Roadie Metal - Volume 2
34 Faixas - Duplo - Independente - 2014

    O programa de webradio independente Roadie Metal tem como objetivo apresentar aos seus ouvintes o cenário Heavy Metal e suas vertentes, sempre focando no Underground e para isso realiza entrevistas com as bandas, executa várias faixas de seus discos, atende à pedidos dos ouvintes e realiza muitos sorteios.

    Tudo isso foi conseguido graças ao empenho do apresentador do programa, Gleison Júnior e vale lembrar que o programa Roadie Metal pode ser ouvido na web na rádio Canal Felicidade www.canalfelicidade.com. Com a intenção de divulgar mais o programa e oferecer uma forma para que as bandas sejam ainda mais conhecidas, Gleison Júnior idealizou a série de coletâneas Roadie Metal e neste segundo volume temos em seus dois cd´s, praticamente 160 minutos de Metal e seus vários sub-estilos de trinta e quatro bandas, cada uma aparecendo com uma música, sendo que apenas duas são brasileiras e o resto todas das várias regiões do país.

  O primeiro cd é aberto com Choke Hold, um Thrash/Death Metal feroz do Continuum que é urrado em linhas totalmente extremas e prontas para fazer quem a ouve sacudir seu pescoço. Depois, os mineiros do Apple Sin ( foto ao lado ) nos mostram seu vibrante Heavy Metal mais tradicional de uma linhagem típica a uma fusão de Megadeth com Iron Maiden na faixa que intitula a banda, a Apple Sin, sempre com ótimos solos de guitarras e uma base de baixo e bateria consistente, cujos versos ficarão em sua cabeça. O Evil Remains, banda de Jaú/SP ataca com seu raivoso Thrash Metal acelerado no estilo do Sepultura com The Executioner.

    Em seguida, temos os paulistas de Ribeirão Preto do Fatal Scream, que exibem seu Heavy Metal Melódico com Killer Wolf, que é cheia de ótimos riffs de guitarras e excelentes melodias de vocais. Já conhecido dos leitores(as) do Rock On Stage, por conta do cd Path To Olmors ( leia resenha ), o Scibex crava na coletânea seu Prog/Death Metal com Static. O divertido Hard Rock oitentista também marca sua presença com a ótima e empolgante Like A Angel do Marenna.

    Mr. Lie é nome da contribuição do Silence neste Roadie Metal Volume 2 e esta trupe trouxe um ótimo Heavy Metal de bases tradicionais ao cd, que recebem belas harmonias de piano em seu decorrer. Com o singelo e imponente título de Heavy Metal, o Exorddium ( foto ao lado ) relembra com sua contribuição a sonzeira do Metal cantado em português como fizeram grandes nomes do passado. Pela sua pegada nos vocais e pela sua parte instrumental, esta oitava faixa do cd agrada na hora.

    Ainda nesta mesma linha temos Qual É O Seu Nome, porém, o compositor Crys Delyra adicionou linhas que levam esta nona música da compilação a flertar mais com o Prog Metal. Instantes depois e entrando à toda velocidade temos Revenger, o Power Metal acelerado dos goianos do The Revengers, que é vocalizada com destreza e dotada de riffleramas bastante envolventes. Exibindo linhas mais cadenciadas com eficientes solos de guitarras, o Thunderwrath apresenta a eletrizante Power Of Freedom, música que será apreciada pelos fãs de um bom Power Metal escandinavo.

     O Chafun Di Formio ( foto ao lado ) deixa sua marca no cd com a agressiva Minha Toada, um Heavy quase Thrash vocalizado em português e que ganha o ouvinte em sua primeira audição. Para Guardians Of The Night, o Steel Soldier nos expõe a um Thrash Metal de competentes partes instrumentais e de vocais bastante coléricos, que também passam seus excelentes trechos mais voltados ao Heavy Metal.

    Aos dedilhados, que depois recebem seus primeiros solos um tanto que viajantes temos a balada You Are The One do The Mzz Project, banda da cidade de Cascavel/PR Hard´n´Heavy que exibe ótimas variações. O Knights executa - com toda a aceleração típica do Power Metal -  a música que empresta seu título à banda.... e não é que Knigths é uma boa criação que teve seus moldes no melhor que o estilo possui.

    Com ares de Deep Purple misturados ao Golpe de Estado pelo uso dos teclados e seu ritmo puramente Hard Rock, Luta Armada do Gato de Louça ( foto ao lado ) apresenta uma cara setentista ao Roadie Metal Volume 2 em um som cujas letras estão em português e fazem desta uma das melhores ouvidas até aqui.

    Fechando o primeiro cd temos a Source Of Dragon, que traz um andamento pesado quase da forma que ouvimos no Manowar, se não fosse pelos vocais agressivos presentes neste som do Warthunder, que aí caminham para os lados mais Death Metal de nomes como Possessed.

