Sad Theory - A Madrigal Of Sorrow
11 faixas - Die Hard Records

      O Sad Theory é iniciado em dezembro de 1998 quando Carlos Machado ( baixo ) e Juan Viacava ( guitarra ) estavam pensando em um projeto paralelo a suas bandas e começaram a produzir algumas composições. Quando chegou a hora de ir para o estúdio para gravá-las chamaram o vocalista Claúdio Rovel já no segundo semestre de 1999, e, completando o núcleo inicial do Sad Theory, nas baquetas tínhamos Molinari.

    Os curitibanos são influenciados por Borknagar, Vintersorg, Children Of Bodom, In Flames, Night In Gales, Dark Tranquillity, Tristania e sentimos a presença destas várias vertentes de heavy metal nos discos lançados por eles, mas destaco em especial os vocais mais próximos ao death metal e a musicalidade de rock progressivo e clássico. Na parte das letras, as influências estão em autores como Lord Byron, Victor Hugo Augusto dos Anjos, Charles Baudelaire que são da escola romântica, simbolista e modernista.  

     O primeiro álbum da banda é o ótimo The Lady & The Torch ( pela Megahard Recods em 2002 ), e é quando ocorre uma mudança na formação da banda, Molinari é substituído por Alison Schlichting. Nesse período, o Sad Theory  abre shows para Nevermore, Krisiun e Blaze Bailey.


      O segundo disco A Madrigal Of Sorrow ( 2003 ) não demora a sair, agora pela Die Hard Records, e a temática está centrada no livro As Flores do Mal do poeta francês Charles Baudelaire. Este formidável álbum foi gravado, mixado e masterizado no Clinica PRO Music em Curitiba/PR por Murillo Da Rós. O bom trabalho de capa e encartes são assinados pelo guitarrista da banda Juan Viacava. E para a turnê de divulgação A Madrigal Of Sorrow a banda convoca Alysson Irala para a segunda guitarra.

    Abrindo com a faixa que intitula o álbum, onde pude notar um começo melodioso no piano seguido de vocais guturais, guitarras distorcidas e excelentes solos de teclados nesta agressiva canção. Em seguida temos a suíte Sad Theory dividida em três partes, mais um prólogo que é Caress, um momento altamente viajante para introduzir o Act I: In Dusk - que mostra um espetacular solo de guitarra de Juan Viacava com muita progressividade junto com os graves urros vocálicos de Claúdio nos mostrem a forma do doom metal praticado pela banda.  Totalmente interligada a anterior temos a segunda parte de Sad Theory, agora com: Act II: Soothing Memories, cujo destaque vai para a linda melodia de piano ( realizados por André Hades )  e o baixo de Carlos Machado, ambos mostrando-se maravilhosamente bem nesta música, além dos vocais guturais de Claúdio que atuam de forma perfeita. Os solos de guitarras mostram-se mais cadenciados nesta faixa. Fechando a suíte temos Final Act: Lost Why - que apresenta a versatilidade do guitarrista Juan mesclada a forte presença da cozinha da banda comandada por Alison Schlichting ( bateria ) e Carlos Machado ( baixo ) e esta ótima base instrumental é somada aos teclados, cria uma notável melodia para os vocais mais urrados de Claúdio. O maravilhoso trecho final é feito com vocais limpos em coro e um belo solo de guitarra bem melódico.

    Intimate Abyssal é uma canção instrumental que tem como pontos mais fortes o piano e o violão em belos toques, um pouco melancólicos é verdade e criam um sentimento bem medieval. A sétima faixa é Weepy Drop, onde temos um belo e cadenciado riff inicial, uma interessante marcação de tempo na bateria, além dos vocais urrados e agressivos de Claúdio Rovel. Sem que se perceba a mudança de música temos Un Quelqu´un Solitarie? que pega o ritmo e o clima da anterior e segue brilhantemente o disco. Poderia destacar o excelente solo distorcido na guitarra de Juan, mas seria uma injustiça com toda a espetacular seção instrumental de baixo, bateria e teclados que estão simplesmente perfeitos.

 

       Com a participação de Murillo Da Ros fazendo a parte acústica temos Bitter Taste, uma rápida e excelente canção onde podemos sentir uma inversão de momentos mais lentos e acústicos para solos pesados e rápidos. Sem dúvidas, outro ótimo momento deste disco, onde cada músico se completa para deixar esta música ainda melhor. Pain Poisons Soul é praticamente interligada com a anterior, e, entre uma bateria com solos pesados e guitarras distorcidas, temos os versos de Madrigal falados por Carlos Machado para esta agressiva canção com teclados viajantes. Em Blinding Sun quero que perceba o memorável solo de violão desferido por Murilo Da Ros que fecha este discaço do Sad Theory de forma grandiosa e chamo também sua atenção para os vocais limpos de Carlos Machado nesta música.

    Novamente dizer que estamos diante de uma grande banda brasileira que você deve conhecer, é chover no molhado, pois o Sad Theory demonstrou que tem talento de sobra e está conquistando cada vez mais fãs pelo Brasil e pelo mundo ( lembrando que em 2004 foi convidado a participar de uma coletânea de bandas internacionais - Born Of The Night -  lançado nos EUA pelo selo Black Castle ). Atualmente a banda prepara-se para lançar seu terceiro álbum. Ah!!!! Ia me esquecendo - o disco conta também com um excelente videoclip para a música Pain Poisons Soul. E brevemente já estará sendo lançado o terceiro trabalho do Sad Theory também pela Die Hard Records.

Site: www.sadtheory.com
Gravadora: www.diehard.com.br

Por Fernando R. R. Júnior

Voltar para Resenhas