Satanic Legions - A Tribute To Vulcano
24 Faixas - Violent Records - 2010

    O lançamento da gravadora Violent Records reuniu 24 bandas de várias vertentes do Heavy Metal interpretando cada uma porrada gravada pelo Vulcano, banda que pode ser considerada pioneira no Heavy Metal nacional e uma das primeiras nos estilos que seriam chamados mais tarde de Death e Black Metal. O tributo teve a produção executiva de Luíz Carlos P. Louzada, com capa e arte gráfica feitas por Yuri D´Avila e masterização de Manoel Pereira.

    Quem teve a honra de abrir Satanic Legions - A Tribute To Vulcano foi o quarteto santista Chemical Disaster e sua versão para Witcher´s Sabbath reflete as mais brutais linhas do metal extremo. Depois o trio Orgy Of Flies, de Formosa/Go, mantém a linha destruidora com Spirits Of Evil e seus urros violentos profanados pelo vocalista Danilo Rocha no melhor estilo Splatte/Gore. O Infector, uma banda de São Vicente/SP, enviou seus poderosos riffs de guitarras na versão de From The Black Metal Book, onde os guturais de Verme exalam muito mais que apenas agressividade. Da capital cearense ( Fortaleza ), o trio Maleficarum atacou com todo o seu poder de fogo em Guerreiros de Satã e mesmo aplicando uma variação mais Black Metal, o mais prazeroso é sentir a atmosfera Heavy Metal oitentista da música.

    Depois é a vez do Hierarchical Punishment ( também de Santos/SP ) entrar no ritmo avassalador de Incubus, e o quinteto dispara seus poderosos blast beats sem perdão. Com bons e velozes solos da dupla Roberto Repolho e Reinaldo Tio, o Morfolk ( quinteto de São José dos Campos/SP ) executa Fall Of The Corpse no mais agressivo Death Metal que conseguem, especialmente pelos furiosos vocais de Walter Rômulo. Welcome To The Army é o raivoso Thrash Metal que o quinteto Preadory da Praia Grande/SP deu vida neste tributo ao Vulcano. A gravadora Violent Records tem seu quartel general em Santos/SP e talvez por isso as bandas da baixada santista sejam a maioria no cd, mas quando tem a qualidade do Thrash a la Motörhead do Abomydogs como na versão de Devote To The Evil, é certeza de um destaque na compilação.

    As hordas mineiras são representadas pelo Sepulcro, banda de Juiz de Fora, que executa Total Destruição, bastante macabra em seu início até descambar em um brutal Black Metal Melódico.  Death Metal é o nome da faixa seguinte e pelo título consegue-se imaginar o que o quinteto santista Front Attack Line fez com a música - alguém aí disse pancadaria acelerada bem feita para bangear intensamente? Então, caro leitor(a), você acertou e some-se a isso, os ótimos solos de guitarras da dupla Alan Farias e Luciano Gavioli. Para Fallen Angel, o Petacrostic entra com as guitarras mais cadenciadas com andamento muito sombrio e significativamente pesado, que são vocalizados com muita ira por Marcelo Sanctum, que reservou o lugar desta décima primeira faixa entre as melhores.

    Outro representante mineiro de Satanic Legion´s - A Tribute To Vulcano é o trio de Juiz de Fora Blasphemical Procreation que deixou sua marca em Holocaust afundando no mais brutal Black Metal cheio de estralhaçadas na bateria e vocais agudos de Sir Necrogorphus Abominus. Dominios Of Death em versão Grindcore feita pela banda de Cuiabá/MT Gorempire destilou toda a fúria do quinteto em urros quase incompreensíveis. O Chaosmaster de Santos/SP contribuiu com Prisoner From Beyond - um Death Metal nervoso onde se destacam a atuação dos guitarristas Cleber e Marcelo Miranda.

    Da cidade de Bedok Central em Cingapura o Impiety atua de forma avassaladora na versão de Ready To Explode. Em The Signals, os santistas do Repulsão Explícita realizam um Thrash Metal mais cadenciado que é fortemente amparado pela dupla de guitarristas da banda. Coube ao Aqueronte ( de Curitiba/PR ) abrir as portas do Inferno com a demolição em ritmo de Thrash/Black Metal na sua versão para Red Death. The Bells Of Death ficou para o trio Brutal Exuberância de Manaus/AM que realizou uma versão urrada em português extremamente violenta e rápida. Os paulistanos do Breakdown deram vida à Besta Cibernética com ótimas pitadas de Thrash Metal veloz e nervoso.

    O Midnightmare de Santo André/SP mostra sua agressiva contribuição à coletânea com Gates Of Iron e a banda aplicou riffs que lembraram muito do Thrash Metal Old School. Cadenciando o andamento, o Ready To Explode marca a execução de Riding In Hell com a atuação do vocalista F. Nuclear Vomit soltando seus furiosos vocais num timbre semelhante ao metalgod Rob Halford. Conhecidíssimos no cenário do metal extremo brasileiro, o Nervochaos de São Paulo/SP quebra tudo com Legiões Satânicas, onde tenho que destacar o massacre feito pelo baterista Edu. E da cidade de Imperatriz/MA, o quarteto Unborn mete o peso e a agressividade sem piedade para ninguém em F.T.W. ( Fuck The War ) e o Eighteenth Angel de Cuiabá/MT fecha o tributo com a cadenciada, sinistra e urrada versão de Bloody Vengeance.

    Um álbum como este Satanic Legions - A Tribute To Vulcano é bom para todo mundo: primeiro às bandas menos conhecidas que tem a oportunidade de mostrar a qualidade de seu trabalho executando músicas de um grande nome do Metal nacional, segundo aos fãs que conhecem um pouco mais das bandas que participam no álbum e podem comparar com as versões originais, e terceiro,  para os homenageados, ou seja, o Vulcano, pois não se esqueçam que estamos em um país que esquece de lembrar de quem foi importante em sua história e carregou ( e ainda carrega ) a bandeira do Metal com firmeza e muita garra.
Nota: 9,0

Por Fernando R. R. Júnior
Janeiro/2011

Sites das Bandas:

Chemical Disaster - www.myspace.com/chemicaldisasterband
Orgy Of Flies - www.myscace.com/orgyoflies
Infector - www.myspace.com/intotheinfector
Maleficarum - www.myspace.com/maleficarumhorda
Hierarchical Punishment - www.myspace.com/hierarchicalpunishment
Morfolk - www.myspace.com/morfolk
Abomydogs - www.abomydogs.com
Sepulcro - www.myspace.com/sepulchralmorbidmetal
Front Attack Line - www.myspace.com/frontattackline
Pentacrostic - www.myspace.com/pentacrosticbr
Blasphemical Procreation - www.myspace.com/blasphemicalprocreation
Predatory - www.myspace.com/predatorythrashmetal

Gorempire - www.myspace.com/gorempire666 Chaosmaster - www.myspace.com/chaosmasterbr
Impiety - www.mightyimpiety.com
Repulsão Explícita - www.myspace.com/repulsa
Aqueronte - www.myspace.com/aqueronte666
Brutal Exuberância - www.myspace.com/brutalexuberância
Breakdown - www.breakdown.com.br
Midnightmare - www.myspace.com/midnightmaredmb
Ready To Explode - www.myspace.com/readytoexplodemetal
Nervochaos - www.myspace.com/nervochaos
Unborn - www.myspace.com/unbornbrazil
Eighteenth Angel - www.myspace.com/eighteenthangel18

Voltar para Resenhas