Spreading Hate - Hatecomming
9 Faixas - Eternal Hatred Records - 2013

    Originada em 2004 pelos amigos Jeff Hita ( guitarra ) e Eduardo Ayres ( baixo ), vizinhos de bairro em São Paulo/SP foi somente após a gravação do EP Nightfall ( 2009 ), que o baterista Lucas Cassero entrou na banda e começou a realizar o trabalho de pré-produção das composições do primeiro álbum, intitulado como Hatecomming. O line-up responsável por este primeiro cd é completado pelo vocalista Renan Brito, que também colabora nos riffs de guitarras.

    E o álbum, cuja produção e gravações foram realizadas pela banda, sendo somente a bateria foi gravada no Studio M.E.T.A. teve seus processos de mixagem e masterização feitos por Christian Szankowski. E a capa de Hatecomming, que mostra um trem quase descarrilado, e passa uma ideia do som das nove faixas do cd é de Fernando Laruccia da Flama Design assina a capa e encartes.

    Com um início mais cadenciado Lighted abre Hatecomming deixando a força das guitarras de Jeff Hita e Renan Brito serem sentidas de forma mais significativa, bem como também os agressivos vocais deste último. Depois deste verdadeiro "soco na cara", o Spreading Hate surpreende o ouvinte com o começo mais viajante de Hollow Dead, que descamba em um andamento ora mais cadenciado, ora mais rápido, porém, sempre com os guturais violentos de Renan Brito; aliás, os solos de guitarras promovem um ótimo momento desta segunda faixa, que cativarão o ouvinte por suas quebradas mais melódicas.

    Com um ritmo intenso, que fica mais acelerado no momento em que Renan Brito urra os primeiros versos, Infernal Nightmare passa aquela ideia de um som destruidor, que deve ser ouvido quando se deseja quebrar tudo, entretanto, apesar das linhas matadoras que são ideias para se quebrar muitos pescoços, o quarteto aplicou solos de guitarras que nos passam muita melodia em meio a muitos pedais duplos na bateria de Lucas Cassero. Em Cold And Pale somos expostos a uma grande 'rifflerama' da dupla Renan Brito e Jeff Hita, além de muitos pedais duplos feitos por Lucas Cassero criando assim, o ambiente para o impetuoso vocalista soltar seus guturais em um Death Metal excelente. Muito bacana é quando a dupla deixa suas guitarras fluírem livremente na hora dos solos.

    Após um momento um tanto que viajante, o Spreading Hate dispara sua potência com a colérica Infection, que mantém o sólido andamento  de vocais agressivos, guitarras frenéticas, e também, muitos 'triggers' e pedais duplos durante sua execução. No final, mais um destaque: após os solos de guitarras, a faixa termina de uma forma mais calma totalmente inesperada e um pouco melancólica.

    Em seguida temos Anesthesia, que exibe alguns dedilhados em um andamento mais calmo, mais arrastado, quase Doom, que está lotado de versos urrados, solos melodiosos nas guitarras, alguns trechos mais acelerados e pesadíssimos, que servem para deixar esta "balada" ainda mais sombria, ao gosto dos fãs de Metal Extremo.

    A veloz Rise é a próxima e contém os ferozes solos de guitarras de Jeff Hita e Renan Brito em uma linhagem aniquiladora que é ideal para se "bater a cabeça". Suas vocalizações exprimem versos furiosos que estão muito bem amparados por inúmeros 'triggers' feitos por Lucas Cassero em sua bateria, que em certo ponto da música a deixa mais cadenciada e a colocam entre as melhores do disco. A faixa que intitula o cd, a Hatecomming, é a seguinte e aqui ouvimos linhas mais melódicas entre os guturais de Renan Brito em meio a uma enxurrada de pedais duplos. Interessante também de se salientar são as incansáveis 'baquetadas' de Lucas Cassero durante os solos de guitarras, que alternam sua velocidade de forma que exibem muita competência. Para finalizar Hatecomming, temos Subterranean Palace, faixa onde as guitarras ficam em maior evidência e passa uma enorme vibração para Renan Brito vocalizar com muita fúria cada estrofe.

  Acredito que se eles forem mantendo este nível de qualidade nos futuros trabalhos, não só agradarão fãs de bandas com Amon Amarth, Arch Enemy, Dark Tranquility e Carcass como também poderão se tornar um grande se tornar um dos grandes representantes brasileiros do Death Metal Melódico, mesmo estando apenas com este álbum de estreia nas mãos. Afinal, a importante participação no Roça In Roll de 2012, onde chegaram na reta final e as aberturas para nomes como Claustrofobia, Nervochaos e Baranga, não foram por acaso, então, olhos e ouvidos nas nove canções ( que exibem trechos voltados para o Heavy Metal ) deste Hatecomming do Spreading Hate.
Nota: 9,0.

Site:  https://www.facebook.com/SpreadingHate
e http://www.reverbnation.com/spreadinghate.

Por Fernando R. R. Júnior
Julho/2014

Voltar para Resenhas