Stress - Stress
( 1982 - relançamento - 2005 )  Dies Irae - 9 Faixas

    Taí, uma aula de Heavy Metal genuína, com quem criou a coisa toda aqui  no Brasil. Sim my dear friends, o Stress, a primeira banda de Heavy metal do  Brasil a gravar um álbum em 1982 está de volta. 

    E sabe do que mais? Além desse belíssimo relançamento, a banda ta na ativa tocando e arrumando as  malas pra descer o mapa ( e com músicas novas ), sim, porque pra quem não  sabe, ela é da terra do Carimbo. Você não sabe o que é isso? Ah menino, curta metal sim, mas vá estudar um pouquinho de folclore e geografia  também né, não seja um “Débil-Metal” ( parafraseando você sabe quem ).    


    O Stress é de Belém do Pará ( PA ) e apesar da distância das capitais  criou este petardo que aqui tenho em mãos numa época em que tudo era  impossível de se criar no Brasil ( país este que estava na mão dos militares  na época ). Você, das antigas, pegue seus braceletes, solte esses poucos cabelos  que lhes restam e vamos lá: 

    Esse disco trás letras reais que falam de guerra, traição, futuro  incerto, religião e suas hipocrisias, injustiça, comodismo, indiferença, ou  seja, tudo de ruim que guardamos dentro do nosso patético âmago. Trás  também guitarras cortantes e extremamente pesadas ( pra época ) que  influenciaram 10 entre 9 bandas que seguiram as trilhas malditas do metal nos  80’s, entre as mais famosas temos Dorsal Atlântica e Sepultura ( que abriu nada menos que 3 shows pra eles ).     

    Com esse disco tomaram o Rio de assalto antes do Rock in Rio I, lotando pela primeira vez o Circo Voador e dominando as paradas de sucesso da rádio Fluminense ( a eterna  “Maldita”). Esse play tem os hinos definitivos Sodoma e Gomorra e Mate o Réu ( que até foram re-gravadas no segundo play Flor Atômica, o primeiro a  sair por uma major - PolyGram ). Na faixa 2031 tem um tecladão bem  doido por parte de Leonardo Renda que surpreende quando surge de repente.      

    A faixa O Oráculo do Judas domina pela sujeira da guitarra de Pedro Valente ( um ás das 6 cordas ) e a batera pulsante de André Chamon ( que conta a história da banda no encarte que, diga-se de passagem é maravilhoso, com  versão da história em inglês e português, todas as letras e fotos  raríssimas de shows e cartazes ) que também tocou nos anos 90 na belíssima X-Rated, banda de hard do RJ. Naquela época um solo de guitarra como o que encontramos nessa faixa  era digno de toda idolatria, o que realmente acontecia. 

    Stressencefalodrama é a que mais gosto, tem uma letra hiper-ácida e  um baixão poderosíssimo do nosso vocal Rossefeld Bala, lenda viva do  Metal brasileiro. Só a bateria ficou um pouco incompreensível, mas ela se  redime na próxima, O Viciado, começando com tudo acompanhada de uma  guitarra thrashona mesmo! O Lixo é a censurada de André Chamon que, segue na história do  encarte que deveria se chamar Lixo Humano, mas é uma letra digna da época,  parabéns!     

    De bônus aqui temos uma música mais recente chamada de Inferno Nuclear” que traz uma técnica nova pro vocal do Bala que norteou todo o disco seguinte de 84, não é aquele que me agrada, prefiro o de hoje em dia ( que ouvi numa demo nova ) e o do primeiro play, mas não é ruim não, pelo contrário. Nota 10 pra banda e para o selo alemão responsável por esse re-lançamento, o Dies Irae.

FAIXAS:
1 Sodoma e Gomorra
2 A Chacina
3 2031
4 O Oráculo do Judas
5 Stressencefalodrama
6 O Viciado
7 Mate o Réu
8 O Lixo
9 Inferno Nuclear

Site: www.stress.mus.br

 

Por Alexandre WildShark   

   Voltar para Resenhas