SoulSpell Metal Opera Act I - A Legacy Of Honor
13 faixas - Hellion Records - 2008

    A fórmula não é nova, afinal, o Avantasia, Aina e o Genius estão aí para provar que as Metal Operas são algo que as legiões de fãs de heavy metal pelo mundo gostam e compram. Mas o grande barato deste ousado, e até então inédito lançamento da Hellion Records é o fato dele ter sido composto, gravado e produzido no Brasil e somente com vocalistas do "alto escalão" do metal nacional para interpretar seus personagens.

    O conceito de SoulSpell Metal Opera Act I - A Legacy Of Honor, projeto do baterista Heleno Vale está na história de Tobit, um jovem que é atormentado por visões de suas vidas passadas desde os primórdios da história humana na terra até os dias atuais, que é interpretado por  Leandro Caçoilo - Eterna.

 E a lista de convidados para o projeto foi grande, vejam só: Bruno Maia do Tuatha de Dannan - o Hobb, o espírito da natureza, Nando Fernandes ex-Hangar - Samael, o príncipe dos demônios, Renato Tribuzy do Tribuzy - Achilles, o semideus, Chistian Passos do Wizards - Hermes, o guerreiro, Mário Linhares ex-Dark Avenger - High Lord, Iuri Sanson do Hibria - God Amon, Daisa Munhoz do Vandroya - a princesa Judith, Maurício Del Bianco do Innerforce - Haamiah, o mago, Tito Falaschi ex-Symbols - Arlim, o anjo. Além deles, o SoulSpell é composto por: Fabiana Oliveira nos teclados, Tito Falaschi no baixo e os guitarristas Thiago Amendola, Daniel Manso ( do Fairytale ), e Cleiton Carvalho, além é claro de Heleno Vale na bateria. As gravações ocorreram no Hi Tech Studios, com o comando de Júnior Campos na cidade de Lençóis Paulista/SP e a produção foi realizada por Tito Falaschi. A mixagem e masterização ficaram a cargo de Heros Trench no seu aclamado Mr. Som.

     Abrindo com a bela melodia no piano de The Gathering - que vai pouco a pouco ficando mais pesada - e convida o ouvinte para o rápido power metal de Age Of Silence. Então A Legacy Of Honor exibe a que veio com a entrada dos músicos representando seus personagens com muita competência e cada um canta seus trechos perfeitamente. Isso é o que acontece em Age Of Silence com a interação dos personagens de Tobit, Arlim, Hermes, Samael, God Amon, que também é semeada com ótimos solos de guitarras.    

     Em Troy temos a presença marcante das evoluções do baterista Heleno - que conduz seu instrumento com muito viogr - e das guitarras mais rápidas e pesadas em outra magnífica atuação de Tobit, Achilles, Hermes, Samael e Judith. Aliás, a doce voz de Judith, interpretada por Daisa Munhoz eleva Troy como uma das melhores músicas deste cd.

 Depois em Alexandria, Fabiana Oliveira promove uma linda melodia em seus teclados que são tocados como se fossem um piano; já Haamiah ( personagem de Maurício Del Bianco ) divide os vocais com Arlim ( Tito Falaschi ) e também com a linda voz de  Daisa ( Judith ), mas, o maior destaque fica para o ótimo solo do guitarrista Daniel Manso. Tobit ( ou Leandro Caçoilo se preferir ) canta com muita emoção a  faixa seguinte, Milvian Bridge que é iniciada com os teclados de Fabiana Oliveira, e esta formosa balada é dotada de um refrão operístico e contagiante que traz ainda mais surpresas, como por exemplo, as participações de Hobb ( Bruno Maia ) e do malévolo Samael ( Nando Fernandes ), ou ainda o aumento de peso no decorrer na hora certa, de acordo com o personagem que entra "em cena".

    E Leandro despacha outra vocalização robusta na heavy The Blacksmith ao lado de Hermes e Samael, que executam seus papéis em meio a um excelente peso produzido pelo baterista Heleno Vale e aliado aos competentes solos na guitarra de Thiago Amendola.    

    Em The Impaller temos Arlim, Tobit e Hobb trazendo o heavy metal à tona em um som de primeira com um andamento cheio de inversões e com guitarras soladas do jeito que os fãs esperam. Pesada, mas não tão acelerada quanto a anterior, chegamos a oitava faixa do projeto com A Little Too Far, onde Leandro, Daisa ( que comanda o refrão ) e Bruno Maia exibem um grande feeling em seus vocais explorando em muito o potencial individual de cada um, mas o ápice da música está no marcante solo do guitarrista Thiago Amendola.

    Acelerando o ritmo no melhor do bom power metal temos Army Of Just One Mind com Samael, Hermes e Tobit contando mais esta parte de A Legacy Of Honor. Soulspell, a faixa que intitula a metal opera mostra com rápdios ares épicos, a ótima interação dos vocais de Leandro, Daisa e de Mario Linhares ( o High Lord ) centrados na proposta melódica do disco. Aplicando uma grande dose de peso e velocidade, mas com muita melodia temos Weight Of Evil, que lembra muito do estilo do Angra, especialmente em seu andamento e na forma que é cantada pelos personagens de Leandro, Mário Linhares, Daisa e Nando Fernandes. Outro fato importante que não pode ser esquecido também, é a exibição da tecladista Fabiana Oliveira acompanhada por José Cardillo ( também do Eterna ) colocando ainda mais força e melodia a canção.

    Em Eternal Skies, Leandro já entra cantando junto à uma bela harmonia no violão chefiada por Tito Falaschi, que traz uma grande animação ao som. E qual a melhor maneira de fechar um álbum conceitual?

    Com uma faixa longa, rápida, pesada, épica, solos de guitarras bem feitos ( mais uma vez ponto para Tiago ), teclados prog-metal ( novamente destacando-se a "aliança" entre Fabiana e José Cardillo ) e a "batalha final" entre o bem e o mal com Tobit e Samael ( aliás Nando Fernandes exibe uma vigorosa performance, confira ). Faltou algum detalhe? Creio que não, pois os vocais em coro também estão presentes em alguns trechos.

 A essência do trabalho é focada no heavy/power metal melódico de forma que os fãs dos álbuns do Avantasia irão certamente gostar. Heleno Vale teve muito trabalho para concretizar esta primeira metal opera totalmente brasileira, mas o resultado e os frutos ele colherá rapidamente, pois muitos irão querer conhecer como ficaram as performances dos grandes vocalistas convidados. E para mergulhar completamente na história, dá para viajar nos desenhos do capista J. P. Fournier ( que fez as capas do Avantasia ) e no encarte, que é bem completo contando mais sobre cada música.  Em suma, parabéns pelo primeiro ato Heleno, que brevemente sejamos brindados com o segundo.

Site: ww.soulspell.com
Gravadora: www.hellion.com.br

Por Fernando R. R. Júnior
Abril/2009

Voltar para Resenhas