Coletânea Rock Total 2007 Vol6
11 faixas

    E quem foi que disse que o rock nacional está em baixa ? A coletânea lançada pelo site Chave do Som www.chavedosom.net apresenta onze bandas que provam totalmente o contrário.

    A primeira é o power trio Vitrine Humana com Viva e Deixe viver, que tem um refrão bem na linha de Capital Inicial e com a roupagem um pouco mais pesada dos dias atuais. Depois é a vez de Ela é o Homem dos cariocas do Tibone que investem no rock´n´roll na linha de AC/DC com pitadas de Ramones, ou seja, guitarras distorcidas e letras bem escachadas - mas que são bem divertidas.

 

    A terceira banda da compilação é D´Xavantes com O Nosso Rock, música que de início mais parece uma marchinha de carnaval mas segue com um blues rock no melhor estilo imortalizado pelas Velhas Virgens, e a voz de Rafael Meneghini casa-se perfeitamente com a proposta da banda: simples, direta no coração do rockeiro, mesmo com os clichês que todo mundo já conhece. A quarta do disco é a faixa Fraude Ambulante dos Trepidantes, um rockão envolvente com guitarras distorcidas e muita energia, afinal a banda está na ativa desde 1967 ( sendo que Cesar, conhecido como Guaiba está na banda desde então ).

   Então chega a vez da também veterana banda de punk rock do Máxima Culpa com a canção Denúncia, porém nesta faixa, eles apresentam um rock´n´roll cru, que passa pelo heavy metal e o  destaque vai para o riff de guitarra na música. A participação da banda Clã Mcloud é com a música Vale dos Sonhos, um rock brazuca com um riff mais forte na guitarra com levadas a la Legião Urbana. O Santo Graal traz o lado mais hard/pop rock da compilação com a faixa Velocidade com vocais femininos cantados em meios a longos e melódicos solos de guitarra. Não quero desmerecer a excelente qualidade das outras bandas anteriores, mas fiquei muito contente ao ver uma música do Ready Teds no cd, afinal, tenho ouvido o rockabilly deles sempre quando vou nos encontros de carros antigos ( leia mais sobre isso no Carangos e Motocas www.carangosemotocas.com  ) e na faixa que coube ao trio, Homem Estressado temos aqui um som que não tem como não ouvir e não perceber que você já está querendo sair dançando. 

    Os Noctivagos mostram Eu, Raimundo e o Corvo - um pop-rock com toques distorcidos nas guitarras que dão ares mais pesados à música, aliás, mora aí a melhor característica dessa canção. Mais rock´n´roll bluesado com o cantor Montoya e o seu Blues do Bêbado relatando em voz, violão e gaita as peripécias de uma pessoa que vai para o show e literalmente 'chapa o globo' ( alguma semelhança com a vida real não é mera coincidência... ). Para fechar mais esta Coletânea Rock Total, temos um dos maiores e mais importantes ícones do rock nacional, o Nasi e a banda Verus que juntos mandam a faixa Papo com o Diabo.

    Meu amigo ouça essa sonzeira e me diga você vai ou não vai ouvir mais vezes? Enfim, uma pequena amostra do poderio de rock´n´roll brasileiro cantado em português. Trate de conferir o mais logo possível.


Mais detalhes: Www.Vitrinehumana.Cjb.Net, Www.Tibone.Com.Br, Www.Dxavantes.Com.Br Www.Ostrepidantes.Palcomp3.Com.Br, Www.Maximaculpa.Com.Br, Www.Santograalrock.Com Www.Readyteds.Cjb.Ne,www.myspace.com/clamcloud, www.noctivagos.palcomp3.com.br,
 Www.Acusticomontoya.Palcomp3.Com.Br e Www.Chavedosom.Net/Coletanea.Htm
 

Por Fernando R. R. Júnior

Voltar para Resenhas