primeira, recebemos uma linha do mais puro Art Of Rock em Living My Dreams, que é vocalizada de forma muito animada por Luís Wasques, que te convidam a cantar com ele em uma condução instrumental excelente, com os holofotes virados para o emocionante solo de guitarra. Trazendo linhas mais calmas, temos a linda balada What I Feel For You, que assim como as anteriores, possui um refrão muito cativante, além de uma inspirada atuação do vocalista do Superstitious e de seu guitarrista, que realiza solos eficientes e puro anos 80.

    Com o tecladista Lael Campos fazendo o inicio de Shining On Me recebemos os versos românticos deste vibrante deste quarto Hard Rock do cd cheio de riffs envolventes, que te faz ter vontade de cantar junto com a banda. Um pouco mais rápida é a Standing By Your Side, que passa sua energia com a presença firme dos teclados de Lael Campos traçando o caminho para que o Superstitious possa aplicar solos de guitarra na medida, mas com um pouco de peso que são muito bem ligados a um andamento de vocais que fazem um ótimo crescente na canção. Em Don´t Give Up o quinteto nos mostra a mais Heavy Rock das canções do cd, com um alto grau de envolvência pela forma que é cantada e tem sua parte instrumental executada, com destaque para os teclados, a guitarra e as boas vibrações vinda dos vocais.

    Começando com os teclados de Lael Campos combinados com um solo de guitarra que exibe todo o brilhantismo e a técnica de Rodrigo Cordeiro temos Shelter, a sétima do primeiro álbum do Superstitious, e posso dizer seguramente: seu andamento é muito bem apoiado pelo baixo de Daniel Mattos e na bateria de Flávio Gasperini. Isso sem contar o feeling aplicado nos vocais e também o trabalho nos teclados, fatos que fazem deste Art Of Rock se tornar uma das melhores do disco.

    Lael Campos tira acordes mais melodiosos e assim ouvimos a balada Not Alone cantada com muita emoção por Luís Wasques, mas o Superstitious sabe trazer a parte mais forte e agradar em cheio o ouvinte Hard Rocker, para confirmar minha afirmação, preste atenção ano excelente solo de guitarra, o qual creio que até Joey Tempest irá apreciar. Com Sweet Angel sentimos um ótimo repique na bateria de Flávio Gasperini, que vai sendo acompanhado pela guitarra e teclados em um ritmo mais cadenciado que é dotado de vocalizações muito caprichadas nos fazendo sentir aquela vontade de - mais uma vez - cantar com Luís Wasques.  

    A seguinte é possuidora de um videoclipe que fará os aficionados em Fórmula 1 como eu jamais se esquecer, pois o Superstitious criou um Hardão sensacional e rápido com um ritmo que trará lembrança forte do Mötley Crüe ( especialmente a Kickstart My Heart ), estou falando da sonzeira presente em Win Or Wall, que contém todos os ingredientes que uma música assim deve ter e que não saíra de sua cabeça.  Posso dizer que o Superstitious sabe fazer boas baladas e na terceira desde cd, que possui uma levada mais acústica, não é diferente, pois Sabrina passa toda a emoção que nomes como o Europe e Whitesnake aplicam nas suas. Além das ótimas linhas vocais destaco também os violões e o piano utilizados pelo quinteto nesta décima primeira canção.  

    Com um andamento mais Rock´n´Roll e com vocais quase duelados temos toda a eletricidade de Devil Inside, que na hora de seu solo de guitarra Rodrigo Cordeiro capricha bastante em mais outra música que tenho que lhe classificar novamente em uma única palavra: sonzeira.

     Com efeitos de chuva que recebem um andamento significativamente mais pesado e cadenciado temos Let In Rain, que é a responsável pelo encerramento deste excelente cd. Sabe o que é mais bacana nesta canção? Sua aura mais sombria que notadamente recebe momentos de luz, mas sempre com toda a técnica da banda, seja nos vocais ou na soberba parte instrumental. Todos nós temos nossas crenças que determinado fator ou situação nos traga sorte ou azar, enfim, todos nós temos nossas supertições, e sinceramente, depois de ouvir este grandioso cd, posso dizer que inclui mais uma na minha lista: o Superstitious e seu Hard Rock de alto nível que desde a primeira vez que ouvi só me traz boas vibrações. Bem, que venha o segundo trabalho dos paulistas pois seu Hard Rock não deve nada para os grandes nomes gringos e é sim um exemplo de boa sorte ( mesmo com todas as referências à má sorte na capa do cd ).
Nota: 10.

Sites: www.superstitious.com.br.

Por Fernando R. R. Júnior
Outubro/2012

Voltar para Resenhas