Sized - Confronting The Mirror
11 - Faixas - Independente - 2010

    O Sized é uma banda originada em 2007 na cidade de Florianópolis/SC, após a extinção do Sepulnation, e em 2009 a primeira demo com o novo nome, já veio à tona. Assim, a banda conseguiu uma boa repercussão no cenário catarinense e gravou seu debut cd intitulado Confronting The Mirror no Schneider Studio em sua cidade natal na primeira metade de 2009 com produção de Alexandre Schneider. A mixagem foi de Vitor Sabag e Alexandre Schneider e a masterização foi realizada por Vitor Sabag e Yuri White, e ouvindo o cd, você percebe que estes profissionais conseguiram deixar o Thrash Metal feito por Kavera ( vocais ), Vitor ( guitarra ), Quira ( baixo ), Ovo ( bateria ) muito pesado e cristalino.

    Suicide começa com uma implacável sessão de pancadas rápidas e violentas que são vociferadas com muita raiva por Kavera em um ritmo quase Death Metal, dos mais ferozes, mas, com a pegada do Thrash. Interessante que a banda mesclou vários falatórios ( discursos ) de políticos em português fazendo o fundo da música. A segunda possui um andamento mais cadenciado com a inclusão de 'triggers' na bateria de Ovo, além de uma sirene de ataque aéreo, para em seguida Kavera venha cantar os versos de Empty, que  destilam todo o seu ódio em um ambiente extremamente pesado que fica mais furioso a cada instante. Chama a atenção e é bastante curioso a mudança de ritmo que o quarteto faz com dedilhados no meio da música para no final voltar com toda a força novamente; isso surpreende o ouvinte, pois o esperado seria que se seguisse pesado até o final, ponto para o Sized.

    For The Enemy é rápida e pesada como um som assim deve ser. E os níveis de ferocidade estão tão fortes que os vocais estão urrados chegando à praticamente um Death Metal. Outro ponto forte desta música são os intensos e destrutivos solos de guitarra feitos por Vitor que são alicerçados pela matadora atuação do baterista Ovo. Systematic Chaos apresenta um ritmo sinistro que vai ganhando mais força com as distorções de guitarra junto ao massacre na bateria. Quando o vocalista Kavera começa a cantar, o ambiente de desolação está completo e perfeito para o ataque final de Systematic Chaos, e ressalto, uma 'bordoada' deste porte ao vivo deve ser o momento das rodas mais poderosas e detalhe, o Sized aplicou algumas alternações, que não diminuem um instante sequer do agressivo peso do seu Thrash Metal. Em Way To It All, as guitarras entram com seus solos mais sujos que são acompanhados bem lado a lado pelo baixo de Quira e pela bateria de Ovo com muitas variações em um Thrash nos moldes de antigamente ( bem anos 80 ) que é vocalizado com muita violência.

    Barquinho....In Hell é talvez um dos títulos mais estranhos das músicas que ouvi nestes tempos e o Sized exibiu uma mistura de MPB com Thrash Metal e seus versos alternam momentos cantados em português ( mais lentos e em ritmo de MPB ) e em inglês ( praticamente extremos ), mas apesar disso, o que o quarteto quer fazer mesmo é que seu ouvinte 'bata a cabeça' com a fúria instrumental bem feita que se segue, mas que a mistura é estranha, isso é. Com riffs mais melodiosos na guitarra que vão ganhando mais peso e velocidade após a entrada da bateria e do baixo, a sétima Above The Throne, mantém o grau do peso e da revolta nos mais altos patamares.   

    Insufficient exibe muito peso especialmente de bateria, mas sem esquecer do poderio da guitarra e com uma pegada 'sem piedade' na bateria de Ovo a transforma-se na mais vigorosa e agressiva música de Confronting The Mirror com o vocalista Kavera colocando para fora seus vocais mais letais. Em Hypnosis, o baterista Ovo mais uma vez assume o destaque ao executar uma atuação matadora e intensa, que seu no decorrer desta nona faixa fica mais cadenciada de uma forma diferente, que conquista o ouvinte pela intensidade que é exibida ( e a responsabilidade fica agora Sid, o novo baterista que entrou no lugar de Ovo logo após o lançamento do cd ). No final temos momentos obscuros com distorções e 'triggers' como se fossem um relógio que chegam à uma linha muito raivosa com os urros berrados por Kavera

    Inside é a hora que a pancadaria correr solta 'sem perdoar ninguém', pois baixo, guitarra e bateria são tocados na maior velocidade e se isso apenas não bastasse, os vocais aumentam ainda mais a pressão deste Death/Thrash Metal. Para encerrar Confronting The Mirror, temos Salvation, uma brutal e apocalíptica música que fecha o cd com variações de agressividade e caos que produzem aquela vontade de sair dando porrada ( no bom sentido, é claro... ).  Parabéns para a banda. Neste cd não é possível apontar uma música como destaque, pois ele apresenta um crescente em todas e não diminui o peso em nenhum momento e causa surpresas positivas pelas variações feitas com muita competência pelos catarinenses. Se quer ouvir um Thrash/Death Metal matador brasileiro de qualidade e fiel às tradições old school, trate de incluir Confronting The Mirror do Sized em sua coleção.
Nota: 9,0.

Site: http://sized-official.com/index.phpwww.myspace.com/sizedbr

Por Fernando R. R. Júnior
Setembro/2011

Voltar para Resenhas