Shaman - Ritualive
10 Faixas

    É chegou às lojas um dos mais aguardados discos ao vivo do ano com muitas participações especialíssimas, só para citar duas: Tobias Sammet ( Avantasia, Edguy )  e Andi Deris ( Helloween ), entre outras. Bem estou falando do mais recente lançamento do Shaman : Ritualive em CD e DVD, por aqui estou tratando do CD.

    O disco tem a seqüência igual ao CD Ritual, porém agora neste show gravado no dia 5 de abril de 2003 no Credicard Hall, com uma intensa participação do público e praticamente só diferencia de Ritual apenas por esse motivo. O sincronismo de André Mattos, Luís Mariutti, Hugo Mariutti e Ricardo Confessori ao vivo é algo fantástico, místico. Se você ainda não viu um show do Shaman da Ritual World Tour  ( vi no V Monsters of Poços ) não sabe o que está perdendo.

    A abertura é com Ancient Winds e já faz o público delirar, e Here I Am com os vocais divididos com os fãs. Distant Thunder e For Tomorrow ficam tão perfeitas ao vivo quanto no estúdio. André Mattos realmente é um dos melhores vocalistas do Metal Mundial. É super interessante notar que ao vivo o Shaman consegue mostrar toda a mensagem contida no álbum Ritual, dado as passagens executadas com maestria como no disco.

    Time Will Come começa com as palmas da platéia, é de arrepiar!!! Um forte solo de bateria marca a faixa Over Your Head que conta também com as primeiras das muitas participações especiais deste disco com : Marcus Vianna ( Sagrado ) no violino e George Mouzayek no Derbak. Além do público dividindo novamente os vocais com André Mattos nos refrões. O solo Marcus no violino cria um clima indígena mesmo.

    Fairy Tale George Mouzayek continua e o Shaman consegue deixar essa canção talvez até melhor que na versão de estúdio e o pessoal presente torna a participar cantando junto o refrão. Na execução Blind Spell é hora de balançar a cabeça um pouco e curtir os solos de guitarra de Hugo Mariutti e teclados de Fábio Ribeiro que comanda os teclados durante todo o Ritualive.

   Em Ritual os "oooo" ecoados pelo público dão o timing da canção que também fica perfeita ao vivo. E encerra a seqüência de músicas extraídas somente do álbum Ritual. Agora chega a hora de chamar mais convidados.

    Primeiro, na maravilhosa canção do projeto Avantasia - Sign of the Cross é a vez de Tobias Sammet  ( Avantasia e Edguy ) subir ao palco para dividir os vocais com André e o mago Sascha Paeth compartilhando as guitarras com Hugo Mariutti. E a  dupla Sammet e Paeth prossegue junto na faixa Pride, que é para não deixar ninguém parado, afinal é a música mais rápida do disco. E vale lembrar que ela surgiu numa brincadeira em estúdio.


   Fechando o CD  mais dois convidados muito especiais: Andi Deris ( vocal ) e Michael Weikath ( guitarra ) do Helloween que sobem ao palco e cantam juntos com o Shaman - Eagle Fly Free. Os dois trouxeram o clima de show do Helloween no Credicard Hall.

   É, mas ainda não acabou. Tem ainda Carry On ( extraído do DVD ) como bônus em vídeo para se assistir no micro, que também está fenomenal.

 

    Este disco Ritualive é indicado para fãs do Shaman e para todos aqueles que curtem um heavy metal melódico de alta qualidade; provando mais uma vez que o Brasil está magnificamente muito bem representado no cenário mundial do metal. Parabéns André, Hugo, Luís e Ricardo

Por Fernando R. R. Júnior

Voltar para Resenhas