Ritmia  - 2005
10 faixas - Independente

    Influenciado por Yes, Jethro Tull, Marillion, Rush, E.L.P. e Dream Theater, o som que o Ritmia apresenta é um rock progressivo passando por estilos como baião, valsa, ópera, salsa e prog metal.

   Se fosse rotular a banda, o que é uma tarefa difícil, diria que é um rock progressivo moderno e de altíssimo nível com uma combinação harmoniosa de todos os estilos citados acima.

   O projeto conceitual experimental do Ritmia surgiu em 2002, na cidade de Salvador na Bahia, com o excelente guitarrista Ricardo Primata, juntamente com o ótimo vocalista Gabriel Melo ( que já passou pelo Plexus ) e Ricardo Sampaio nas "quatro cordas"  ( baixo ). Em 2004, após um ano de trabalhos em estúdio o Ritmia lança de forma independente esse fantástico álbum de estréia que conto em detalhes mais abaixo.    

Bem, além do trio principal o Ritmia tem competentes músicos convidados: Joberson Macedo nos teclados, Thiago Nogueira na bateria, Zahra Rahysa nos vocais, Dennis Leone no cello, Gilmário e Ricardo Oliveira na percussão e os backing vocais de: Iracema Póvoas, Natália Póvoas, Jair Nunes, Nilson Lima e a já citada Zahra Rahysa. O álbum foi produzido e mixado por Ricardo Primata em seu próprio estúdio, e, vendo a capa, o encarte, vejo que tenho em mãos um grande trabalho e tenho certeza que você caro leitor(a) deve incluir esse cd em sua coleção.

    O som do Ritmia, que tem em seu nome inspirado em um som feito no ritmo do coração mesmo ( no sentido de dedicação, amor ao rock ) é marcado pela competência que é executado não devendo para bandas como, por exemplo, o Angra na atual fase ( do Temple of Shadows ), principalmente na faixa de abertura do cd Keys of Future. As letras do disco são compostas na sua maioria por Ricardo Sampaio que juntamente como o Ricardo Primata fizeram os  arranjos, sendo que temos dois excelente números instrumentais.

    As 10 músicas que estão neste álbum são : Keys of Future que abre o cd com riffs de guitarra fantásticos e a bateria de Thiago Nogueira ( ex-Headhunter DC que deveria ser efetivado no Ritmia ) a letra que já fica na memória logo nas primeiras ouvidas e mostra influências de baião. Os solos da guitarra de Ricardo Primata são fabulosos e quero que note também os teclados de Joberson Macedo ( outro convidado que poderia ser integrado ao grupo ). Se fosse julgar o álbum pela perfeição desta música Keys of Future, já incluiria o Ritmia entre as melhores revelações deste ano de 2005, mas ainda temos mais outras 9 canções fenomenais.

     A segunda faixa é Silence at Night que é mais cadenciada, possui solos maravilhosos e um ótimo trabalho na bateria. Note a escala completa no riff de guitarra e os backing vocais. Slavery, que é uma canção acústica e com flautas, cria um clima emotivo para o melhor momento do cd, onde destacam-se os fantásticos vocais de Zahra Rahysa ( que eu imploro para que seja efetivada ao grupo... ) que continua a mostrar seu talento na seguinte que é a  melhor música deste cd na minha modesta opinião, estou falando de Terra Sagrada que tem uma guitarra bem solada, trechos cantados em português ( o refrão ), coro ( tipo ópera rock mesmo ) resultando num número espetacular do disco. Tenho que salientar os vocais de Zahra e Gabriel Melo juntos, o peso da música e a letra sobre quem deveria ser os donos da terra ( ou seja, os índios ).

    Em Last Sad Night temos de início um riff forte e distorcido entremeado com uma bela melodia, onde novamente somos brindados com o belo dueto vocal de Zahra e Gabriel formando uma linha melodiosa perfeita. A sexta faixa é You Can Imagine e mostra de cara uma mistura de valsa com o cello e piano em mais uma canção memorável do Ritmia, note os solos da guitarra de Ricardo Primata que são espetaculares; e em tempo, ainda não falei do sempre competente baixista Ricardo Sampaio que juntamente com o baterista Thiago Nogueira comandam a cozinha de forma indescritível, enfim, essa canção é para curtir e relaxar.

   Depertar é um número instrumental de primeira, que conta em seus solos de guitarra e teclados o dia de uma pessoa desde a hora que acorda até voltar a dormir. Já em Listen my Cry é uma canção que mostra influência de salsa e torna-se um "progressivão"  perfeito: trechos falados, inversões, lindos fraseados de guitarra criando um clima viajante principalmente pelos backing vocals femininos conduzidos por Iracema Póvoas.

Ricardo Primata e Joel Moncorvo em um workshop

     Chegando ao final do disco temos, Believe In A Dream que mostra um belíssimo piano, belas melodias e linhas vocais, além de trechos rápidos e solos de guitarras na linha prog metal. O cd fecha com outra canção instrumental chamada Experiência da Alma onde foram usadas várias guitarras para chegar a este fantástico som.

    Recomendo, leitor (a) voltar a ouvir o cd do Ritmia novamente desde o começo.  É ... o Brasil é realmente uma fonte inesgotável para o heavy metal mundial, uma pequena, mas notável prova disso é este espetacular álbum de estréia do Ritmia. Que venha o segundo, que venha o contrato com uma gravadora ( afinal, eles merecem ) e os shows.

Site: www.ritmia.com.br e www.ricardoprimata.com.br

Por Fernando R. R. Júnior

Voltar para Resenhas