Scrok - Welcome To Terror
9 Faixas - Enternal Hatred Records - 2013

    Como é interessante saber que o Heavy Metal no Brasil floresce com qualidade em locais que se possui poucas notícias de sua cena, e este é o caso dos maranhenses da cidade de Timon, que começaram o Scrok no ano de 1993. Em 1998, a demo tape intitulada como First tornou-se o primeiro registro da banda e o primeiro demo-cd foi o Real Truth, com uma faixa interativa para o clip da composição título. Como infelizmente acontece com muitas bandas brasileiras, muitas mudanças na formação aconteceram e em 2007, temporariamente encerraram suas atividades.

    O retorno aconteceu em 2011, e em pouco tempo lançaram o EP Devastation, com o fundador Valter "Índio" Reis nos vocais e baixo, Juliano Souza e Eduardo Macedo na guitarra, além de Félix Briano na bateria. Foi somente no final de 2013, que o primeiro full lenght, o cd Welcome To Terror foi lançado pela Eternal Hatred Records, ou seja, após 20 anos de batalha. Este álbum foi gravado, mixado e masterizado no Orange Studio por Mike Soares entre março a junho de 2013 e teve sua desolada capa criada por Fábio Pitombeira da Full Rock e Leno Carvalho da Dynamite Entertainment.

    Disgrace Online é a faixa de abertura de Welcome To Terror, que após alguns breves repiques, ganha um ritmo cadenciado de baixo, bateria e guitarra naquela linhagem Thrash Metal das antigas em vocais agressivos, cuja letra se mostra atual, crítica e pega na memória. No final, ouvimos aquele barulho de conexão discada em meio há muitos solos de guitarra. Com um veloz e caótico clima, Dead By Razor entra expelindo toda sua fúria, seja nos vocais ou na sua parte instrumental, e assim como a primeira, temos uma canção para se bater a cabeça sem parar. Destaque para o solo de guitarra feito por Juliano Souza antes do Scrok voltar a aplicar o ritmo matador da faixa. Em Race, percebemos um andamento cadenciado Old School, que sempre que é explorado por uma banda, somos levados à uma empolgante composição. Nesta terceira música, os vocais de Walter Reis estão mais agressivos e notamos trechos mais crus, que agradam o ouvinte por suas variações instrumentais.

    E o Scrok prossegue seu estilo "quebra-tudo" com a rápida Terror From The Sea, que aborda a matança feita pelos portugueses no início da colonização do Brasil em vocais totalmente ( e corretamente ) furiosos. Repare quando realizam suas ótimas viradas de andamento durante os solos de guitarra. Em mais uma ácida crítica ao que encontramos neste mundo contemporâneo, a quinta do cd é Corrosive Capitalism, que em seu decorrer alterna trechos cadenciados com ótimos solos de guitarra e vocais sempre com muita raiva da forma que a música pede, aliás, temos aqui um solo ideal para uma abertura de roda.

    Depois, com um vigoroso riff de guitarra promovido com muita habilidade por Juliano Souza, temos o espaço liberado para o ritmo destruidor que é imposto em seguida pela banda em Northeast ( Misery And Faith ), que marca esta curta faixa, que está, de certa forma, interligada a instrumental Desolations, cujos dedilhados de violões nos levam à um momento de reflexão.

    E com uma distorção mais forte vinda da guitarra de Juliano Souza chega a hora da banda soltar seu rolo compressor novamente com a explosiva Kill The Tyrants, cuja letra crítica é passada em vocalizações coléricas. Chamo sua atenção para reparar na beleza do solo de guitarra, eles souberam mesclar a raiva do Thrash mais visceral com belas e pesadas melodias. A última é a acelerada Bem-Vindo Ao Terror/My Name Is Rage, que passa sua ira descomunal em versos em português e inglês, conquistando assim o ouvinte e elevando o potencial de ataque do Scrok, que segue incansavelmente por seus minutos, apenas com exceção feita ao seu final ( com uma percussão intrigante feita por Felix Briano ).

    Fico contente em saber que temos neste longínquo ponto do Nordeste Brasileiro um excelente representante do Thrash Metal, que nos mostrou neste Welcome To Terror um vigor muito grande aliado a uma garra e vontade em níveis internacionais, que devem serem ouvidos em todo o país, ainda mais por aqueles que apreciam nomes como Slayer e Exodus Kreator, Sodom.
Nota: 9,0.

Sites: https://www.facebook.com/scrokthrash e https://myspace.com/scrok.

 Por Fernando R. R. Júnior
Junho/2013

Voltar para Resenhas