Stormental
8 músicas - independente

    Apesar do Stormental ser uma banda praticamente recém formada na cidade de Florianópolis/SC ( com atividades iniciadas em  janeiro de 2006 ), a qualidade do som e o tempo de estrada de seus membros, ajudou bastante para que estes catarinenses rapidamente entrassem no estúdio AML e lançassem ainda neste mesmo  ano o seu primeiro cd autointitulado, que contém uma mescla de estilos tais como heavy metal, rock progressivo e power metal. Criando uma perfeita fusão sonora  autodenominada de raw prog metal, Alexei Leão nos vocais, Andrei Leão no baixo, Rafael Scopel na guitarra e Marcos Feninella na bateria, lançam em apenas um mês após sua a formação o single Stormental.

    Mesmo com pouco tempo de atividade, a banda está a pleno vapor, sendo que em agosto de 2006 realizou uma tour européia de 11 shows em 9 países com destaque para a apresentação na Eslováquia no festival More Than Fest ao lado de nomes como Gamma Ray, Primal Fear e Marduk.

    The Conqueror é a música que abre o álbum de estréia do Stormental, onde podemos perceber que o raw prog metal da banda é um investimento bem pesado com destaque para a bateria e as linhas melódicas de guitarra. The Conqueror exibe muitas mudanças de tempo e em meio a um ótimo trabalho de baixo que cairá como uma luva para os fãs ( detalhe, a faixa não é instrumental, pois os bons vocais de Alexei entram com vontade em versos sobre a conquista da América ).  A segunda é Rising, música que o vocalista Alexei Leão grita com força e muita empolgação para cravar a mensagem rapidamente na cabeça do ouvinte. Outro destaque está no ótimo trabalho desenvolvido pela guitarra e bateria nesta complexa segunda canção dos catarinenses. Vale ressaltar que Rising possue um refrão  bem fácil para se memorizar .

    Depois é a vez da ótima faixa título da banda, estou falando de Stormental, que é iniciada com um solo de guitarra onde nota-se a enorme técnica de Rafael Scopel. Mas não pense que é só isso, pois aplicando muito peso a banda apresenta uma das melhores composições do disco. Sun Child é mais acelerada que as anteriores e tem notadamente influências de power metal ( lembrando o Gamma Ray ). Os maiores destaques estão no  trabalho de Marcos Feninellla na bateria e Andrei Leão no baixo, que somados dão uma consistência perfeita à música nesta letra que é sobre a destruição da cultura Inca pelos espanhóis. Falando dos problemas da África, temos The Fury, que mostra em detalhes toda a soberba técnica instrumental da banda, e o resultado é que temos uma canção bem rápida com várias mudanças de andamento. Isso tudo abre o terreno para que Alexei Leão possa cantar com firmeza e, tenho de creditar The Fury, como uma das melhores do disco pelos pequenos, mas com certeza, virtuosos solos no baixo de Andrei Leão.

     A excelente First Ray Of Light nos traz lembranças do Dream Theater, mas os destaques desta música vão para  o que Marcos realiza na sua bateria ( especialmente no começo ) e os vocais cativantes de Alexei. Esta sexta canção do cd é mais um excelente momento de progmetal deste trabalho. Auke é a rápida e melódica sétima canção, que categoricamente mostra que o Stormental soube fundir os diferentes estilos citados acima com precisão, deixando Auke diferente de tudo que você já ouviu, mas não se assuste, pois a banda coloca muita qualidade nela. Encerrando o disco  comum andamento clássico ( mas apoiado na guitarra ) temos Introduced The End.

    Ouvindo este álbum inteiro entende-se porque eles se autointitulam o seu trabalho como sendo raw prog metal, pois o Stormental criou um som ímpar que você deve conhecer, especialmente se gosta de novidades e inovações feitas por bandas que usem o rock/heavy progressivo como base. E como disse no começo, a banda encontra-se em franca atividade, tanto que já disponibilizou este álbum de estréia, e também o novo EP Unleashing The Madness ( recém lançado em maio de 2007 ) para download em seu site oficial e também já gravou um DVD ao vivo que será lançado até o final do ano.

Site: www.stormental.com.br

Por Fernando R. R. Júnior

Voltar para Resenhas