Save Our Souls - The Otherside
11 Faixas - Shinigami Records - 2015

    A banda gaúcha Save Our Souls da cidade de Porto Alegre formou-se em 2009 e desde então, trilhou a 'estrada' de um estilo que não é comumente explorado no Brasil, pois, eles misturam o Gothic com o Symphonic e o Prog Metal. Em um ano disponibilizaram de forma independente o EP Find The Way com quatro composições próprias, que teve seu lançamento no dia 10 de abril de 2010 na abertura para o Kamelot em Porto Alegre/RS. 

    E o currículo desta jovem banda conta ainda com aberturas para Paul Di´Anno em 2009, Hangar, Soulspell e Tyerramystica em 2011 e também para o Nightwish em 2012, o que conferiu mais experiência para Melissa Ironn nos vocais e teclados, Marlon Lago na guitarra e backing vocals, Andrêss Fontanella na bateria e Jackson Harvelle no baixo. 

     Não demorou até que despertassem o interesse da Shinigami Records em editar o seu debut intitulado como The Otherside, cuja temática conceitual revela as experiências do outro lado do espelho do personagem Dr. Lynch, que é um pesquisador físico frustrado em níveis pessoais e profissionais, que é cético religiosamente, entretanto, é possuidor de uma grande sede de saber sempre mais. As gravações de The Otherside foram realizadas no UFO Studio em Capão da Canoa/RS aos cuidados de Diego Voges e dos membros do Save Our Souls, sendo que a belíssima capa e encartes do cd são assinados por João Duarte da J. Duarte Design ( que entre outros já desenhou para o Angra, o Circle II Circle e o Woslom ).

    O quarteto abre o cd com Another Life e os seus acordes orquestrados, porém, melancólicos, que já denotam o estilo cinematográfico do Save Our Souls, que se transformam em uma canção envolvente e que é vocalizada com muita categoria e suavidade por Melissa Ironn. Repare como as linhas progressivas se evidenciam no decorrer desta primeira música, que também evoluem para linhas mais de Heavy Metal através de ótimos solos de guitarra feitos por Marlon Lago ante a uma percussão muito forte realizada por Andrêss Fontanella. Depois, com uma distorção de guitarra, forte peso no baixo e na bateria, que juntos aos toques de teclados criam uma bela e intricada melodia, recebemos a sinfônica All The Lost Souls, que a atuação de Melissa Ironn se assemelha muito a de Simone Simmons do Epica pelo seu estilo lírico de cantar, que ao dividir com alguns vocais mais agressivos de Marlon Lago então... entregam ainda mais esta positiva semelhança. Entretanto, quero que preste atenção nas viradas melodiosas que o quarteto aplicou na canção e sinta também seu lado mais Progressivo nos solos de teclados conduzidos pela vocalista.

    Mergulhando em cativantes harmonias, The Judgement Day traz uma introdução mais Metal ao som do quarteto gaúcho, que é vocalizado com toda a ternura de Melissa Ironn, que realiza um virtuoso solo de teclados enfatizando as linhas que transitam para o Prog Metal, pois, temos complexas viradas e alguns momentos mais viajantes. De feições mais românticas e intimistas, a progressiva The Sound Of Heart traz a beldade do Save Our Souls cantando com sua potente e empolgante voz em um caminho mais sereno, que produz elevações animadoras e convidam para cantarmos seus versos com ela.

    Com uma aura sombria, que destaca os vocais - agora fantasmagóricos - da versátil Melissa Ironn e também uma atmosfera um pouco tensa nos demais instrumentos, Web Of Lies marca a quinta do cd em uma condução lírica e progressiva dotada de interessantes inversões, que exibem um tanto de linhas conflitantes, que foram encaixadas pela banda com muita precisão no contexto da obra e nos agradam muito ao ouvir.

    Com os teclados apresentando toques de um "órgão de igreja", a pesada Soul Domination entra com sua garra para que a vocalista possa nos entreter com sua encantadora forma de cantar em um ambiente instrumental mais voltado ao Prog Metal, com algumas mudanças mais complexas no andamento, que deixam Melissa Ironn mostrar a ambiguidade do personagem deste The Otherside. Com marcações nos teclados, vocais suaves e um ritmo que é possuidor de uma certa quantidade de peso, porém, que está deveras viajante, a épica Find My Way traz sua energia em uma vibrante condução cadenciada, que em algumas partes externa uma parte mais Power Metal.

    Novamente com os teclados simulando um "órgão de igreja", o Save Our Souls nos expõe à obscura Leave Me Alone, que se torna mais clara suave graças aos lindos vocais de Melissa Ironn e esta galante canção é interligada com a seguinte, a You ( Leave Me Alone Part II ), que é onde os gaúchos imergem em seu Prog Metal de alma sinfônica em vocalizações primorosas, porém, quem se destaca também nesta canção é o guitarrista Marlon Lago, que desfere excelentes solos em sua parte mais pesada concedendo um grau maior à composição e ao nosso prazer em ouví-la, graças as suas diversas alternações de andamento, sempre executadas com muita habilidade pela banda.

    Com as linhas orquestradas em alta, que trazem um ritmo que te conecta diretamente ao som, Dark Enigma passa com um singular brilhantismo suas complexas melodias, onde os vocais leves de Melissa Ironn são contrastados pelos guturais do produtor Diego Voges ( Hermit Age ) suspendendo uma dualidade no ar, que servem para exibir a realidade do personagem Dr. Lynch.

    Esta criação da banda sofre várias modificações em sua direção, que destacam um solo de baixo caprichado de Jackson Harvelle e também muita progressividade no seu decorrer, que em algumas partes se voltam ao Heavy Metal com os fascinantes vocais líricos da bela morena da banda, sintetizando o epílogo da obra ( que recomendo você conferir suas letras ).

    Como bônus, o Save Our Souls incluiu uma soberba versão acústica no piano de The Sound Of Heart, que enaltecem ainda mais a beleza dos vocais de Melissa Ironn, que se entregou de corpo e alma à música.

    Creio que já tenha escrito isto aqui no Rock On Stage outras vezes, mas nunca é demais mencionar o fato que temos bandas no Brasil tão boas quanto as estrangeiras, que neste caso pode se comparar aos grandes nomes do Symphonic Metal como são os casos de Epica, Nightwish, Within Temptation e Edenbridge. Em suma, este grandioso e delicioso álbum The Otherside garantiu seu lugar entre os grandes lançamentos do ano e cravou o Save Our Souls como um admirável representante lá das pampas brasileiras tchê!!!
Nota: 9,5.

Sites: http://www.saveoursouls.com.br, https://www.facebook.com/SaveOurSoulsPage
e https://www.youtube.com/user/SaveOurSoulsBR.

Por Fernando R. R. Júnior
Dezembro/2015

Voltar para Resenhas