Sioux 66 - Diante do Inferno
12 Faixas - Wikimetal Music - 2013

    Uma das melhores bandas que surgiram no Brasil nos últimos anos foi sem dúvidas o Sioux 66, cuja formação aconteceu no ano de 2011 com Igor Godoi nos vocais, Mika Jaxx e Bento Mello nas guitarras, Fabio Bonnies no baixo e Gabriel Haddad na bateria. O quinteto da capital paulista é um árduo praticante do Hard Rock com atitude e referências a nomes como Guns'n'Roses e Aerosmith, mas com letras em português. O primeiro registro de estúdio foi um EP autointitulado de 2012 e o primeiro cd saiu em 2013 pela Wikimetal Music com o nome de Diante do Inferno.

    Nestes primórdios do Sioux 66, os então jovens paulistanos se apresentaram com O Rappa, Dr. Sin, Supla, Ira! e Ultraje a Rigor e também nomes internacionais como Crucified Barbara ( EUA ), Gilby Clark ( ex-Guns'n'Roses ). Porém, aprofundando mais no álbum, Diante do Inferno foi gravado, mixado e masterizado no Norcal Studios entre março e junho de 2013 aos cuidados de Adriano Daga e Brendan Duffey, exceção feita apenas para a faixa Outro Lado, que foi produzida por Henrique Baboom e o Sioux 66, sendo gravada e mixada no Audio Place Studios em junho de 2012.

    A ótima capa de Diante do Inferno com a caveira de um índio pintando para a guerra é do renomado artista Gustavo Sazes, que também foi responsável pelo encarte do cd.

    Com toques energizantes no baixo, depois na bateria e na guitarra, a canção título Diante do Inferno abre eficientemente o cd através de um Hard Rock contagiante e deveras robusto destacando não só os vocais de Igor Godoi como também os solos de guitarra e, especialmente, a atuação do baixista Fabio Bonnies. Com um riff sólido e repleto de voltagem temos Porcos, onde o Sioux 66 sabiamente mantém a adrenalina com uma composição pulsante onde harmoniza baixo, bateria e guitarras com precisão tornando este Hard Rock uma sonzeira de alto nível, aliás, nos solos a dupla de guitarristas literalmente 'desce a mão' mesmo e eles são do jeito que apreciamos, repare e me fale. Com um riff frenético executado por Mikka Jaxx que se liga a um ritmo igualmente cheio de potência, Mentiras é a terceira de Diante do Inferno e a linhagem encorpada aplicada pelo quinteto aqui vai te capturar logo após a primeira audição, confirme ao sentir a emoção contida em seus solos longos de guitarras na parte final, que diminuem o andamento e trazem uma leveza à canção, e isso sem mencionar o jeito consideravelmente empolgado de cantar de Igor Godoi em uma letra que merece uma atenção, que é para te jogar para cima.

    Sempre com a eletricidade elevada, os paulistanos disparam agora Você Não Pode Me Salvar, que também é possuidora de uma imensa capacidade de te fazer agitar, graças ao seu andamento vibrante tanto na parte instrumental quanto nos seus vocais, onde se destacam os solos flamejantes, a levada de baixo e bateria e o seu vivaz refrão. A Power Ballad Seus Olhos Não Brilharão Mais chega após um riff poderoso de guitarra e prossegue com sua linha acústica no violão com Igor Godoi passando muita emoção até que Mika Jaxx e Bento Mello solem suas guitarras com firmeza aumentando assim o fervor desta quinta canção. Bastante envolvente seja em seu ritmo como em seus vocais, Alma, tem a pegada para se tornar um clássico do Rock Brazuka e sua linhagem culminará em solos bastante consistentes e impactantes feitos pela dupla de guitarristas do Sioux 66, que seguem até ao final desta sexta faixa de Diante do Inferno, onde também tenho que salientar os seus vocais, que trazem um estilo mais despojado de cantar.

    Na sequencia temos a pesadaça Uma Só Vez, aliás, o batera Gabriel Haddad bate forte a la John Bonham enquanto que Igor Godoi canta de forma largada até que os guitarristas - que recebem o convidado Andreas Kisser ( do Sepultura ) - façam desta faixa uma das melhores do cd com a virada de andamento aplicada, que se torna mais rápida e repleta de solos cada vez mais incandescentes. Para acalmar um pouco, hora de Labirinto, que começa suave e ganha sua energia ao passar de seus minutos e fatalmente vai te conquistar também, seja no refrão que fica na cabeça ou nos solos de guitarras.

    Depois, o Sioux 66 vem ladeira abaixo com a explosiva Jack N'Me, um 'Hardão' sem freios de solos eletrificados no melhor estilo Motörhead, que facilmente vamos curtir, afinal, cada um deles deu o máximo em suas atuações nesta música. A décima é a puramente balada Diversas Palavras, onde o quinteto vai incluindo mais peso em seu decorrer, porém, sem perder seu formato, pelo contrário, o Sioux 66 envia outra reluzente composição que desperta um prazer em sua audição, particularmente e novamente em seus solos de guitarras. Ahh... em tempo... temos aqui outra letra que ficará cravada na cabeça, cujo final é acústico.

     A penúltima de Diante do Inferno é basicamente um Punk Rock inflamável, que fica na mente e te convoca para agitar com a banda socando o ar, pois, Mundo Resistência não diminui sua garra por nada, ou seja, abra a roda e seja feliz. Encerrando o cd temos Outro Lado aos toques do baixista Fabio Bonnies ante a um ritmo Hard Rock cativante, que possui influências do Guns'n'Roses e que é vocalizado com destreza por Igor Godoi amplifica a sua animação e acerta o ouvinte em cheio.

    Diante do Inferno marcou uma excelente estreia em cd do Sioux 66 e provou que o quinteto já tinha neste começo de carreira o potencial para se firmar - como aconteceu ao passar dos anos - em um dos melhores nomes do cenário do Hard Rock de letras em português. Se por um acaso a banda passou despercebida por você caro leitor(a) do Rock On Stage... recomendo ouvir o quanto antes a sonzeira criada por eles e encher o coração de esperança sabendo que o Rock'n'Roll nunca morrerá.
Nota: 9,5.

Por Fernando R. R. Júnior
Setembro/2020

Facebook: https://www.facebook.com/sioux66oficial
Twitter: https://twitter.com/sioux_66.
Instagram: https://www.instagram.com/sioux66oficial.
Youtube: https://www.youtube.com/c/Siouxcanaloficial.
Deezer: https://www.deezer.com/br/artist/5071906.

 

Voltar para Resenhas