Sangrena - Blessed Black Spirit
11 Faixas - Darzamadiscus / Sevared Records - 2009

    O Sangrena é uma banda com origem na cidade de Amparo/SP, que sempre primou por tocar o mais rápido e brutal Death Metal desde sua fundação em 1998. E a banda começou a trilhar o cenário underground da região e logo lançaram sua primeira demo autointitulada com quatro músicas. Em 2002, saiu o segundo cd demo com título de Sanctuary Of Fear, porém nesta época, algumas instabilidades no line-up estavam ocorrendo sendo a mais significativa um acidente com o baterista mineiro, Diego que fez a banda pausar suas atividades por um tempo ( ele saiu ileso, mas o carro ficou destruído ). Em 2006, retomaram os trabalhos e no ano seguinte, entre os meses de setembro e novembro preparam no Mix Music Studio em Amparo/SP o seu primeiro cd, cujo título é Blessed Black Spirit, com produção e mixagem do guitarrista Fábio Ferreira. A masterização é de Carlos Freitas no Classic Master Studio em São Paulo/SP e a sombria capa de Stephanie Dole ficou de acordo com o estilo do som que temos no cd.

    O lançamento do debut aconteceu no final de 2009 pela Darzamadicus Records ( da Macedônia ) e pela Sevared Records ( E.U.A. ) e a atual formação da banda é a seguinte Luciano Fedel no baixo e vocal, Gustavo Bonfá e Fábio Ferreira nas guitarras e Alan Marques na bateria. Entretanto, durante as gravações do cd, Recieri Geremias atuava como guitarrista.

    A faixa instrumental When The Masks Fall abre Blessed Black Spirit com dedilhados e vozes desconexas ao fundo que se unem na feroz Inferno Domination e aí... o Sangrena deixa claro sua proposta Death/Black Metal com os vocais guturais de Luciano Fedel, os 'triggers' incansáveis do baterista Alan Marques e as linhas extremas feitas pelos guitarristas Recieri Geremias e Fábio Ferreira em um ritmo devastador. A fúria aumenta com Cursed By Revenge, pois os vocais estão ainda mais urrados e seu andamento instrumental é ainda mais mortífero, exceção apenas quando o Sangrena cadencia a música.

    Land Of Scorn vem como um rolo compressor desgovernado apresentando seus vocais extremos e uma intensidade de baixo, bateria e guitarras bastante rápidas, porém, são alteradas em um urro desferido por Luciano Fedel ficando mais cadenciadas e deveras sombrias, aí tome uso de 'triggers' e linhas melodiosas nas guitarras, mas isso, até que eles retornem como ritmo inicial. Em Abyss Of Souls temos uma parte instrumental com uso de muitos 'triggers' pelo baterista Alan Marques e um macabro andamento mais cadenciado que levam Luciano Fedel a berrar seus versos sombrios, entretanto, eles ouvimos logo em seguida, a violenta bandeira de seu Death/Black Metal tremulando nos mais coléricos riffs de guitarras, baixo e bateria. The Ninth Prophecy prossegue a destruição sempre com extrema ira nos vocais e aquele caótico andamento instrumental, que só é modificado em alguns curtos trechos de solos com breves melodias de guitarra.

    Para a brutal Blessed Black Spirit, faixa título do cd, o Sangrena proporciona um dos mais violentos momentos do disco, pois os níveis de ódio se elevam ao máximo, sejam nos vocais ou nos demais instrumentos, pois a banda manteve aquele estilo de 'fim do mundo'. Em In Sacriface, o quarteto dispara uma faixa extrema como se espera em artefatos assim, que não se difere das demais, mas, é isso mesmo que o fã quer: blasfêmias urradas, violência, intervenções aniquiladoras de bateria, baixo poderoso e guitarra com solos acelerados.

    Exibindo uma linha cadenciada durante o seu início, Reign Of Illusions segue Blessed Black Spirit com índices de brutalidade que trarão ao Sangrena muitos fãs, pois remete-se aos chamados Death Metal Old School. Com City Of Hangred Peolpe, os solos de guitarras de Recieri Geremias e Fábio Ferreira se unem à uma pegada pesada do baterista Alan Marques para que mais uma saraivada de urros blasfêmicos sejam expelidos pelo vocalista no melhor clima rápido de Inferno na Terra. Colocando números finais a Blessed Black Spirit, The March exibe um andamento que alterna trechos onde sente-se que é para quebrar tudo com outros mais cadenciados, mas sempre vocalizados nos mais extremos guturais que Luciano Fedel consegue berrar.

    Muito bom que temos na região do Circuito das Águas uma banda que caminha com qualidade no estilo produzido por nomes como Slayer, Morbid Angel e Hate Eternal. Quem deseja ouvir um Black/Death Metal dos mais ferozes, matadores, intensos, incansáveis e com uma pegada Old School deve se ligar neste Blessed Black Spirit do Sangrena o quanto antes.
Nota: 8,5.

Sites: www.sangrena.com, www.facebook.com/sangrenaofficial
e www.youtube.com/sangrenaoficial.

Por Fernando R. R. Júnior
Janeiro/2015

Voltar para Resenhas