Rock Collection - The Keys Of Rock II
 22 faixas - 2005 - Star Music

    A gravadora Star Music deu sequencia em 2005 ao seu projeto The Keys Of Rock e trouxe ao mercado mais algumas amostras de 14 bandas, sendo 13 brasileiras e uma portuguesa neste segundo volume da série com 22 músicas em variados estilo que vão desde o rock´n´roll até o grindcore.

      Os portugueses do Diabolo abrem a coletânea com Chakal, um heavy rock que enfatiza mais a levada das guitarras e seguem com Sangue que possui um andamento mais cadenciado que chega próximo ao hard rock, embora o som do quarteto seja mais difícil de rotular. Nas duas seguintes temos um dos destaques deste The Keys Of Rock II com a participação do Y´Any, trio de Barretos/SP que mostra acordes viajantes em Imagine A Place com talento e personalidade. Na segunda deles, Queen Of My Dreams, os dedilhados de Thiago Fusco aparecem bastante até que o vocalista Fábio Cabral cante com muito feeling esta balada envolvente.

    Depois é a vez do Valkaine, um projeto de São Caetano do Sul/SP mostrar sua cara com Mary ( com um ritmo mais sombrio ) e Cheirasco ( mais suave, embora não menos estranha ), mas quem rouba a cena é Megan Scott e sua performance no violoncelo, que traz aromas interessantes às canções. Em seguida temos o thrashcore do Abiosi com Brasil Colônia, Zumbi, onde o quarteto de Ribeirão Preto/SP mostra agressividade com muita percussão, o que denota influências de bandas como o Sepultura na fase do Chaos A.D.. Já os cariocas do Vilipendio investem em um punk rock/metal raivoso com a pesada Gosto de Chegar Atrasado e Paraíso uma rápida e curta porrada.

    Outro destaque da compilação vai para a 'religiosa' e hilária Rock´n´Roll do Senhor, trabalho do power trio Rock Expresso de Sertãozinho/SP que aplica um rock´n´roll dos antigos, muito bem tocado e com solos de guitarra na medida. Já o guitarrista Romulo P. exibe todo sua capacidade nas seis cordas com Na Castello e Veneno que são duas boas incursões instrumentais. Em seguida temos a banda paulistana de rock erudito Keys Of The Light ( cujo trabalho demo eu já resenhei, leia aqui ), e nesta coletânea eles mostraram a bela e suave Luna e também a lírica Thank You. O quarteto de Maringá/PR The Lefters aproveita sua oportunidade e exibe as músicas I Did It e Red Lips Sugar com um rock mais descompromissado.

    Nosferatu é o nome da contribuição do Gárgula Valzer - incursão de gothic rock da one man band de Getúlio Silenzio. Outra banda do Rio de Janeiro/RJ é o Terrorstorm que resgata a brutalidade do verdadeiro thrash metal em Criminal Behavior - uma pedrada à la Slayer que Chakal e seus asseclas cravam na coletânea. Para a parte final do The Keys Of Rock II  ficou reservado para as bandas mais agressivas, pois após o Terrorstorm, chega a vez do Temenon ( de Taquaritinga/DF ) destilar Hollow Skull ( uma porrada rápida e bastante violenta ) e Dyzzing Nightmare ( já mais cadenciada, mas sem esquecer da brutalidade necessária para agitar os pescoços ). Quem fecha o cd é o Pubianus, banda de Londrina/PR que representa o grindcore com Excreção Cerebral e Serra Elétrica que introduz a brutal Massacre dos Mortos-Vivos.

    The Keys Of Rock II apresenta boas bandas e boas músicas, porém, peca ao misturar estilos tão diferentes quanto um grindcore e um hard rock, mas ainda assim, conta com seus bons momentos como nas participações de Y´Any, Rock Expresso, Terrorstorm, por exemplo. Vale conhecer.
Nota: 6,0

Por Fernando R. R. Júnior
Janeiro/2010

Voltar para Resenhas