Sabre - Burning Wheels
Independente - 9 músicas - 2007

    A formação do Sabre aconteceu na cidade de Videira/SC no ano de 2004 pelo guitarrista e vocalista Elias Scopel Liebl e pelo baterista Mario Oliva. Wagner Maschio é convidado para ser o baixista deste power trio de hard rock. E assim eles percorreram o circuito underground e gravaram os EP´s Boemia e Estrada de Rosas, e em 2007 este cd Burning Wheels, gravado em Florianópolis/SC no estúdio AML com a produção de Alexei Leão ( Stormental que também toca todos os teclados no cd ) e Elias Scopel Liebl entre outubro de 2006 e fevereiro de 2007. Agora em 2009, com Jean Medeiros ( Infiltration ) no lugar de Wagner Maschio, o trio pensa em registrar um EP com músicas inéditas, mas vamos ao Burning Wheels.

    Seven Nights, Seven Girls é um hard rock envolvente, altamente influenciado nos anos 80 e lembra as bandas de Art Of Rock como o Asia nos competentes vocais de Elias Scopel Liebl. O ritmo e a melodia já te pegam logo de cara e na hora do solo de guitarra, o Sabre mostra uma abordagem mais pesada, típicas do estilo. Em seguida, temos a faixa título com Burning Wheels, onde já percebe-se o repique de bateria característico do KISS, mas os vocais, baixo e guitarra mostram toda a pegada oitentista que fazem parte a essência do rock e que os catarinenses sabem aplicar muito bem. Como não pode faltar à uma banda de hard rock, a balada Never Ending Road, traz toda aquela emoção - que é praticamente uma 'receita de bolo' para uma banda hard rock -  e nesta o trio mostra que aprendeu direitinho. E o mais interessante é que no decorrer da música já dá vontade de cantar junto.

    Na seguinte, Hey You F.D.P., o Sabre apoia seu som na guitarra de Elias com uma linha mais pesada e cadenciada que me lembraram um pouco do Motörhead. O vocalista Elias sabe como usar muito bem sua voz  para que Hey You F.D.P. fique ainda melhor. A quinta de Burning Wheels é Searching For A Moment dotada de um riff de guitarra continuo que contribui para a evolução tanto da música quanto para o andamento das linhas vocálicas de forma muito positiva e cativante e torna-se um ótimo hard rock do jeito que os apreciadores do estilo esperam.

   A curta Oriental Moment é tocada no violão e faz a ligação para When The Woman "Sunshine" uma semi-balada daquelas que não podem deixar de faltar no cd. A virada que ela recebe já a conduz ao posto de uma das melhores do cd, afinal, When The Woman "Sunshine" cria um clima de comunhão com o ouvinte seja nos vocais, nos longos e ótimos solos de guitarra ou no refrão.      

 Breaking The Door começa "bluesadamente" ( se me permite a expressão ) no violão e vocais de Elias ao fundo para que em instantes depois sobressaia em um verdadeiro blues rock de alta qualidade. O baterista Mario Oliva faz uma condução competente só rompida pelos solos " que percorrem todo o braço da guitarra" de Rafael Scopel ( do Stormental e primo do Elias ) que deixa sua marca nesta participação especial. Realmente Breaking The Door é uma, senão a melhor, canção de Burning Wheels. Os violões presentes em Children Of Rock aliados à performance emocionante do vocalista Elias Scopel Liebl vem encerar este debut do Sabre com a qualidade de grandes bandas do estilo. Detalhe: quando Children Of Rock fica um pouco mais pesada, com a entrada da guitarra e bateria, sente-se ares do Eagles no som. Posso assegurar sem sombras de dúvidas que o Sabre guardou o melhor deste cd para as três faixas finais.

    Que o Sabre nos traga dentro em breve não só o EP que anunciou o registro em 2009, mas também um disco inteiro com inéditas, pois o hard rock e art of rock cheio de qualidade praticado pela banda tem tudo para crescer e alcançar novas fronteiras.

Site: www.sabrerock.com.br e www.myspace.com/sabrerocks

Por Fernando R. R. Júnior
Agradecimentos à Lu Wolff
Novembro/2009

Voltar para Resenhas