    No segundo cd temos uma surpresa logo de cara: uma linhagem de Blues/Rock estritamente setentista em Crossroad dos cariocas do Mutran ( foto ao lado ) e isso tece uma envolvência muito grande no ouvinte. Em seguida, hora do Malleus Maleficarum trazer Burning Witch, um Heavy mais tradicional que é bem gostoso de se ouvir, seja por conta da forma de cantar de seu vocalista, dos solos de guitarras ou do refrão, que tem direito até a uma empolgante paradinha. Com um clima malicioso no ar, os pernambucanos do Abominatus trazem seu Black/Death Metal Melódico registrado em Negateds em um ritmo constante que está cheio de urros sombrios.

    Storm Traitor é o nome do veloz Heavy/Thrash Metal do Outlanders, que é possuidor de vários riffs agressivos e vocais que passam a devida raiva. Aos dedilhados e solos mais viajantes, o Fullface deixa sua contribuição com o Heavy Rock de Não Vou Parar, que passam ótimas melodias e riffs de guitarras sempre cativantes. Na próxima, ouvimos linhas mais melancólicas e épicas em seu início, que depois nos mostram o Heavy Metal Melódico dos colombianos do  Crimson Blood com I Am The Way, cujos versos contém elementos pertinentes ao estilo que sempre apreciamos ( como o refrão que entra na memória, o bumbo duplo, os solos de guitarras cheios de harmonia combinados aos solos de teclados... ).

    Depois chega a vez do Coronel XX executar A Vida que Você Quis Levar num estilo mais Hard Rock misturado a Pop Rock de letra com um cunho um pouco religioso ante a uma base instrumental forte. Com mais uma música dotada de versos em português, que são iniciados com um fortificado riff de guitarra, o Defensor nos traz um misto de Thrash/Death Metal com Metalcore presente em Não Vou Me Calar, que é um convite para se banguear, aliás, perceba a vibração que a bateria provoca antes das linhas destruidoras que eles realizaram.

    ... Or Be Destroyed do Crown of Scorn entra com vocais urrados e um ritmo cadenciado que alterna momentos mais rápidos em seu decorrer, além de vigorosos solos de guitarras, que caracterizam seu feroz Thrash/Death Metal.

    Em Lullabies Of a Goer, que é iniciada no piano, o Colorsimetria ( foto ao lado ) nos apresenta uma linda balada vocalizada com muita dedicação por sua vocalista, que traz mais corpo para este Rock Progressivo com pitadas de Psicodelismo cheio de belas melodias.

    Retomando as linhas mais pesadas temos Liberdade Condicionada, que expõe toda a crítica contida nos raivosos e ácidos versos do trio Insanity de Rio Verde/GO neste Thrash, que te inspira a bater a cabeça. The Payment é também voltada nas linhagens de Thrash Metal, porém, foi mais elaborada pelos paulistas do Inner Call ( foto ao lado ), que sabiamente souberam envolver à maneira que conduzem a música, pois, aplicaram vários e consistentes solos de guitarra, que serviram para qualificar sua participação neste Roadie Metal Volume 2.

    O Happer's entra em cena com Sem Tradução, uma faixa mais tranquila, daquelas que são as tradicionais baladas de Rock´n´Roll com boas mensagens em sua letra, que por ser possuidora de trechos mais pesados junto a outros mais Pop garantem a satisfação em sua audição. Instantes depois, o Pissing Against The Wild vem com tudo em seu Punk Rock com linhas de Hardcore presente em Not Afraid, que deixa a energia vazar para fora do som.

     Começando com um ritmo potente, o Legado de Honra ( foto ao lado ) executa a pesadaça Vendável, que conquista pela mistura Heavy Metal lotada de pancadas na bateria e pelos seus solos de guitarras. Com risos de uma bruxa e uma narrativa de um filme de terror, Dangerous Mind marca a estranha pancadaria do Frozen Frost, que precisa ser melhor trabalhada para que se possa emitir uma opinião, pois, está demasiadamente crua, mas... talvez esta seja a intenção.

    E para terminar este segundo cd e também o segundo volume do Roadie Metal temos a irônica, irreverente, sem noção, Virjão do Dissonância Cognitiva, que apesar dos 'palavrões' que eles colocaram na música, podemos ouvir uma história divertida e por vezes verdadeira com muitos amigos.

    A importância de pessoas como Gleison Júnior para o Heavy Metal e todo o chamado cenário Underground no Brasil é imensa e ao lançar uma coletânea independente como este Roadie Metal Volume 2 ele fornece um espaço para muitas bandas deste nosso vasto país, que nem sempre conseguem levarem seus trabalhos até aos fãs. Que o trabalho realizado por ele possa continuar e que mais pessoas possam ouvir o Roadie Metal que vai ao ar todas as quintas ao vivo das 20:30 às 23:00 no Canal Felicidade.
Nota: 8,5.

Sites: https://www.facebook.com/RoadieMetal.

Por Fernando R. R. Júnior
Setembro/2015

Voltar para Resenhas