Subdimensão
10 Faixas - Independente - 2010
 

    Surgido em Osasco/SP, o Subdimensão conta com músicos que vieram de outros projetos e queriam montar uma banda para colocar em prática ideias diferentes de onde já haviam trabalhado. A formação que gravou este cd no Anjos Studio e Subhome Studio é a seguinte: Alexandre D´Lara nos vocais, guitarras e teclados, JR na guitarra, Reibass no baixo, Alex Coutinho na bateria. A mixagem foi realizada pelo guitarrista Alessandro D´Lara e a masterização de Beto Contessotto. As dez faixas são todas cantadas em português e sejam ora mais Rock, ora mais introspectivas, o resultado são músicas bem interessantes de se ouvir.

    Um Soneto Para Cleópatra é um Rock´N´Roll mais 'largadão' que abre o cd do Subdimensão com solos de guitarra bastante influenciados pelo estilo dos anos 70 e uma atuação bem marcante do baixista Reibass. Em seguida, Revés, apresenta um começo instrumental que possui características de Southern Rock para então os vocais de Alessandro D'Lara aparecerem de forma mais forte com destaque para os solos de guitarras. Rádio Mantra é iniciada com dedilhados e é vocalizada quase que de uma vez só e com o passar de seus minutos fica mais envolvente, principalmente pelas guitarras de Alexandre D´Lara e JR, que trazem solos mais longos que deixam o clima mais 'viajandão'. E após essa ótima e longa viagem instrumental o ritmo inicial mais suave retorna à Rádio Mantra.

    Em Avenida Brasil, o baixista Reibass realiza um Rock´N´Roll mais intimista e é acompanhado pelas guitarras com solos distorcidos que montam o ambiente para a ácida crítica à sociedade brasileira em sua letra. A quinta é Nome e seu clima mais progressivo é quebrado pelos vocais bem calmos de Alexandre D´Lara e após o refrão, a banda exibe solos de guitarras que são combinados com os teclados e trazem um novo horizonte para a música, tanto que recomendo ouvi-la de olhos fechados. Epílogo é a mais pesada deste trabalho do Subdimensão, pois as guitarras foram soladas em ritmo mais Heavy Metal com uma competente atuação do baterista Alex Coutinho e os vocais de Alexandre, que estão devidamente mais revoltados.

     O Astrólogo traça um mergulho na introspecção com andamento mais viajante e vocais calmos, bem  diferentes da anterior, mas perto do final, o Subdimensão aplica linhas mais pesadas à música. Regressiva tem um estilo alternativo, que começa mais calmo e rapidamente ganha em distorção e vocais nervosos, mas retoma a introspecção mudando de um caminho para outro de acordo com as distorções das guitarras. Deus Dos Desgraçados volta com aquela linha mais calma, que tem seus nuances de Blues e vocais mais fortes, quase falados com uma presença marcante do baixo e bateria, além de um solo mais lento de guitarra que aplica as viagens mais longas na música. Finalizando o cd, Velhos Mitos recebe um pouco mais de velocidade e tem um andamento bem Rock´N´Roll.

    Embora o debut do Subdimensão tenha sido lançado de forma independente, a banda assinou com a gravadora e distribuidora Miceli Records e asseguro, o quarteto conseguiu seu objetivo de incorporar a energia do Rock com suas viagens sensoriais baseadas em adversidades e devaneios humanos. Vale conhecer e curtir.
Nota: 7,0

Site: www.subdimensao.com.br 

Por Fernando R. R. Júnior
Março/2011

Voltar para Resenhas