Sodamned - The Loneliest Loneliness
10 Faixas - Independente - 2011

    A banda Sodamned de Florianópolis/SC, que desde 1999 investe em Metal extremo, precisamente da vertente do Death Metal, depois do split intitulado The Damned Celebration ( leia resenha ) lançado junto com a banda gaúcha Dark Celebration e uma demo chamada On The Gallows em 2003, chegou ao seu primeiro full lenght intitulado The Loneliest Loneliness, que foi gravado no estúdio Nitro entre janeiro e maio de 2010, exceção feita para a bateria, gravada em novembro de 2009 no Vortex Studio e para os solos de guitarra que foram gravados no Cave Studio entre abril e maio de 2010.

    A mixagem e masterização são assinadas por Roger Fingle e a ótima capa é do renomado Gustavo Sazes ( que já fez as capas do Almah, Old Man´s Child, Tribuzy, Kamelot, Krisiun, Firewind e por aí vai uma grande lista ). A formação do Sodamend atualmente é Juliano Regis da Silva na guitarra e vocal gutural, Edilson Lúcio na guitarra, Gilson Lange na bateria e Felipe Gonçalves no baixo e vocais gritados.

    Sem firulas de introduções sinistras e com vocais guturais nas partes instrumentais de bateria e guitarras, estas em altíssima velocidade, Fear, abre The Loneliest Loneliness seguindo as escritas do Metal extremo, porém, percebe-se muitos elementos mais Heavy Metal incluídos no som do Sodamned. Os incansáveis urros dos vocais de Juliano Regis da Silva e os berros de Felipe Gonçalves ouvidos em Graveyard Of Secrets aprofundam a linha extrema proposta pela banda e nos mostra uma violência sonora imensa, cujo destaque vai para as atuações do baterista Gilson Lange e dos guitarristas Juliano Regis da Silva e Edilson Lúcio, que novamente, exibem linhas de Heavy Metal em seus solos. A terceira é Tortures And Nightmares com uma pegada que é  simplesmente destruidora de bateria e que passa por trechos cadenciados fortíssimos, além de muitos urros raivosos de Juliano Regis da Silva.

    A quarta é Sky And Earth e começa brutalmente cadenciada, com guturais mortais, solos velozes na bateria e guitarras cheias de peso. Hope entra quase interligada a Sky And Earth e segue com suas linhas pesadas que ficam ainda mais poderosas e aceleradas a cada nota feita pelos guitarristas Juliano Regis da Silva e Edilson Lúcio, que  certamente, produzirão muito headbanging nos shows. A instrumental ( e com alguns urros ) Um Enigma Envolto Em Mistério, o baixista  Felipe Gonçalves nos mostra suas ótimas evoluções e destaca-se na hora dos solos de guitarras e da bateria.

    The Mountain inicia-se com a bateria e guitarras tocadas de forma esmagadora para que as vozes de Juliano Regis da Silva e Felipe Gonçalves exibam todo o poder da brutalidade que o Sodamned deseja passar nesta sétima música de The Loneliest Loneliness. Painted In Blue é mais cadenciada e seus vocais guturais com trechos normais ( e sem urros ) não comprometem a furiosa proposta da banda, tanto que a variação mais rápida imposta no decorrer da música, comprova isso. O curioso e que deixa a música mais interessante foi a inserção de alguns versos em português.

    Hanged é outra violenta pedrada muito bem feita pelo quarteto e é dotada de fortes solos de guitarras, muita potência na bateria e guturais com a maior cólera, em suma, é para arregaçar mesmo. Fechando The Loneliest Loneliness temos Ewige Widerknft, possuidora da linhas muito iradas que não deixarão ninguém parado, note a forma avassaladora que Gilson Lange atua na bateria e os gritos e urros  feitos por Felipe Gonçalves e Juliano Regis da Silva.

    Se gosta de um Death Metal Brutal, arrebentador e que é urrado ao máximo em praticamente todos os seus 40 minutos, então The Loneliest Loneliness do Sodamned é a sua pedida, e se for assim, ouça várias vezes atentamente e perceba os momentos mais Heavy Metal que estão embutidos em suas dez músicas, e se ficou curioso em conhecer o trabalho da banda, o álbum está disponível na integra para audição no  Myspace oficial do Sodamned.
Nota: 9,0.

Site: http://www.myspace.com/sodamned.

Por Fernando R. R. Júnior
Fevereiro/2012
Voltar para Resenhas