Skyrion - Beyond Creation
10 Faixas - Hellion Records - 2008

    O Skyrion é uma banda de Progressive/Power Metal que teve sua origem na cidade de Petrópolis/RJ em 2004. Em 2008 a banda, então formada por Guilherme de Siervi na guitarra, Ulisses Xavier nos teclados, Diogo Portugal no baixo e Victoria Mackay nos vocais, gravou seu debut com o título de Beyond Creation, que teve bateria de Bruno Agra ( Aquaria e Revolution Renaissance ) e produção feita por Gus Monsanto e Alex Macedo. A mixagem foi realizada também por Alex Macedo no Fullsound Studio, excedendo-se apenas a bateria, que foi gravada no Fábrika de Sons. A masterização foi realizada por Will Guinevell no Sterling Sound  e a capa é de Guilherme Sevens.

    Atualmente o line-up do Skyrion é o seguinte: Guilherme de Siervi e Fausto Lima nas guitarras, Cristiano Gavioli no baixo, Robson Pontes na bateria, Jefferson Elbert nos teclados e Vitoria Mackay nos vocais e juntos eles estão finalizando o segundo cd da banda intitulado como The Edge.

    Hiding My Hate abre o cd e mostra que estamos diante de uma banda com uma pegada mais Heavy Metal e não Gothic como a primeira impressão que pode ser passada, afinal a banda tem uma mulher nos vocais. Isso é notado pela guitarras em toques fortes e os vocais poderosos de Victoria Mackay, que recebem a participação de Guilherme Sevens ( do Death Box, It Sows Within ). Também destaco nesta primeira faixa a bela melodia composta pela banda bem Prog-Metal, os vocais mais agressivos e as linhas de teclados de Ulisses Xavier, que embora já esteja se tornando comum, sempre soam bons de se ouvir. Com um título que sintetiza o que muitos de nós somos, Born For Metal tem uma bela dosagem de peso em um andamento mais cadenciado, que caminha por linhas melódicas com um refrão de fácil memorização com a cativante voz de Victoria Mackay, que recebe Leandro Rabelais para dividir os vocais. Vale ressaltar também os bons solos de guitarra de Guilherme de Siervi, que voltam logo após o refrão e também as linhas agressivas impostas pelo convidado.

    Depois, com a guitarra de Guilherme de Siervi trazendo mais cadência ao som do Skyrion chegamos a Burning Temptations, a terceira de Beyond Creation, que nos exibe outro jeito interessante de cantar de Victoria Mackay, pois nesta sua voz começa mais suave e vai ganhando mais força à maneira que a parte instrumental fica mais pesada. Na hora dos solos de guitarra dá para ouvir também a linha Prog da banda com boa atuação do tecladista Ulisses Xavier. Em seguida, com a junção de uma linha mais melodiosa e influências da região do Oriente Médio, Innocent Eyes traz os convidados Ricardo Gellin na percussão e Guilherme Sevens nos vocais para atuarem ao lado de Victoria Mackay criando assim um Heavy Metal dos bons e com trechos viajantes feitos nos teclados de Ulisses Xavier, mas sempre com muitos solos bem feitos pela guitarra de Guilherme de Siervi.   

    Depois desta incursão por lados mais progressivos, a volta do Heavy Metal mais direto é feita com What If, que alterna um começo mais pesado com uma passagem mais suave que ganha uma harmonia muito bonita e exibe tanto a bela voz de Victoria Mackay quanto a técnica do guitarrista Guilherme Sevens nos solos. No final uma grata surpresa: trechos falados junto a toques no piano, que nos mostram ainda muito mais, mas deixarei para você descobrir ao ouvir esta quinta canção. Acelerando mais o ritmo, bem na linha Power Metal, Blind Faith marca a terceira participação de Guilherme Sevens nos vocais contrastando com a voz suave de Victoria Mackay, que faz uma brilhante atuação. Blind Faith guarda ainda boas inversões de andamento, ótimos solos de guitarra e um alicerce sonoro que provam que o Skyrion é mais uma competente banda brasileira e não é para menos que a Hellion Records lançou o trabalho.

        Para a ótima faixa título, Beyond Creation, o quarteto carioca nos mostra uma melodia mais voltada para o Power Metal, que vai 'te levando' junto com a banda te fazendo na hora querer acompanhar a letra. Atente seus ouvidos para os solos de teclados de Ulisses Xavier e da guitarra de Guilherme de Siervi, que abrem o espaço para a encantadora voz de Victoria Mackay retornar e realizar um final de muita qualidade nesta sétima música.

    Liars apresenta uma base Heavy Metal mais tradicional exibindo trechos cadenciados e vocais agressivos de Guilherme Sevens juntos a poderosa voz de Victoria Mackay, mas o que é mais intrigante é ouvir a voz de Renato Tribuzy discretamente mais ao fundo, e isso tudo, transforma esta música em uma grande e excelente canção do cd.

    Em Future, os teclados de Ulisses Xavier exibem um estilo que lembra o Stratovarius e torna-se - obviamente - um Power Metal rápido, que aumenta sua intensidade nos momentos em que Victoria Mackay canta. Os solos de guitarra nos remetem ao que é mais usado neste estilo, porém nem por isso deixam de cair bem na proposta da música e são gostosos de se ouvir. Encerrando Beyond Creation temos Alone In Darkness, que é uma balada com excelentes linhas acústicas, onde a versatilidade da vocalista encanta junto aos solos progressivos de guitarra e teclados. Aliás, a forma que ela canta te faz cravar a letra na memória e você querer cantar com a banda. Quando a música ganha mais peso, sentimos que o Skyrion guardou uma de suas melhores composições para o final do cd e te convido a fechar os olhos e sentir a viagem que eles fazem.

    Quando olhamos para uma banda com uma mulher nos vocais logo pensamos que é mais uma banda de Gothic Metal não é? Porém, a ordem aqui é realizar um Power Metal cheios de momentos com vocais mais agressivos, que mergulham no Heavy Metal tradicional e flertam descaradamente com o Rock Progressivo, que você caro leitor(a) deve conhecer e saber que no estado do Rio de Janeiro também temos bandas de alto nível.
Nota: 9,0.

Site: www.myspace.com/skyrion.

Por Fernando R. R. Júnior
Junho/2013

Voltar para Resenhas