Strangeways -  Dry Season e Farewell

    O Strangeways é uma banda que originou-se na cidade de São Paulo/SP no ano de 1996. A formação atual da banda conta com Ricardo Vergueiro nos vocais, guitarra e programações; Tatá Pellegrini na guitarra e voz e fechando o trio com Alex Mollo também na voz e baixo que substituiu Bio Fonseca.

    O trio é fortemente influenciado pelo Rock inglês dos anos 80, ou seja por bandas como The Cult, The Mission, Sisters Of Mercy, The Cure e New Model Army. Os dois álbuns que estou comentando nesta resenha mostram bem essas influências. Ainda em 1996, a banda já grava sua primeira demo A Distant Shout que foi bem recebida pelos críticos e o público. Em 1997, participam da coletânea Rock Paulista III com duas faixas.

Dry Season
12 faixas - independente

    Chegando agora ao objetivo desta resenha: o Strangeways chega ao seu primeiro full length no ano de 1999, de forma independente com o álbum Dry Season. O álbum conta com uma bela produção assinada pela própria banda e foi gravado entre maio e junho deste ano. O encarte com letras e fotos é um excelente trabalho do Tools e Látero. O disco abre com Out of Order que tem um belo refrão, bastante violões, sendo um som leve e gostoso de se ouvir. A segunda do disco é Metropolis quase um Hard Rock, onde nota-se a influência de The Cult. Seguida de If I Fall que é mais rápida contando com uma bela melodia nos violões, guitarras distorcidas num tom introspectivo - é um belo momento do cd. 

    Depois temos a balada Bodies In Flames onde os vocais estão perfeitos à sonoridade do grupo. Sick & Mad é bem Rock'n'Roll e possui um refrão que fica na memória facilmente. Então chegamos a Victims com seus riffs de Hard Rock lembrando até um pouco de AC/DC 

    A faixa título do álbum é a seguinte - Dry  Season - mais calma, porém, não chega a ser uma balada, contento solos distorcidos, refrão marcante e uma certa cadência. Em Faceless temos outro momento mais Rock'n'Roll com um riff maravilhoso; recomendo voltar a faixa e ouvi-la novamente. Beggars outra faixa mais Hard Rock com solos mais cadenciados. Nas três últimas faixas de Dry Season temos a balada Those Days, Worth - com um começo mais lento e uma bela inversão que a torna uma das melhores do cd e Farse que fecha com toques próximos ao Punk Rock.

Farewell 
13 faixas independente

    E após o lançamento de Dry Season, o Strangeways continua firme com sua proposta e chega ao segundo cd, gravado em outubro e novembro de 2001. No início de 2002 é lançado Farewell, que a exemplo do primeiro trabalho também conta com uma ótima produção que foi feita por Marcos Antunes. O encarte contém as letras e é um belo trabalho gráfico de Marcelo Calenda.

    Comentando as 13 faixas que compõem Farewell temos abrindo o cd Reflected Bodies que é bem mais pesada e elétrica que todo o Dry Season, a faixa tem voz distorcida e sintetizada. K.N.M. é a segunda e é mais Hard Rock. A bela terceira faixa é Leave Me For Good com violões e solos de guitarra ótimos, sem dúvida é uma das melhores da bolachinha. 

    Lifeless com influências de The Mission é uma canção diversificada e com riffs descompromissados. Com Never temos uma faixa mais pesada e algumas influências de Punk Rock: riffs pesados e constantes e alguns apitos de fundo. Em Deep Scars temos uma canção no estilo do The Cult. Another World é uma música com uma bela melodia e de quebra tem um riffão de guitarra e um solo de baixo pra lá de bom...

    Let It Bleed  não... não é um cover dos Stones mas uma faixa mais calma e com guitarras cadenciadas. Numa faixa mais depressiva e com um solo pesado de fundo temos Crossed Ways. A faixa Ritual, que é a seguinte, possui um solo mais cadenciado e um refrão com vocais agressivos. M.H. - canção típica do Rock inglês oitentista. O álbum encerra com Black Water com seus riffs distorcidos e vocais agressivos. Ainda de bônus temos um remix de Never ( Out of Range ) que ficou até interessante e creio que possa agradar nas pistas de dança.

    Desde 2002 até os dias atuais a banda tem feito vários shows em bares, casas noturnas da cena independente de São Paulo. Em 2004 o Strangeways recebe o convite para realizar a trilha sonora do Making of do filme Cama de Gato, convite esse feito pela diretora Alice Vergueiro que está juntamente com a banda produzindo o primeiro videoclip que deverá ficar pronto agora em 2005.

    Recomendo a vocês amigos e amigas do Rock On Stage incluírem estes dois álbuns na sua coleção, ambos são ótimos. E para as gravadoras atenção: o Strangeways merece constar no cast de vocês. 

    Nestes dois álbuns, Dry Season e Farewell, vocês poderão notar todo o potencial que a banda tem e perceber que eles estarão logo atingindo lugares cada vez mais altos.

Site: www.strangeways.com.br 
E-mail: strangeways@strangeways.com.br 

Por Fernando R. R. Júnior

Voltar para Resenhas